Inteligência Artificial na Educação e Ética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: du Boulay, Benedict
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34627/redvol6iss1e202303
Resumo: Este capítulo aborda as questões éticas relacionadas com a aplicação da inteligência artificial (IA) na educação, desde os primórdios da inteligência artificial na educação, na década de 1970, até ao estado atual deste domínio, incluindo a crescente sofisticação das interfaces dos sistemas e o aumento da utilização e do abuso de dados. Enquanto nos primeiros tempos a maior parte das ferramentas estava virada para o aluno, atualmente existem ferramentas que estão viradas para o professor, apoiando a sua gestão da sala de aula, e para o administrador, ajudando-o na gestão de grupos de alunos. As ferramentas orientadas para o aluno têm agora em conta os aspetos afetivos e motivacionais da aprendizagem, bem como os aspetos cognitivos. O aumento da recolha de dados e das ferramentas de analítica da aprendizagem que lhe estão associadas tem permitido o desenvolvimento de dashboards para uma gestão dinâmica e a compreensão reflexiva dos alunos, dos professores e gestores. As questões éticas quase não tinham expressão nos primeiros tempos, mas atualmente são muito importantes. As razões devem-se aos receios legítimos de que a autonomia dos alunos e professores seja comprometida, de que os dados sejam recolhidos e desviados para outros fins, e de que a IA introduza nas decisões educacionais preconceitos adicionais aumentando a desigualdade já existente, e, também, devido à reputação assustadora que, em geral, a IA possui.
id RCAP_340fe443eae1ff4f7e251f6d834da9fe
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/32242
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inteligência Artificial na Educação e Éticainteligência artificial em educação; ética; análises; painéis de controlo; ferramentas para o estudante; ferramentas para o professor; ferramentas para o gestor.Este capítulo aborda as questões éticas relacionadas com a aplicação da inteligência artificial (IA) na educação, desde os primórdios da inteligência artificial na educação, na década de 1970, até ao estado atual deste domínio, incluindo a crescente sofisticação das interfaces dos sistemas e o aumento da utilização e do abuso de dados. Enquanto nos primeiros tempos a maior parte das ferramentas estava virada para o aluno, atualmente existem ferramentas que estão viradas para o professor, apoiando a sua gestão da sala de aula, e para o administrador, ajudando-o na gestão de grupos de alunos. As ferramentas orientadas para o aluno têm agora em conta os aspetos afetivos e motivacionais da aprendizagem, bem como os aspetos cognitivos. O aumento da recolha de dados e das ferramentas de analítica da aprendizagem que lhe estão associadas tem permitido o desenvolvimento de dashboards para uma gestão dinâmica e a compreensão reflexiva dos alunos, dos professores e gestores. As questões éticas quase não tinham expressão nos primeiros tempos, mas atualmente são muito importantes. As razões devem-se aos receios legítimos de que a autonomia dos alunos e professores seja comprometida, de que os dados sejam recolhidos e desviados para outros fins, e de que a IA introduza nas decisões educacionais preconceitos adicionais aumentando a desigualdade já existente, e, também, devido à reputação assustadora que, em geral, a IA possui.LE@D - Laboratório de Educação a Distância e eLearning2023-07-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34627/redvol6iss1e202303https://doi.org/10.34627/redvol6iss1e202303Journal of Distance Education and eLearning; Vol. 6 No. 1 (2023): jan-junho 2023; e202303RE@D - Revista de Educación a Distancia y eLearning; Vol. 6 Núm. 1 (2023): jan-junho 2023; e202303RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning; Vol. 6 N.º 1 (2023): jan-junho 2023; e2023032182-4967reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/32242https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/32242/22668Direitos de Autor (c) 2023 Benedict du Boulayinfo:eu-repo/semantics/openAccessdu Boulay, Benedict2023-07-22T05:15:17Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/32242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:23.085843Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência Artificial na Educação e Ética
title Inteligência Artificial na Educação e Ética
spellingShingle Inteligência Artificial na Educação e Ética
du Boulay, Benedict
inteligência artificial em educação; ética; análises; painéis de controlo; ferramentas para o estudante; ferramentas para o professor; ferramentas para o gestor.
title_short Inteligência Artificial na Educação e Ética
title_full Inteligência Artificial na Educação e Ética
title_fullStr Inteligência Artificial na Educação e Ética
title_full_unstemmed Inteligência Artificial na Educação e Ética
title_sort Inteligência Artificial na Educação e Ética
author du Boulay, Benedict
author_facet du Boulay, Benedict
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv du Boulay, Benedict
dc.subject.por.fl_str_mv inteligência artificial em educação; ética; análises; painéis de controlo; ferramentas para o estudante; ferramentas para o professor; ferramentas para o gestor.
topic inteligência artificial em educação; ética; análises; painéis de controlo; ferramentas para o estudante; ferramentas para o professor; ferramentas para o gestor.
description Este capítulo aborda as questões éticas relacionadas com a aplicação da inteligência artificial (IA) na educação, desde os primórdios da inteligência artificial na educação, na década de 1970, até ao estado atual deste domínio, incluindo a crescente sofisticação das interfaces dos sistemas e o aumento da utilização e do abuso de dados. Enquanto nos primeiros tempos a maior parte das ferramentas estava virada para o aluno, atualmente existem ferramentas que estão viradas para o professor, apoiando a sua gestão da sala de aula, e para o administrador, ajudando-o na gestão de grupos de alunos. As ferramentas orientadas para o aluno têm agora em conta os aspetos afetivos e motivacionais da aprendizagem, bem como os aspetos cognitivos. O aumento da recolha de dados e das ferramentas de analítica da aprendizagem que lhe estão associadas tem permitido o desenvolvimento de dashboards para uma gestão dinâmica e a compreensão reflexiva dos alunos, dos professores e gestores. As questões éticas quase não tinham expressão nos primeiros tempos, mas atualmente são muito importantes. As razões devem-se aos receios legítimos de que a autonomia dos alunos e professores seja comprometida, de que os dados sejam recolhidos e desviados para outros fins, e de que a IA introduza nas decisões educacionais preconceitos adicionais aumentando a desigualdade já existente, e, também, devido à reputação assustadora que, em geral, a IA possui.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34627/redvol6iss1e202303
https://doi.org/10.34627/redvol6iss1e202303
url https://doi.org/10.34627/redvol6iss1e202303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/32242
https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/32242/22668
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Benedict du Boulay
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Benedict du Boulay
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv LE@D - Laboratório de Educação a Distância e eLearning
publisher.none.fl_str_mv LE@D - Laboratório de Educação a Distância e eLearning
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Distance Education and eLearning; Vol. 6 No. 1 (2023): jan-junho 2023; e202303
RE@D - Revista de Educación a Distancia y eLearning; Vol. 6 Núm. 1 (2023): jan-junho 2023; e202303
RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning; Vol. 6 N.º 1 (2023): jan-junho 2023; e202303
2182-4967
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133143329931264