Comportamento social e tipo de jogo no espaço de recreio escolar exterior: um estudo de caso com crianças do 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Ana Carolina Peixoto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17380
Resumo: O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionda do Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende compreender as interações das crianças com o espaço de recreio escolar exterior, em situação de jogo livre, antes e após intervenção no espaço. Para compreender a forma como as crianças percepcionam o espaço de recreio, o estudo desenvolvido tem como quadro conceptual a Teoria da Percepção Ecológica de Gibson. A técnica de recolha de dados selecionada foi a observação naturalista, direta, não participante. O estudo compreendeu duas fases: a primeira, designada “sem intervenção”, caracteriza-se pela observação das interações das crianças no recreio escolar exterior sem intervenção no espaço; a segunda fase é caracterizada pela observação das interações das crianças no recreio escolar exterior após intervenção no espaço – introdução de recursos materiais soltos. Efetuaram-se 3 observações por criança e em cada fase, tendo-se recorrido à videogravação. Em ambas as fases, o estudo teve como participantes quatro crianças, duas raparigas e dois rapazes, alunos do 1.º CEB de um Centro Escolar da região de Ílhavo. Na análise dos dados recorreu-se à análise do conteúdo, de acordo com as categorias Comportamento Social, Tipos de Jogo e recursos materiais e equipamentos, tendo sido utilizado o programa informático WebQDA. Os resultados indicam um aumento considerável do número de interações após intervenção no espaço nas categorias Comportamento Social e Tipo de Jogo. Relativamente à categoria Comportamento Social, os resultados evidenciam que o Comportamento Associativo surge com valores mais elevados em ambas as fases do estudo – sem e com intervenção. Após intervenção os Comportamentos de Conflito são inexistentes e, o Diálogo com crianças diminui. Quanto ao Tipo de Jogo, verifica-se que após intervenção no espaço, os jogos de Atividade Física e o Comportamento de Diálogo/Conversa Ativa diminuem e os Jogos Construtivo e Exploratório surgem com um valor mais elevado. Através dos resultados, considera-se que o espaço de recreio escolar exterior, após a intervenção, apresenta-se mais diversificado no que diz respeito ao material disponível, permitindo às crianças a perceção de mais oportunidades de ação, contribuindo para resposta mais adequada às necessidades e interesses de cada criança, designadamente a diminuição dos Comportamentos de Conflito.
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O estudo compreendeu duas fases: a primeira, designada “sem intervenção”, caracteriza-se pela observação das interações das crianças no recreio escolar exterior sem intervenção no espaço; a segunda fase é caracterizada pela observação das interações das crianças no recreio escolar exterior após intervenção no espaço – introdução de recursos materiais soltos. Efetuaram-se 3 observações por criança e em cada fase, tendo-se recorrido à videogravação. Em ambas as fases, o estudo teve como participantes quatro crianças, duas raparigas e dois rapazes, alunos do 1.º CEB de um Centro Escolar da região de Ílhavo. Na análise dos dados recorreu-se à análise do conteúdo, de acordo com as categorias Comportamento Social, Tipos de Jogo e recursos materiais e equipamentos, tendo sido utilizado o programa informático WebQDA. Os resultados indicam um aumento considerável do número de interações após intervenção no espaço nas categorias Comportamento Social e Tipo de Jogo. Relativamente à categoria Comportamento Social, os resultados evidenciam que o Comportamento Associativo surge com valores mais elevados em ambas as fases do estudo – sem e com intervenção. Após intervenção os Comportamentos de Conflito são inexistentes e, o Diálogo com crianças diminui. Quanto ao Tipo de Jogo, verifica-se que após intervenção no espaço, os jogos de Atividade Física e o Comportamento de Diálogo/Conversa Ativa diminuem e os Jogos Construtivo e Exploratório surgem com um valor mais elevado. Através dos resultados, considera-se que o espaço de recreio escolar exterior, após a intervenção, apresenta-se mais diversificado no que diz respeito ao material disponível, permitindo às crianças a perceção de mais oportunidades de ação, contribuindo para resposta mais adequada às necessidades e interesses de cada criança, designadamente a diminuição dos Comportamentos de Conflito.The present report has been prepared within of Supervised Pedagogical Practice of master’s degree course of pre-school education and teaching of the 1.º Cycle of Basic Education and seeks to understand the interactions of children with the school playground outdoor, during free play, before and after intervention in space. To understand how children perceive the space of school playground, the study has as conceptual framework the Theory of Ecological Perception of Gibson. The selected data collection technique was naturalist, direct observation, non-participant. The study comprised two phases: the first, called "without intervention", is characterized by observing the interactions of children’s on the playground outside school without intervention in space; the second stage is characterized by observing the interactions of children's on the school playground outdoor after intervention in space-introduction of loose material resources. Three observations were made per child and at each stage, having resorted to the videotape. In both phases, the study participants had four children, two girls and two boys, students of the 1.º Cycle of Basic Education of a School in the region of Ílhavo. In the analysis of the data were used in the analysis of the content, in accordance with the categories Social Behavior, play types and material resources and equipment, having been used the computer program WebQDA. The results indicate a considerable increase in the number of interactions after intervention in space in Social behavior and play type. In category Social Behavior, the results show that the Associative Behavior comes with higher values in both phases of the study – with and without intervention. After the intervention of Conflict Behaviors are nonexistent and the Dialogue with Children decreases. As for the type of play it turns out that after intervention in space, Physical Activity and behavior of Dialogue/Conversation Active decrease and the Constructive and Exploratory Play emerge with a higher value. Through the results, it is considered that the school playground outdoor, after the intervention, it presents more diverse with respect to the material available, allowing children the lack of more opportunities for action, contributing to the most appropriate response to the needs and interests of each child, in particular the reduction of Conflict Behaviors.Universidade de Aveiro2017-05-10T11:54:34Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17380TID:201934230porPaiva, Ana Carolina Peixotoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:11Zoai:ria.ua.pt:10773/17380Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:30.726627Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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