Repensando os sistemas educativos e a formação de professores dos estados membros da UE 28 a partir da avaliação de PISA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Florbela
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Brito, Elisabete, Ribeiro, Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/4045
Resumo: A qualidade do sistema educativo é muitas vezes ligada à qualidade da formação de professores pois os países que obtêm bons resultados escolares são os que mais privilegiam, a nível da seleção, a qualidade. Efetivamente, o objetivo de uma melhor formação de professores consiste sempre em tentar atingir os melhores resultados escolares dos alunos e de ter um bom sistema educativo. Mas a formação de professores não é a única responsável por tudo quanto acontece em termos de educação. A este propósito, a OCDE afirma que os três pilares fundamentais da educação insistem na importância que os alunos aprendam melhor, que os professores ensinem melhor e, finalmente, que os sistemas educativos funcionem melhor. É por isso indispensável poder ter uma visão global repartida nestes três aspetos para se perceberem as relações existentes entre estes elementos e os resultados obtidos a fim de tentar melhorá-los. O Programa Internacional PISA foi lançado pela Organização para o Desenvolvimento e Cooperação Económico (OCDE) e concebido para fornecer resultados que permitem monitorizar, de uma forma regular, os sistemas educativos em termos do desempenho dos alunos de 15 anos em três domínios: a compreensão da escrita, a cultura matemática e a cultura científica., no contexto de um enquadramento conceptual aceite internacionalmente. Como tal, os resultados deste programa permitem, não só avaliar os alunos em questão, mas também, indiretamente, a formação de professores e a qualidade do sistema educativo. Nesse sentido, metodologicamente foi realizada uma análise documental dos sistemas educativos e da formação de professores dos estados membros da União Europeia com o objetivo de relacionar essas informações com os resultados de PISA a fim de observar as afinidades entre estes três pilares fundamentais relativos à educação: sistema educativo, formação de professores e resultados escolares. Verifica-se que os países com os melhores resultados são os países que acolhem os alunos com todas as suas diversidades e lhes oferecem um ensino individualizado adaptado às suas necessidades. Outra das consequências visíveis é o desaparecimento das disparidades entre países ricos e pobres, o que mostra que o nível económico já não é fator condicionante dos resultados do desempenho dos alunos.
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