Educação e formação de adultos (EFA): um estudo-piloto sobre o desenvolvimento e importância de competências profissionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/2249 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia do Trabalho e das Organizações. |
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Educação e formação de adultos (EFA): um estudo-piloto sobre o desenvolvimento e importância de competências profissionaisDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia do Trabalho e das Organizações.Este trabalho apresenta um estudo de caso, concretizado no âmbito da avaliação de resultados e do impacto de um projecto de formação-acção (Projecto EFA), fundado numa relação de cooperação entre uma Associação Empresarial e um conjunto de Empresas, ambas do norte do país. Teve como principais objectivos reduzir os défices de qualificação e de melhorar os níveis de empregabilidade e de inclusão social e profissional dos formandos participantes. Este projecto foi ancorado nos contributos organizadores e analisadores, de que se destacam, por exemplo, educação e formação de adultos, aprendizagem ao longo da vida, desenvolvimento vocacional, formação profissional, qualificação, competência/competências, andragogia, modos de trabalho pedagógico, empregabilidade, formação-acção e avaliação da formação. Para a referida avaliação do projecto, atendendo às suas características e especificidades, foi construído um questionário original e específico – Questionário de Avaliação do Estágio e de Avaliação Final (Lima Santos, Vinha, & Rodrigues, 2009) –, em três versões (formando, orientador e tutor), constituído por 43 itens, agrupados em 5 subescalas e por um conjunto de 8 questões de resposta aberta. Mais ainda, o questionário integra um referencial de competências, agrupadas em duas subescalas: a primeira subescala avalia a percepção dos participantes quanto ao grau de desenvolvimento de competências na formação EFA e a segunda subescala avalia a percepção dos participantes quanto ao grau de importância/utilidade para o exercício da profissão. No final, inclui uma questão de resposta aberta, fundada no referencial de competências apresentado. Importa salientar que as versões do orientador e do tutor apresentam as mesmas subescalas do que a versão do formando, excepto a subescala Avaliação Global da Formação EFA. Estas versões foram administradas a uma amostra constituída por 109 participantes (formandos, orientadores e tutores), após a defesa do relatório de estágio ou após momentos de reunião entre os participantes e a equipa coordenadora do projecto. Os resultados quantitativos evidenciaram o acolhimento e integração do estagiário na empresa, a utilidade das actividades desenvolvidas na empresa, a comunicação e relacionamento interpessoal e o profissionalismo como os pontos fortes do projecto. Os resultados qualitativos mostram que o que correu melhor neste projecto foi a qualidade das instalações, o desempenho dos formadores e dos mediadores, bem como a integração do estagiário na empresa e o apoio do orientador. Como resultados menos positivos, os participantes salientaram o número de horas de formação, o número de horas de estágio e as normas de realização do relatório. Quanto a outras competências que poderiam ser importantes desenvolver, os participantes referiram as competências técnicas. Por fim, é importante salientar que a taxa de empregabilidade dos formandos participantes foi de 46,6%, sendo que 27,6% estão a trabalhar fora da sua área de formação e 19,0%, na área do curso frequentado. This work presents a case study, conducted in the context of an action-training project’s results and impact evaluation (Projecto EFA), founded in a cooperation relationship between an Enterprise Association and a set of Companies, both in the north of the country. The main goals were to reduce deficits of qualification and improve the levels of employment and the social and professional inclusion of participant’s trainees. It was supported by the organizing and analytic relevance of a set of constructs, such as, adult education and training, lifelong learning, vocational development, professional training, qualification, competence/competencies, androgogy, modes of pedagogical work, employability, action-training and training evaluation. For the evaluation of this project was constructed an original and specific questionnaire – Questionário de Avaliação do Estágio e de Avaliação Final [Questionnaire for the Evaluation the Internship and the Final Assessment] (Lima Santos, Vinha, & Rodrigues, 2009) –, in three versions (trainee, supervisor and tutor), considering their characteristics and specificities. It includes 43 items, grouped in five subscales, and a set of 8 open questions. In addition, this questionnaire also includes a referential of competencies, grouped in two subscales: the first subscale evaluates participant’s perception regarding the degree of development of the competencies in the training and the second subscale evaluates participant’s perception regarding the degree of importance/usefulness of these same competencies for the exercise of a profession. In the end, it presents one open question, founded on the referential of competencies. It should be noted that the versions of the supervisor and of the tutor present the same subscales of the trainee’s questionnaire, except for the subscale entitle Global Evaluation of EFA Training. The versions were administrated to a sample of 109 participants, after the public defense of the probation report or after meetings between the participants and the team coordinator of the project. The quantitative results emphasized the reception and integration of the trainee in the company, the usefulness of the activities developed in the company, the communication and the interpersonal relation and the professionalism as the strengths of this project. The qualitative results have shown that the best achievement of this project was the quality of the facilities, the performance of trainers and mediators, as well as the integration of the company and the support of the supervisor. As the less positive aspects, the participants emphasize the number of hours of training, the number of hours of internship and the rules for implementation of the report. Regarding the other competences that could be important to improve, the participants refered the technical skills. Finally, it is important to emphasize that the rate of employability of the trainees was 46.6 %,27.6% of which have found a job outside the area of training and 19.0% have found a job in the area of the course attended.[s.n.]Santos, Nelson LimaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaRodrigues, Selma Carina Almeida2011-12-28T12:19:43Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/2249porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:01:44Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/2249Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:39:21.952115Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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