Um dia aprendemos, no outro socorremos: princípios e técnicas de primeiros socorros no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Kristie Adriana Amorim
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41164
Resumo: A saúde e o bem-estar são prioridades e, portanto, devem ser valorizadas desde cedo. Por vezes, surgem situações inesperadas, para as quais devemos estar preparados/as e devidamente informados/as relativamente aos procedimentos a adotar. As crianças também são seres capazes de contribuir para ambientes mais seguros, nomeadamente, de perceber o que está a acontecer ou até mesmo saber como agir. Um acidente é sempre inesperado e pode ser grave, colocando em risco a vida, pelo que, “salvar uma vida” depende de uma resposta adequada e em tempo útil. Contudo, em Portugal a formação de jovens e adultos/as nesta área é ainda insuficiente, pelo que se reclamam mais intervenções didáticas. Considerando a relevância do tema e da sua abordagem na formação, questionámo-nos: Será que faria sentido uma intervenção em primeiros socorros que envolvesse crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB)? Desenvolveu-se, assim, este trabalho tendo como objetivos: 1) Diagnosticar os conhecimentos sobre técnicas de socorrismo em diferentes situações de emergência, em crianças do 1º CEB; e 2) Conceber, implementar e avaliar um programa de educação em primeiros socorros, de forma lúdica e educativa, capaz de desenvolver nas crianças do 1º CEB competências e atitudes orientadas para a identificação de situações de emergência e respetivas técnicas de primeiros socorros. Seguindo a metodologia de investigação-ação, o programa contemplou 4 sessões educativas subordinadas a diferentes temáticas em primeiros socorros, interligando a música e o brincar. Participaram 24 alunos/as do 3º ano do 1º CEB de uma escola da cidade de Coimbra. As técnicas e instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação direta, a recolha de imagens e um questionário, aplicado antes e após as sessões educativas, cujos dados foram tratados através da análise de conteúdo. Dos principais resultados destacam-se a valorização da formação em primeiros socorros, a qual permite saber identificar situações de emergência e conhecer manobras que podem salvar vidas, bem como o desenvolvimento da noção de que os primeiros socorros não servem apenas para a situação de emergência, mas também para prevenir esses acontecimentos. O estudo realizado reforça a perspetiva de que as crianças são recetivas a esta temática e aprendem, pelo que importa continuar a intervir na sua formação, em contexto escolar
id RCAP_341bf407058e338d50e2228964945fb3
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41164
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um dia aprendemos, no outro socorremos: princípios e técnicas de primeiros socorros no 1º ciclo do ensino básicoPrimeiros SocorrosSuporte Básico de Vida (SBV)Posição Lateral de Segurança (PLS)Manobra de HeimlichEnsino Básico 1º CicloA saúde e o bem-estar são prioridades e, portanto, devem ser valorizadas desde cedo. Por vezes, surgem situações inesperadas, para as quais devemos estar preparados/as e devidamente informados/as relativamente aos procedimentos a adotar. As crianças também são seres capazes de contribuir para ambientes mais seguros, nomeadamente, de perceber o que está a acontecer ou até mesmo saber como agir. Um acidente é sempre inesperado e pode ser grave, colocando em risco a vida, pelo que, “salvar uma vida” depende de uma resposta adequada e em tempo útil. Contudo, em Portugal a formação de jovens e adultos/as nesta área é ainda insuficiente, pelo que se reclamam mais intervenções didáticas. Considerando a relevância do tema e da sua abordagem na formação, questionámo-nos: Será que faria sentido uma intervenção em primeiros socorros que envolvesse crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB)? Desenvolveu-se, assim, este trabalho tendo como objetivos: 1) Diagnosticar os conhecimentos sobre técnicas de socorrismo em diferentes situações de emergência, em crianças do 1º CEB; e 2) Conceber, implementar e avaliar um programa de educação em primeiros socorros, de forma lúdica e educativa, capaz de desenvolver nas crianças do 1º CEB competências e atitudes orientadas para a identificação de situações de emergência e respetivas técnicas de primeiros socorros. Seguindo a metodologia de investigação-ação, o programa contemplou 4 sessões educativas subordinadas a diferentes temáticas em primeiros socorros, interligando a música e o brincar. Participaram 24 alunos/as do 3º ano do 1º CEB de uma escola da cidade de Coimbra. As técnicas e instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação direta, a recolha de imagens e um questionário, aplicado antes e após as sessões educativas, cujos dados foram tratados através da análise de conteúdo. Dos principais resultados destacam-se a valorização da formação em primeiros socorros, a qual permite saber identificar situações de emergência e conhecer manobras que podem salvar vidas, bem como o desenvolvimento da noção de que os primeiros socorros não servem