Professoras iniciantes em grupo colaborativo: Contributos da reflexão ao ensino de geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ciríaco, Klinger
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Morelatti, Maria Raquel, Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/28779
Resumo: Neste artigo, analisamos em que medida interações em um grupo colaborativo, constituído por professoras iniciantes, contribui para a aprendizagem da docência em Matemática. A metodologia inscreve-se no campo dos estudos qualitativos de cariz colaborativo. Tomamos por base dois episódios de vídeos de aulas de Matemática envolvendo a classificação de formas geométricas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Analisamos as interações ocorridas no grupo e descrevemos como a reflexão sobre a prática docente e o compartilhamento de experiências contribuem para desenvolvimento do conhecimento das professoras. Os resultados mostram que a vivência colaborativa oportunizou a identificação de lacunas conceituais decorrentes da formação inicial das professoras e desencadeou questões no âmbito da oclaboração que levaram o grupo a formular princípios pertinentes para a abordagem deste tema em suas próximas aulas.
id RCAP_343ae04d1105ef2a4b4e84bf9f13b8d4
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/28779
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Professoras iniciantes em grupo colaborativo: Contributos da reflexão ao ensino de geometriaPrática profissionalGeometriaProfessor inicianteMatemáticaProfessional practiceGeometryBeginning teacherMathematicsNeste artigo, analisamos em que medida interações em um grupo colaborativo, constituído por professoras iniciantes, contribui para a aprendizagem da docência em Matemática. A metodologia inscreve-se no campo dos estudos qualitativos de cariz colaborativo. Tomamos por base dois episódios de vídeos de aulas de Matemática envolvendo a classificação de formas geométricas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Analisamos as interações ocorridas no grupo e descrevemos como a reflexão sobre a prática docente e o compartilhamento de experiências contribuem para desenvolvimento do conhecimento das professoras. Os resultados mostram que a vivência colaborativa oportunizou a identificação de lacunas conceituais decorrentes da formação inicial das professoras e desencadeou questões no âmbito da oclaboração que levaram o grupo a formular princípios pertinentes para a abordagem deste tema em suas próximas aulas.Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoRepositório da Universidade de LisboaCiríaco, KlingerMorelatti, Maria RaquelPonte, João Pedro da2017-08-28T16:02:42Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/28779porCiríaco, K. T., Morelatti, M. R. M., & Ponte, J. P. (2016). Professoras iniciantes em grupo colaborativo: Contributos da reflexão ao ensino de geometria. Zetetiké, 24(2), 249-268.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:20:37Zoai:repositorio.ul.pt:10451/28779Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:51.480890Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Professoras iniciantes em grupo colaborativo: Contributos da reflexão ao ensino de geometria
title Professoras iniciantes em grupo colaborativo: Contributos da reflexão ao ensino de geometria
spellingShingle Professoras iniciantes em grupo colaborativo: Contributos da reflexão ao ensino de geometria
Ciríaco, Klinger
Prática profissional
Geometria
Professor iniciante
Matemática
Professional practice
Geometry
Beginning teacher
Mathematics
title_short Professoras iniciantes em grupo colaborativo: Contributos da reflexão ao ensino de geometria
title_full Professoras iniciantes em grupo colaborativo: Contributos da reflexão ao ensino de geometria
title_fullStr Professoras iniciantes em grupo colaborativo: Contributos da reflexão ao ensino de geometria
title_full_unstemmed Professoras iniciantes em grupo colaborativo: Contributos da reflexão ao ensino de geometria
title_sort Professoras iniciantes em grupo colaborativo: Contributos da reflexão ao ensino de geometria
author Ciríaco, Klinger
author_facet Ciríaco, Klinger
Morelatti, Maria Raquel
Ponte, João Pedro da
author_role author
author2 Morelatti, Maria Raquel
Ponte, João Pedro da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ciríaco, Klinger
Morelatti, Maria Raquel
Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Prática profissional
Geometria
Professor iniciante
Matemática
Professional practice
Geometry
Beginning teacher
Mathematics
topic Prática profissional
Geometria
Professor iniciante
Matemática
Professional practice
Geometry
Beginning teacher
Mathematics
description Neste artigo, analisamos em que medida interações em um grupo colaborativo, constituído por professoras iniciantes, contribui para a aprendizagem da docência em Matemática. A metodologia inscreve-se no campo dos estudos qualitativos de cariz colaborativo. Tomamos por base dois episódios de vídeos de aulas de Matemática envolvendo a classificação de formas geométricas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Analisamos as interações ocorridas no grupo e descrevemos como a reflexão sobre a prática docente e o compartilhamento de experiências contribuem para desenvolvimento do conhecimento das professoras. Os resultados mostram que a vivência colaborativa oportunizou a identificação de lacunas conceituais decorrentes da formação inicial das professoras e desencadeou questões no âmbito da oclaboração que levaram o grupo a formular princípios pertinentes para a abordagem deste tema em suas próximas aulas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-08-28T16:02:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/28779
url http://hdl.handle.net/10451/28779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciríaco, K. T., Morelatti, M. R. M., & Ponte, J. P. (2016). Professoras iniciantes em grupo colaborativo: Contributos da reflexão ao ensino de geometria. Zetetiké, 24(2), 249-268.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134369979301888