Characterization of Lighting in Classrooms of Viseu City Schools

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Manuel
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Almeida, Ricardo, Pinho, Paulo, Lemos, Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/8001
Resumo: Os edifícios devem ser projetados e construídos de modo a proporcionarem condições de iluminação natural e artificial adequadas para que as tarefas e atividades visuais que neles decorrem possam ser efetuadas em segurança, de modo preciso, em conforto, sem fadiga visual para os ocupantes e em condições de eficiência energética. Um dos principais critérios para uma caracterização adequada dos requisitos visuais nos edifícios, na perspetiva da satisfação das necessidades de conforto visual dos ocupantes e da utilização racional da energia, são os níveis de iluminância. No presente artigo apresentam-se os primeiros resultados de uma campanha experimental em curso (projeto QUAMIS) levada a feito em salas de aula de oito escolas da cidade de Viseu, pertencentes a diferentes níveis de ensino e épocas de construção. Deste modo, poderão comparar-se os níveis médios de iluminâncias e a distribuição espacial das mesmas com valores normativos existentes.
id RCAP_342b175f941094a136764aff452faf8b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8001
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Characterization of Lighting in Classrooms of Viseu City SchoolsQualidade do ambiente interiorSalas de aulaIluminação naturalIluminação artificialUniformidade da iluminaçãoOs edifícios devem ser projetados e construídos de modo a proporcionarem condições de iluminação natural e artificial adequadas para que as tarefas e atividades visuais que neles decorrem possam ser efetuadas em segurança, de modo preciso, em conforto, sem fadiga visual para os ocupantes e em condições de eficiência energética. Um dos principais critérios para uma caracterização adequada dos requisitos visuais nos edifícios, na perspetiva da satisfação das necessidades de conforto visual dos ocupantes e da utilização racional da energia, são os níveis de iluminância. No presente artigo apresentam-se os primeiros resultados de uma campanha experimental em curso (projeto QUAMIS) levada a feito em salas de aula de oito escolas da cidade de Viseu, pertencentes a diferentes níveis de ensino e épocas de construção. Deste modo, poderão comparar-se os níveis médios de iluminâncias e a distribuição espacial das mesmas com valores normativos existentes.UBIRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuPinto, ManuelAlmeida, RicardoPinho, PauloLemos, Luís2023-10-25T07:18:54Z2013-112013-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8001porPinto, Manuel & Almeida, Ricardo & Pinho, P. & Lemos, L. (2013). Characterization of Lighting in Classrooms of Viseu City Schools. ICEUBI 2013 - International Conference on Engineering.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-28T02:30:23Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8001Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:02.931928Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Characterization of Lighting in Classrooms of Viseu City Schools
title Characterization of Lighting in Classrooms of Viseu City Schools
spellingShingle Characterization of Lighting in Classrooms of Viseu City Schools
Pinto, Manuel
Qualidade do ambiente interior
Salas de aula
Iluminação natural
Iluminação artificial
Uniformidade da iluminação
title_short Characterization of Lighting in Classrooms of Viseu City Schools
title_full Characterization of Lighting in Classrooms of Viseu City Schools
title_fullStr Characterization of Lighting in Classrooms of Viseu City Schools
title_full_unstemmed Characterization of Lighting in Classrooms of Viseu City Schools
title_sort Characterization of Lighting in Classrooms of Viseu City Schools
author Pinto, Manuel
author_facet Pinto, Manuel
Almeida, Ricardo
Pinho, Paulo
Lemos, Luís
author_role author
author2 Almeida, Ricardo
Pinho, Paulo
Lemos, Luís
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Manuel
Almeida, Ricardo
Pinho, Paulo
Lemos, Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade do ambiente interior
Salas de aula
Iluminação natural
Iluminação artificial
Uniformidade da iluminação
topic Qualidade do ambiente interior
Salas de aula
Iluminação natural
Iluminação artificial
Uniformidade da iluminação
description Os edifícios devem ser projetados e construídos de modo a proporcionarem condições de iluminação natural e artificial adequadas para que as tarefas e atividades visuais que neles decorrem possam ser efetuadas em segurança, de modo preciso, em conforto, sem fadiga visual para os ocupantes e em condições de eficiência energética. Um dos principais critérios para uma caracterização adequada dos requisitos visuais nos edifícios, na perspetiva da satisfação das necessidades de conforto visual dos ocupantes e da utilização racional da energia, são os níveis de iluminância. No presente artigo apresentam-se os primeiros resultados de uma campanha experimental em curso (projeto QUAMIS) levada a feito em salas de aula de oito escolas da cidade de Viseu, pertencentes a diferentes níveis de ensino e épocas de construção. Deste modo, poderão comparar-se os níveis médios de iluminâncias e a distribuição espacial das mesmas com valores normativos existentes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11
2013-11-01T00:00:00Z
2023-10-25T07:18:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/8001
url http://hdl.handle.net/10400.19/8001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pinto, Manuel & Almeida, Ricardo & Pinho, P. & Lemos, L. (2013). Characterization of Lighting in Classrooms of Viseu City Schools. ICEUBI 2013 - International Conference on Engineering.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UBI
publisher.none.fl_str_mv UBI
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134141851107328