Elementos atmosféricos de loja mais valorizados por consumidores de bares de cerveja artesanal em Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viegas Lerario, Claudia Thompson
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/34056
Resumo: A partir da década de 1970, os gestores passaram a fazer uso consciente e estratégico da estética das lojas, objetivando criar sentimentos específicos nos consumidores e, assim, potencializar o processo de compra. A experiência obtida pela atmosfera de loja resulta em diferencial competitivo a partir do momento em que se torna uma forma importante de diferenciação e geração de valor para o cliente. Esse valor é obtido pela experiência de consumo, que prevê, em alguns casos, que uma das características mais influentes no processo de decisão de compra de um produto/serviço é a atmosfera do local onde este é comprado/consumido. Nesta dissertação, investiga-se que elementos atmosféricos de loja são mais valorizados por consumidores de bares de cerveja artesanal em Lisboa. O estudo abrange uma etapa exploratória, visando à construção do referencial teórico, na qual foram examinadas publicações na área de marketing direcionadas, especialmente, para atmosfera de loja, experiencial de consumo e comportamento de compra do consumidor. Envolveu pesquisa qualitativa, com a realização de grupos focais, cuja análise do discurso sugere que os elementos mais valorizados são a estética rústica e vintage, com predominância de madeira, couro e pedra, música ambiente, iluminação moderada, variedade de cervejas e comportamento dos empregados.
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