Fatores que influenciam a decisão de compra do consumidor: um estudo sobre o consumidor de cerveja nas lojas de conveniência de postos de combustível da Avenida Bezerra de Menezes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Artur Bezerra de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30049
Resumo: This paper addresses the various factors that may influence the purchase decision of consumers, and besides that, the role that the trade marketing sector has within companies to place their products, in order to better meet the targeted consumers. Just as in the market in general, the beer market also offers consumers various brands and packages, giving them different options. Brewers and distributor invest in televised media, in refrigeration for retail outlets, in actions to taste the product, they also invest in merchandising for better display in stores, in order to draw more attention to their product. To learn which factors influence beer consumers in convenience stores in gas stations the most, an empirical survey was done on Five (5) points of sale of this type, where 78 (seventy-eight) people, of different gender, social classes and age were approached, by applying a questionnaire where respondents informed their consumption habits, number of visits to convenience stores, quantity of beer units purchased per visit, the reasons for choosing this kind of purchase on this point of sale, and the role of merchandising on this choice.
id UFC-7_c6c091c3107276194887f36aa98a74e3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/30049
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Fatores que influenciam a decisão de compra do consumidor: um estudo sobre o consumidor de cerveja nas lojas de conveniência de postos de combustível da Avenida Bezerra de MenezesComportamento do consumidorMarketingCervejaLojas de varejoThis paper addresses the various factors that may influence the purchase decision of consumers, and besides that, the role that the trade marketing sector has within companies to place their products, in order to better meet the targeted consumers. Just as in the market in general, the beer market also offers consumers various brands and packages, giving them different options. Brewers and distributor invest in televised media, in refrigeration for retail outlets, in actions to taste the product, they also invest in merchandising for better display in stores, in order to draw more attention to their product. To learn which factors influence beer consumers in convenience stores in gas stations the most, an empirical survey was done on Five (5) points of sale of this type, where 78 (seventy-eight) people, of different gender, social classes and age were approached, by applying a questionnaire where respondents informed their consumption habits, number of visits to convenience stores, quantity of beer units purchased per visit, the reasons for choosing this kind of purchase on this point of sale, and the role of merchandising on this choice.O presente trabalho vem a abordar os diferentes fatores que possam influenciar a decisão de compra dos consumidores, além disso, a função que o setor de trade marketing tem dentro das empresas para posicionar seus produtos com o intuito de melhor atender os consumidores alvo. Assim como no mercado em geral, o mercado de cerveja também oferece aos consumidores diversas marcas e embalagens, dando diversas opções, os fabricantes e distribuidores da bebida, para chamar mais atenção, investem em mídia televisionada, fazem investimento em refrigeração para os pontos de venda, degustação do produto, investem em merchandising para melhor exposição nas lojas, dentre outros. Para saber quais os fatores que mais influenciam os consumidores de cerveja em lojas de conveniência de postos de combustível foi feito uma pesquisa empírica em 5 (cinco) pontos de venda desse tipo, onde 78 (setenta e oito) pessoas foram abordadas, de diferentes sexos, classes sociais e idade sendo aplicado um questionário onde os entrevistados informavam seus hábitos de consumo, quantidade de visitas a lojas de conveniência, quantidade de unidades compradas de cerveja por visita, os motivos pela escolha de compra nesse tipo de ponto de venda e o papel do merchandising na determinação da escolha.Rocha, FabianoQueiroz, Artur Bezerra de2018-03-05T18:12:15Z2018-03-05T18:12:15Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfQUEIROZ, Artur Bezerra de. Fatores que influenciam a decisão de compra do consumidor: um estudo sobre o consumidor de cerveja nas lojas de conveniência de postos de combustível da Avenida Bezerra de Menezes. 2013. 64 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30049porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-25T11:58:00Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/30049Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:55:05.977240Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores que influenciam a decisão de compra do consumidor: um estudo sobre o consumidor de cerveja nas lojas de conveniência de postos de combustível da Avenida Bezerra de Menezes
title Fatores que influenciam a decisão de compra do consumidor: um estudo sobre o consumidor de cerveja nas lojas de conveniência de postos de combustível da Avenida Bezerra de Menezes
spellingShingle Fatores que influenciam a decisão de compra do consumidor: um estudo sobre o consumidor de cerveja nas lojas de conveniência de postos de combustível da Avenida Bezerra de Menezes
Queiroz, Artur Bezerra de
Comportamento do consumidor
Marketing
Cerveja
Lojas de varejo
title_short Fatores que influenciam a decisão de compra do consumidor: um estudo sobre o consumidor de cerveja nas lojas de conveniência de postos de combustível da Avenida Bezerra de Menezes
title_full Fatores que influenciam a decisão de compra do consumidor: um estudo sobre o consumidor de cerveja nas lojas de conveniência de postos de combustível da Avenida Bezerra de Menezes
title_fullStr Fatores que influenciam a decisão de compra do consumidor: um estudo sobre o consumidor de cerveja nas lojas de conveniência de postos de combustível da Avenida Bezerra de Menezes
title_full_unstemmed Fatores que influenciam a decisão de compra do consumidor: um estudo sobre o consumidor de cerveja nas lojas de conveniência de postos de combustível da Avenida Bezerra de Menezes
title_sort Fatores que influenciam a decisão de compra do consumidor: um estudo sobre o consumidor de cerveja nas lojas de conveniência de postos de combustível da Avenida Bezerra de Menezes
author Queiroz, Artur Bezerra de
author_facet Queiroz, Artur Bezerra de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Fabiano
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Artur Bezerra de
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Marketing
Cerveja
Lojas de varejo
topic Comportamento do consumidor
Marketing
Cerveja
Lojas de varejo
description This paper addresses the various factors that may influence the purchase decision of consumers, and besides that, the role that the trade marketing sector has within companies to place their products, in order to better meet the targeted consumers. Just as in the market in general, the beer market also offers consumers various brands and packages, giving them different options. Brewers and distributor invest in televised media, in refrigeration for retail outlets, in actions to taste the product, they also invest in merchandising for better display in stores, in order to draw more attention to their product. To learn which factors influence beer consumers in convenience stores in gas stations the most, an empirical survey was done on Five (5) points of sale of this type, where 78 (seventy-eight) people, of different gender, social classes and age were approached, by applying a questionnaire where respondents informed their consumption habits, number of visits to convenience stores, quantity of beer units purchased per visit, the reasons for choosing this kind of purchase on this point of sale, and the role of merchandising on this choice.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2018-03-05T18:12:15Z
2018-03-05T18:12:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv QUEIROZ, Artur Bezerra de. Fatores que influenciam a decisão de compra do consumidor: um estudo sobre o consumidor de cerveja nas lojas de conveniência de postos de combustível da Avenida Bezerra de Menezes. 2013. 64 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30049
identifier_str_mv QUEIROZ, Artur Bezerra de. Fatores que influenciam a decisão de compra do consumidor: um estudo sobre o consumidor de cerveja nas lojas de conveniência de postos de combustível da Avenida Bezerra de Menezes. 2013. 64 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028996586143744