apenas para a situação de emergência, mas também para prevenir esses acontecimentos. O estudo realizado reforça a perspetiva de que as crianças são recetivas a esta temática e aprendem, pelo que importa continuar a intervir na sua formação, em contexto escolarTeixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-Frias, Ana Carolina Morgado Ferreira deRepositório ComumPereira, Kristie Adriana Amorim2022-06-22T15:41:50Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41164203027175porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:42:00Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41164Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:38.315694Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um dia aprendemos, no outro socorremos: princípios e técnicas de primeiros socorros no 1º ciclo do ensino básico
title Um dia aprendemos, no outro socorremos: princípios e técnicas de primeiros socorros no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Um dia aprendemos, no outro socorremos: princípios e técnicas de primeiros socorros no 1º ciclo do ensino básico
Pereira, Kristie Adriana Amorim
Primeiros Socorros
Suporte Básico de Vida (SBV)
Posição Lateral de Segurança (PLS)
Manobra de Heimlich
Ensino Básico 1º Ciclo
title_short Um dia aprendemos, no outro socorremos: princípios e técnicas de primeiros socorros no 1º ciclo do ensino básico
title_full Um dia aprendemos, no outro socorremos: princípios e técnicas de primeiros socorros no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Um dia aprendemos, no outro socorremos: princípios e técnicas de primeiros socorros no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Um dia aprendemos, no outro socorremos: princípios e técnicas de primeiros socorros no 1º ciclo do ensino básico
title_sort Um dia aprendemos, no outro socorremos: princípios e técnicas de primeiros socorros no 1º ciclo do ensino básico
author Pereira, Kristie Adriana Amorim
author_facet Pereira, Kristie Adriana Amorim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-
Frias, Ana Carolina Morgado Ferreira de
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Kristie Adriana Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Primeiros Socorros
Suporte Básico de Vida (SBV)
Posição Lateral de Segurança (PLS)
Manobra de Heimlich
Ensino Básico 1º Ciclo
topic Primeiros Socorros
Suporte Básico de Vida (SBV)
Posição Lateral de Segurança (PLS)
Manobra de Heimlich
Ensino Básico 1º Ciclo
description A saúde e o bem-estar são prioridades e, portanto, devem ser valorizadas desde cedo. Por vezes, surgem situações inesperadas, para as quais devemos estar preparados/as e devidamente informados/as relativamente aos procedimentos a adotar. As crianças também são seres capazes de contribuir para ambientes mais seguros, nomeadamente, de perceber o que está a acontecer ou até mesmo saber como agir. Um acidente é sempre inesperado e pode ser grave, colocando em risco a vida, pelo que, “salvar uma vida” depende de uma resposta adequada e em tempo útil. Contudo, em Portugal a formação de jovens e adultos/as nesta área é ainda insuficiente, pelo que se reclamam mais intervenções didáticas. Considerando a relevância do tema e da sua abordagem na formação, questionámo-nos: Será que faria sentido uma intervenção em primeiros socorros que envolvesse crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB)? Desenvolveu-se, assim, este trabalho tendo como objetivos: 1) Diagnosticar os conhecimentos sobre técnicas de socorrismo em diferentes situações de emergência, em crianças do 1º CEB; e 2) Conceber, implementar e avaliar um programa de educação em primeiros socorros, de forma lúdica e educativa, capaz de desenvolver nas crianças do 1º CEB competências e atitudes orientadas para a identificação de situações de emergência e respetivas técnicas de primeiros socorros. Seguindo a metodologia de investigação-ação, o programa contemplou 4 sessões educativas subordinadas a diferentes temáticas em primeiros socorros, interligando a música e o brincar. Participaram 24 alunos/as do 3º ano do 1º CEB de uma escola da cidade de Coimbra. As técnicas e instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação direta, a recolha de imagens e um questionário, aplicado antes e após as sessões educativas, cujos dados foram tratados através da análise de conteúdo. Dos principais resultados destacam-se a valorização da formação em primeiros socorros, a qual permite saber identificar situações de emergência e conhecer manobras que podem salvar vidas, bem como o desenvolvimento da noção de que os primeiros socorros não servem apenas para a situação de emergência, mas também para prevenir esses acontecimentos. O estudo realizado reforça a perspetiva de que as crianças são recetivas a esta temática e aprendem, pelo que importa continuar a intervir na sua formação, em contexto escolar
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-22T15:41:50Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/41164
203027175
url http://hdl.handle.net/10400.26/41164
identifier_str_mv 203027175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130038636904448