Modos de ser imagem: o problema dos diferentes planos de perceção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Catarina Filipa Ferreira Martins
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/35306
Resumo: O presente projeto teve como premissa testar os limites da perceção do observador, perante a imagem do corpo invisível de objetos reconhecíveis no seu dia a dia. Com esta pesquisa procuramos questionar o conceito pré-adquirido de “imagem” e perceber se fatores abstratos como o olhar do criador, nos podem dizer mais sobre realidade da imagem do que os espectros visíveis como a linha, a cor ou a textura. Ambicionámos analisar o conceito de imagem através de uma óptica Fenomenológica, de forma a tornar visível à nossa consciência, aquilo que não é visível na imagem, a sua essência. Para desenvolvimento deste projeto o processo de construção técnico e conceptual foi fundamental, este é o reflexo da linguagem do objeto e do criador que é reapresentado nas presentes experiências visuais. As disciplinas utilizadas como a Xerografia, o desenho manual e a edição digital fornecem evidencias que entre todas as formas de linguagem, a imagem é o melhor exemplo para evidenciar a “máscara do pensamento”, ditando os modos de ver sem os revelar formalmente. Da sobreposição quase constante destas disciplinas obtiveram-se peças visuais que se pretendeu que fossem polissémicas e expressivas. Estas experiências visuais constituem-se assim como diferentes modos de tornar visível a linguagem da imagem.
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