Análise e melhoria de processos numa empresa do setor automóvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/12254 |
Resumo: | O mercado global procura constantemente ferramentas de gestão e engenharia que possibilitam a sua evolução e o desenvolvimento de oportunidades de melhoria que são alicerçadas e fundamentadas através da adequação de processos que apresentam uma maior produtividade através da eliminação e redução de desperdícios, proporcionando um serviço de excelência. A dissertação apresentada foi realizada no âmbito do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, tendo sido desenvolvida em contexto laboral na empresa Sociedade Comercial C. Santos, Lda, no departamento pós-venda do setor de comerciais ligeiros onde foi feita uma análise dos processos críticos através da metodologia ActionResearch referente à gestão oficinal onde foram apresentadas e implementadas propostas de melhoria dos processos em estudo. Durante a realização do estágio foram executados mapeamentos e fluxogramas dos processos críticos de forma a permitir a melhoria dos mesmos. Foi criado um novo template de apoio no preenchimento de uma obra de reparação oficinal, foram igualmente apresentados e implementado um quadro Kanban de auxílio à gestão oficinal. Foram apresentadas ferramentas de gestão e Lean que servem de apoio e controlo à gestão oficinal e que permitem melhorias significativas no desenvolvimento e otimização dos processos em causa. Com o trabalho realizado, o sector de comerciais ligeiros foi incentivado a implementar as melhorias apresentadas, nomeadamente através da aplicação de ferramentas Lean e de gestão de processos que permitem a redução de custos, de erros processuais e uma melhor organização logística da empresa que permite a criação de valor para o cliente através do aumento da produtividade, eliminação de erros e melhoria continua apoiada na colaboração, participação e desempenho dos seus colaboradores. Na implementação das propostas de melhoria apresentadas, estas ainda se encontram em fase de implementação e adaptação por parte dos seus intervenientes, mas permite antecipar a sua aplicação a todos os processos presentes no serviço pós-venda e aos restantes departamentos da empresa. |
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Durante a realização do estágio foram executados mapeamentos e fluxogramas dos processos críticos de forma a permitir a melhoria dos mesmos. Foi criado um novo template de apoio no preenchimento de uma obra de reparação oficinal, foram igualmente apresentados e implementado um quadro Kanban de auxílio à gestão oficinal. Foram apresentadas ferramentas de gestão e Lean que servem de apoio e controlo à gestão oficinal e que permitem melhorias significativas no desenvolvimento e otimização dos processos em causa. Com o trabalho realizado, o sector de comerciais ligeiros foi incentivado a implementar as melhorias apresentadas, nomeadamente através da aplicação de ferramentas Lean e de gestão de processos que permitem a redução de custos, de erros processuais e uma melhor organização logística da empresa que permite a criação de valor para o cliente através do aumento da produtividade, eliminação de erros e melhoria continua apoiada na colaboração, participação e desempenho dos seus colaboradores. Na implementação das propostas de melhoria apresentadas, estas ainda se encontram em fase de implementação e adaptação por parte dos seus intervenientes, mas permite antecipar a sua aplicação a todos os processos presentes no serviço pós-venda e aos restantes departamentos da empresa.The global market is constantly looking for management and engineering tools that enable its evolution and the development of improvement opportunities that are based and grounded on the adaptation of processes that present a greater productivity through the elimination and reduction of waste, providing a service of excellence. The dissertation presented was carried out within the scope of the Master’s degree in Industrial Engineering and Management, having been developed in a labor context in the company Sociedade Comercial C. Santos, Lda, in the after-sales department of the light commercials’ sector, where an analysis of the critical processes was made, through the Action-Research methodology regarding the official management where proposals to improve the processes under study were presented and implemented. During the accomplishment of the stage, mappings and flowcharts of the critical processes were executed to allow their improvement. A new support template was created to fill out an official repair work. A Kanban framework was also presented and implemented to aid the official management. Management and Lean tools, which support and control the official management and allow significant improvements in the development and optimization of the processes in question, were presented. With the work done, the light commercials’ sector was encouraged to implement the improvements presented, namely through the application of Lean tools and processes management that allow the reduction of costs, process errors and a better internal logistics organization of the company which enables the creation of value for the customer through increased productivity, error elimination and continuous improvement supported by the collaboration, participation and performance of its employees. In the implementation of the improvement proposals presented, these are still in the process of implementation and adaptation by their stakeholders, but it allows you to anticipate its application to all processes present in the after-sales service of light commercials and other departments of the company.Ferreira, Luís Carlos Ramos Nunes PintoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLeite, António Manuel Carneiro2019-11-15T01:30:36Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12254TID:202027376porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-19T01:46:41Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12254Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:39.120810Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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