Análise e melhoria do fluxo de materiais numa empresa do setor automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, João Pedro Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20694
Resumo: O forte crescimento que as empresas têm vindo a sentir nos últimos anos, tanto a nível económico como tecnológico, induzem o desenvolvimento de mercados cada vez mais exigentes. A crescente competitividade entre empresas obriga a que estas desenvolvam capacidades de adaptação às novas realidades, sendo necessário adquirir conceitos, técnicas e produtos inovadores a curto prazo. Desta forma, a melhoria dos processos com vista a redução de custos são cada vez mais o foco das organizações, garantindo sempre a excelência dos seus produtos/serviços na ótica do consumidor final. A presente dissertação, realizada no âmbito do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, foi desenvolvida no departamento da logística da empresa Preh Portugal, Lda., uma empresa situada na Trofa, pertencente ao setor automóvel. O principal objetivo desta dissertação prende-se com a análise e melhoria do fluxo de materiais, com a redução de stocks intermédios e excessos de materiais, a otimização dos fluxos de materiais e a implementação de soluções de transporte de materiais sem aumentar os recursos. Após uma análise ao fluxo de materiais na empresa, identificaram-se os seguintes problemas: excesso de materiais na linha BMW 35UP High; má localização dos supermercados avançados na linha BMW BZM; e indefinição fluxo de embalagens de produto final. De modo a colmatar estes problemas propuseram-se as seguintes melhorias: redefinição do tempo de ciclo do comboio logístico 35UP High; 5S na linha de montagem e comboio logístico 35UP High; formação aos operadores do comboio 35UP High; implementação de um comboio logístico na linha BZM; redefinição do fluxo de embalagens de produto final; e implementação de um comboio logístico para as embalagens de produto final. Posteriormente à implementação destas melhorias, na linha 35UP High conseguiu-se reduzir o tempo de ciclo do comboio logístico em 9,43%, passando de 106 para 96 minutos. Também houve uma redução significativa do stock de material nesta linha produtiva, avaliado em 1447,54€. Estas melhorias resultaram ainda na diminuição dos desvios encontrados, em 41,6%, nas auditorias 5S internas. Na linha de montagem BZM, com a implementação de um comboio logístico, retiraram-se os supermercados avançados da área da montagem, libertando assim uma área de 15 m2. Com a definição de um novo fluxo para as embalagens de produto final pelo interior da empresa, ainda em fase de implementação, prevê-se que reduzirão as contaminações, como pó e poeiras, e consequentemente a diminuição de custos associados à lavagem destas embalagens. A implementação de um comboio dedicado ao transporte destas embalagens permitirá, além de padronizar o fluxo de materiais, reduzir em 10000€/ano os serviços subcontratados utilizados atualmente para transportar estas embalagens pelo exterior da empresa. Esta proposta de melhoria resultará ainda na libertação de 30 m2 de área ocupada pelas embalagens de produto final no corredor da expedição, sendo este atualmente usado como ponto intermédio.
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A presente dissertação, realizada no âmbito do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, foi desenvolvida no departamento da logística da empresa Preh Portugal, Lda., uma empresa situada na Trofa, pertencente ao setor automóvel. O principal objetivo desta dissertação prende-se com a análise e melhoria do fluxo de materiais, com a redução de stocks intermédios e excessos de materiais, a otimização dos fluxos de materiais e a implementação de soluções de transporte de materiais sem aumentar os recursos. Após uma análise ao fluxo de materiais na empresa, identificaram-se os seguintes problemas: excesso de materiais na linha BMW 35UP High; má localização dos supermercados avançados na linha BMW BZM; e indefinição fluxo de embalagens de produto final. De modo a colmatar estes problemas propuseram-se as seguintes melhorias: redefinição do tempo de ciclo do comboio logístico 35UP High; 5S na linha de montagem e comboio logístico 35UP High; formação aos operadores do comboio 35UP High; implementação de um comboio logístico na linha BZM; redefinição do fluxo de embalagens de produto final; e implementação de um comboio logístico para as embalagens de produto final. Posteriormente à implementação destas melhorias, na linha 35UP High conseguiu-se reduzir o tempo de ciclo do comboio logístico em 9,43%, passando de 106 para 96 minutos. Também houve uma redução significativa do stock de material nesta linha produtiva, avaliado em 1447,54€. Estas melhorias resultaram ainda na diminuição dos desvios encontrados, em 41,6%, nas auditorias 5S internas. Na linha de montagem BZM, com a implementação de um comboio logístico, retiraram-se os supermercados avançados da área da montagem, libertando assim uma área de 15 m2. Com a definição de um novo fluxo para as embalagens de produto final pelo interior da empresa, ainda em fase de implementação, prevê-se que reduzirão as contaminações, como pó e poeiras, e consequentemente a diminuição de custos associados à lavagem destas embalagens. A implementação de um comboio dedicado ao transporte destas embalagens permitirá, além de padronizar o fluxo de materiais, reduzir em 10000€/ano os serviços subcontratados utilizados atualmente para transportar estas embalagens pelo exterior da empresa. Esta proposta de melhoria resultará ainda na libertação de 30 m2 de área ocupada pelas embalagens de produto final no corredor da expedição, sendo este atualmente usado como ponto intermédio.The strong growth that companies have been experiencing in recent years, both economically and technologically, has led to the development of increasingly demanding markets. The growing competitiveness between companies forces them to develop adaptability to new realities, making it necessary to acquire innovative concepts, techniques and products in the short term. Therefore, the improvement of processes with a view to reducing costs is more and more the focus of organizations, always ensuring the excellence of their products/services from the perspective of the final consumer. The present dissertation, carried out within the scope of the Master in Industrial Engineering and Management, was developed in the logistics department of the company Preh Portugal, Lda., a company located in Trofa, belonging to the automotive sector. The main objective of this dissertation is related to the analysis and improvement of the material flow, with the reduction of intermediate stocks and excess of materials, the optimization of material flows and the implementation of material transport solutions without increasing resources. After an analysis of the material flow in the company, the following problems were identified: excess of materials in the BMW 35UP High line; bad location of advanced supermarkets in the BMW BZM line; and undefined flow of final product packaging. In order to overcome these problems, the following improvements were proposed: redefinition of the cycle time of the 35UP High logistic train; 5S on the 35UP High assembly line and logistics train; training for operators of the 35UP High train; implementation of a logistic train on the BZM line; redefining the final product packaging flow; and implementation of a logistics train for final product packaging. After the implementation of these improvements, on the 35UP High line, the cycle time of the logistic train was reduced by 9,43%, from 106 to 96 minutes. There was also a significant reduction in the stock of material in this production line, valued at 1447,54€. These improvements also resulted in a decrease of 41,6% of deviations found in internal 5S audits. On the BZM assembly line, with the implementation of a logistics train, advanced supermarkets were removed from the assembly area, thus freeing up an area of 15 m2 . With the definition of a new flow for the final product packages inside the company, still in the implementation phase, it is expected that contamination, such as dust, will be reduced, and consequently the reduction of costs associated with the washing of these packages. The implementation of a train dedicated to the transport of these packages will, in addition to standardizing the flow of materials, reduce the subcontracted services currently used to transport these packages outside the company by 10000€/year. This improvement proposal will also result in the release of 30 m2 of area occupied by final product packaging in the shipping aisle, which is currently used as an intermediate point.Ferreira, Luís Carlos Ramos Nunes PintoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSampaio, João Pedro Silva2022-07-19T13:03:43Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20694TID:203039238porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:16:13Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20694Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:44.908121Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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