Utilização da Internet em cursos de educação e formação de adultos (E.F.A.) : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viudes y Reyes, Anabela Nunes Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/1439
Resumo: Dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_e9b7e0aa13cf8b0057e50f8dfc8cd3ac
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1439
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização da Internet em cursos de educação e formação de adultos (E.F.A.) : estudo de casoComunicação multimédiaEducação de adultosProcesso RVCCCursosEnsino assistido por computadorInternetAvaliação do desempenhoCompetênciaATE CoursesLearningCompetenciesProactiveReactiveInteractiveDissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade AbertaO presente trabalho, consiste num estudo de caso sobre a utilização da Internet na sala de aula, numa turma do Curso de Educação e Formação de Adultos do ano 2007/ 2008, leccionado na Escola Básica Integrada D. Carlos I sediada em Sintra. Como modelo teórico foi adoptado o modelo de aprendizagem com inclusão das tecnologias de Lebrun (2007) considerando os três modos de análise propostos pelo autor: - Modo pró – activo, centrado no aluno com o objectivo de analisar as compe-tências desenvolvidas: saber, competência teórica; saber - fazer, competência prática; saber - ser, competência relacional entendida como análise e síntese de conteúdos e saber – devir, competência crítica. - Modo reactivo, para análise dos métodos e estratégias adoptadas pelo professor em aulas com uso de Internet. - Modo interactivo, para avaliar o grau de interacção e motivação de alunos e professores, decorrente do uso da Internet na aula. Investigámos ainda: O grau de utilização da Internet nas seguintes áreas de formação: Cidadania e Empregabilidade, Linguagem e Comunicação - Inglês, Linguagem e Comunica-ção - Português, Matemática para a Vida e Tecnologias de Informação e Comu-nicação; os procedimentos adoptados pelo formando quanto à recolha e trata-mento da informação; a importância da Internet na aprendizagem, assim como na vida pessoal e profissional de formandos e formadores. Realizadas entrevistas, questionários e observação participante a cinco docentes /formadores e nove formandos, concluímos que a Internet apesar de ser facilitadora e motivadora do processo ensino – aprendizagem, os formandos têm uma posição desfavorável em relação ao seu uso frequente na sala de aula. As metodologias e estratégias dos formadores são pouco estruturadas. A produção final do formando é baseada na cópia não existindo construção de novo conhecimento mas reprodução sintetizada da informação. Os formandos desenvolvem competências teóricas e prá-ticas, em particular a capacidade de análise e síntese de conteúdos, mas não desen-volvem competências críticas.Résumé: Le présent travail est une étude de cas sur l’utilisation d’Internet en salle de cours dans une classe du Cursus d’éducation et formation d’adultes 2007/2008 de l'école Escola Básica Integrada D. Carlos I, Sintra. Le modèle d'apprentissage de Lebrun (2007), c’est-à-dire celui comprenant l’intégration des technologies, a été adopté comme modèle théorique. Ainsi, l'auteur considère trois méthodes d'analyse : - Méthode proactive axée sur l'élève et prétendant analyser les compétences dé-veloppées : savoir, compétence théorique ; savoir-faire, compétence pratique ; savoir être, compétence relationnelle perçue comme analyse et synthèse de con-tenus et connaissances – devenir, compétence critique. - Méthode réactive qui consiste à analyser les méthodes et stratégies que le pro-fesseur adopte en cours en utilisant Internet. - Méthode interactive pour évaluer le degré d’interaction et de motivation des élèves et des professeurs découlant de l’utilisation d’Internet en cours. Outre cela, nous avons fait des recherches sur : Le degré d’utilisation d’Internet pour les cinq matières du cursus : Citoyenneté et Employabilité, Langue et Communication - Anglais, Langue et Communica-tion - Portugais, Mathématiques pour la Vie et Technologies d’Information et Communication ; les procédures adoptées par les stagiaires pour recueillir et trai-ter l’information ; l’importance d’Internet dans l’apprentissage ainsi que dans la vie personnelle et professionnelle des stagiaires et des formateurs. D'après les interviews, les questionnaires et l'observation participante auprès des cinq formateurs et des neuf stagiaires, nous en avons conclu, bien qu’Internet faci-lite et motive le processus enseignement-apprentissage, les stagiaires adoptent une position défavorable quant à son utilisation fréquente en salle de cours. Les métho-dologies et stratégies des formateurs sont peu structurées. La production finale du stagiaire est axée sur la copie. De ce fait, aucune nouvelle connaissance n’est cons-truite. Il s’agit plutôt de la reproduction synthétisée de l'information. Les stagiaires développent des compétences théoriques et pratiques, notamment la capacité d’analyse et synthèse de contenus. Toutefois, ils ne développent pas de compétences critiques.Mendes, António QuintasRepositório AbertoViudes y Reyes, Anabela Nunes Silva2010-02-24T14:08:08Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/1439porViudes y Reyes, Anabela Nunes Silva - Utilização da Internet em cursos de educação e formação de adultos (E.F.A.) [Em linha] : estudo de caso. Lisboa : [s.n.], 2010. - 223 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:14:02Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1439Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:16.896949Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização da Internet em cursos de educação e formação de adultos (E.F.A.) : estudo de caso
title Utilização da Internet em cursos de educação e formação de adultos (E.F.A.) : estudo de caso
spellingShingle Utilização da Internet em cursos de educação e formação de adultos (E.F.A.) : estudo de caso
Viudes y Reyes, Anabela Nunes Silva
Comunicação multimédia
Educação de adultos
Processo RVCC
Cursos
Ensino assistido por computador
Internet
Avaliação do desempenho
Competência
ATE Courses
Learning
Competencies
Proactive
Reactive
Interactive
title_short Utilização da Internet em cursos de educação e formação de adultos (E.F.A.) : estudo de caso
title_full Utilização da Internet em cursos de educação e formação de adultos (E.F.A.) : estudo de caso
title_fullStr Utilização da Internet em cursos de educação e formação de adultos (E.F.A.) : estudo de caso
title_full_unstemmed Utilização da Internet em cursos de educação e formação de adultos (E.F.A.) : estudo de caso
title_sort Utilização da Internet em cursos de educação e formação de adultos (E.F.A.) : estudo de caso
author Viudes y Reyes, Anabela Nunes Silva
author_facet Viudes y Reyes, Anabela Nunes Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, António Quintas
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Viudes y Reyes, Anabela Nunes Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação multimédia
Educação de adultos
Processo RVCC
Cursos
Ensino assistido por computador
Internet
Avaliação do desempenho
Competência
ATE Courses
Learning
Competencies
Proactive
Reactive
Interactive
topic Comunicação multimédia
Educação de adultos
Processo RVCC
Cursos
Ensino assistido por computador
Internet
Avaliação do desempenho
Competência
ATE Courses
Learning
Competencies
Proactive
Reactive
Interactive
description Dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-24T14:08:08Z
2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/1439
url http://hdl.handle.net/10400.2/1439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Viudes y Reyes, Anabela Nunes Silva - Utilização da Internet em cursos de educação e formação de adultos (E.F.A.) [Em linha] : estudo de caso. Lisboa : [s.n.], 2010. - 223 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134999004315648