O ponto de encontro familiar em Portugal findos dois anos de intervenção : perceções dos técnicos sobre as características e eficácia da sua intervenção no conflito interparental decorrente da separação conjugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Ana Teresa Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/24075
Resumo: Os conflitos interparentais decorrentes da separação conjugal são uma causa de desajustamento na vida familiar quer para os adultos envolvidos quer para os seus filhos, com consequências graves que se prologam no tempo, em muitos dos casos. A intervenção atempada e adequada ao caso pode evitar o prolongamento do conflito no tempo e gerar condições para uma coparentalidade cooperante com ambos os progenitores envolvidos, interagindo entre si para promover o bem-estar e desenvolvimento dos filhos, sem conflitos, aumentando assim a perceção de segurança e ajustamento destes. Em Portugal, essa intervenção é assegurada pelos Pontos de Encontro Familiar (PEF) a funcionar há cerca de dois anos. Este estudo, de cariz qualitativo e exploratório, pretende fazer a análise das perceções dos técnicos sobre as caraterísticas, eficácia da sua prática e reflexões sobre a mesma no sentido de melhorar uma intervenção que é fundamental porquanto é a única mandatada judicialmente em Portugal. Participaram no estudo dezassete técnicos de PEF, de formações diversificadas, com idades entre os 26 e os 50 anos, através da participação em dois focus groups e nove entrevistas individuais. Os dados foram analisados através dos procedimentos da Análise Temática, e com recurso ao software Nvivo. Os resultados apontam que, apesar de muito ter sido feito nestes dois anos e de os técnicos terem a perceção da importância do seu papel, há muito a melhorar para que a intervenção seja mais eficaz. Apresentam-se as implicações para a prática, bem como para a investigação futura, com base na reflexão acerca das limitações do estudo.
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