Professoras iniciantes em grupo colaborativo: Contributos da reflexão ao ensino de geometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/28779 |
Resumo: | Neste artigo, analisamos em que medida interações em um grupo colaborativo, constituído por professoras iniciantes, contribui para a aprendizagem da docência em Matemática. A metodologia inscreve-se no campo dos estudos qualitativos de cariz colaborativo. Tomamos por base dois episódios de vídeos de aulas de Matemática envolvendo a classificação de formas geométricas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Analisamos as interações ocorridas no grupo e descrevemos como a reflexão sobre a prática docente e o compartilhamento de experiências contribuem para desenvolvimento do conhecimento das professoras. Os resultados mostram que a vivência colaborativa oportunizou a identificação de lacunas conceituais decorrentes da formação inicial das professoras e desencadeou questões no âmbito da oclaboração que levaram o grupo a formular princípios pertinentes para a abordagem deste tema em suas próximas aulas. |
id |
RCAP_343ae04d1105ef2a4b4e84bf9f13b8d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/28779 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Professoras iniciantes em grupo colaborativo: Contributos da reflexão ao ensino de geometriaPrática profissionalGeometriaProfessor inicianteMatemáticaProfessional practiceGeometryBeginning teacherMathematicsNeste artigo, analisamos em que medida interações em um grupo colaborativo, constituído por professoras iniciantes, contribui para a aprendizagem da docência em Matemática. A metodologia inscreve-se no campo dos estudos qualitativos de cariz colaborativo. Tomamos por base dois episódios de vídeos de aulas de Matemática envolvendo a classificação de formas geométricas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Analisamos as interações ocorridas no grupo e descrevemos como a reflexão sobre a prática docente e o compartilhamento de experiências contribuem para desenvolvimento do conhecimento das professoras. Os resultados mostram que a vivência colaborativa oportunizou a identificação de lacunas conceituais decorrentes da formação inicial das professoras e desencadeou questões no âmbito da oclaboração que levaram o grupo a formular princípios pertinentes para a abordagem deste tema em suas próximas aulas.Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoRepositório da Universidade de LisboaCiríaco, KlingerMorelatti, Maria RaquelPonte, João Pedro da2017-08-28T16:02:42Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/28779porCiríaco, K. T., Morelatti, M. R. M., & Ponte, J. P. (2016). Professoras iniciantes em grupo colaborativo: Contributos da reflexão ao ensino de geometria. Zetetiké, 24(2), 249-268.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:20:37Zoai:repositorio.ul.pt:10451/28779Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:51.480890Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professoras iniciantes em grupo colaborativo: Contributos da reflexão ao ensino de geometria |
title |
Professoras iniciantes em grupo colaborativo: Contributos da reflexão ao ensino de geometria |
spellingShingle |
Professoras iniciantes em grupo colaborativo: Contributos da reflexão ao ensino de geometria Ciríaco, Klinger Prática profissional Geometria Professor iniciante Matemática Professional practice Geometry Beginning teacher Mathematics |
title_short |
Professoras iniciantes em grupo colaborativo: Contributos da reflexão ao ensino de geometria |
title_full |
Professoras iniciantes em grupo colaborativo: Contributos da reflexão ao ensino de geometria |
title_fullStr |
Professoras iniciantes em grupo colaborativo: Contributos da reflexão ao ensino de geometria |
title_full_unstemmed |
Professoras iniciantes em grupo colaborativo: Contributos da reflexão ao ensino de geometria |
title_sort |
Professoras iniciantes em grupo colaborativo: Contributos da reflexão ao ensino de geometria |
author |
Ciríaco, Klinger |
author_facet |
Ciríaco, Klinger Morelatti, Maria Raquel Ponte, João Pedro da |
author_role |
author |
author2 |
Morelatti, Maria Raquel Ponte, João Pedro da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ciríaco, Klinger Morelatti, Maria Raquel Ponte, João Pedro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática profissional Geometria Professor iniciante Matemática Professional practice Geometry Beginning teacher Mathematics |
topic |
Prática profissional Geometria Professor iniciante Matemática Professional practice Geometry Beginning teacher Mathematics |
description |
Neste artigo, analisamos em que medida interações em um grupo colaborativo, constituído por professoras iniciantes, contribui para a aprendizagem da docência em Matemática. A metodologia inscreve-se no campo dos estudos qualitativos de cariz colaborativo. Tomamos por base dois episódios de vídeos de aulas de Matemática envolvendo a classificação de formas geométricas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Analisamos as interações ocorridas no grupo e descrevemos como a reflexão sobre a prática docente e o compartilhamento de experiências contribuem para desenvolvimento do conhecimento das professoras. Os resultados mostram que a vivência colaborativa oportunizou a identificação de lacunas conceituais decorrentes da formação inicial das professoras e desencadeou questões no âmbito da oclaboração que levaram o grupo a formular princípios pertinentes para a abordagem deste tema em suas próximas aulas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2017-08-28T16:02:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/28779 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/28779 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciríaco, K. T., Morelatti, M. R. M., & Ponte, J. P. (2016). Professoras iniciantes em grupo colaborativo: Contributos da reflexão ao ensino de geometria. Zetetiké, 24(2), 249-268. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134369979301888 |