Metodologia de trabalho de projeto e promoção de competências para o desenvolvimento sustentável no 1.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Patrícia Isabel Fernandes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7033
Resumo: A Educação para a Cidadania, atualmente, é vista como um elemento central na formação de crianças e jovens. Sendo a Escola um espaço privilegiado para a formação de cidadãos responsáveis, críticos, ativos e intervenientes na sociedade é fundamental que as práticas pedagógicas sejam adequadas às mudanças e necessidades globais. Um dos grandes desafios mundiais é saber como se podem desenvolver e colocar em prática ações que promovam um desenvolvimento sustentável protegendo a vida marítima. As pessoas, cada vez mais, entendem que a Educação Ambiental determinante para a sustentabilidade do planeta Terra, sendo fundamental agir hoje para não comprometer as futuras gerações. O presente trabalho de investigação-ação teve como finalidade promover competências e sensibilizar os alunos para as questões ambientais ligadas ao mar. O estudo foi realizado numa Escola Básica do 1.º CEB de um Agrupamento de Escolas do interior norte, onde foram desenvolvidas atividades relacionadas com a poluição marinha. Durante quatro intervenções, solicitaram-se, aos alunos, ilustrações, imagens e vídeos sobre como eles percecionavam a vida marinha, que relação estabeleciam entre o lixo e os animais, o tempo de degradação dos materiais que eram encontrados com mais frequência nos oceanos e praias, e a recolha de materiais usados para a construção de uma corda de saltar individual. Os alunos foram entrevistados, em dois momentos distintos, antes da primeira intervenção, para recolher dados sobre os seus conhecimentos prévios e após a conclusão das atividades, para recolher dados sobre as aprendizagens alcançadas. Os dados recolhidos permitiram-nos concluir que os alunos estão conscientes das consequências da poluição ambiental na vida marinha e que estas são um problema causado pelas ações incorretas dos seres humanos. A preocupação com esta problemática diminui com a distância entre o interior e o litoral, mas estes alunos parecem estar conscientes de que as suas ações também afetam a preservação dos ecossistemas marinhos. Concluímos ainda que as atividades desenvolvidas a partir da metodologia de trabalho de projeto foram uma mais-valia na formação e sensibilização dos alunos deste nível de ensino e, em especial, no desenvolvimento de competências individuais essenciais para a prevenção da poluição marinha e preservação do meio ambiente.
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As pessoas, cada vez mais, entendem que a Educação Ambiental determinante para a sustentabilidade do planeta Terra, sendo fundamental agir hoje para não comprometer as futuras gerações. O presente trabalho de investigação-ação teve como finalidade promover competências e sensibilizar os alunos para as questões ambientais ligadas ao mar. O estudo foi realizado numa Escola Básica do 1.º CEB de um Agrupamento de Escolas do interior norte, onde foram desenvolvidas atividades relacionadas com a poluição marinha. Durante quatro intervenções, solicitaram-se, aos alunos, ilustrações, imagens e vídeos sobre como eles percecionavam a vida marinha, que relação estabeleciam entre o lixo e os animais, o tempo de degradação dos materiais que eram encontrados com mais frequência nos oceanos e praias, e a recolha de materiais usados para a construção de uma corda de saltar individual. Os alunos foram entrevistados, em dois momentos distintos, antes da primeira intervenção, para recolher dados sobre os seus conhecimentos prévios e após a conclusão das atividades, para recolher dados sobre as aprendizagens alcançadas. Os dados recolhidos permitiram-nos concluir que os alunos estão conscientes das consequências da poluição ambiental na vida marinha e que estas são um problema causado pelas ações incorretas dos seres humanos. A preocupação com esta problemática diminui com a distância entre o interior e o litoral, mas estes alunos parecem estar conscientes de que as suas ações também afetam a preservação dos ecossistemas marinhos. Concluímos ainda que as atividades desenvolvidas a partir da metodologia de trabalho de projeto foram uma mais-valia na formação e sensibilização dos alunos deste nível de ensino e, em especial, no desenvolvimento de competências individuais essenciais para a prevenção da poluição marinha e preservação do meio ambiente.Education for Citizenship is currently seen as a central element in the education of children and young people. Since the School is a privileged space for the formation of responsible, critical, active, and intervening citizens in society, it is essential that pedagogical practices are adapted to global changes and needs. One of the great global challenges is to know how actions can be developed and put into practice that promote sustainable development while protecting marine life. People increasingly understand that Environmental Education is crucial for the sustainability of planet Earth, and it is essential to act today so as not to compromise future generations. This action-research aimed to promote skills and sensitize students to environmental issues related to the sea. The study was carried out in a Basic School of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) of a School Grouping in the interior region, where activities related to marine pollution were developed. During four interventions, the students were asked to provide illustrations, images, and videos about how they perceived the marine, what relationship they established between garbage and animals, the degradation time of the materials that were found more frequently in the oceans and beaches, and the collection of materials used to construct an individual jump rope. Students were interviewed, at two different times, before the first intervention, to collect data on their previous knowledge and after the completion of the activities, to collect data on the learning achieved. The data collected allowed us to conclude that the students are aware of the consequences of environmental pollution on marine life and that these are a problem caused by the wrong actions of human beings. The concern with this problem diminishes with the distance from the coast, but they seem to be aware that their actions also affect the preservation of marine ecosystems. We also concluded that the activities developed from the project work methodology were an asset in the training and awareness of students at this level of education, especially, in the development of individual skills, essential for the prevention of marine pollution and preservation of the environment.Cardoso, Ana PaulaRocha, JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuRamos, Patrícia Isabel Fernandes2021-12-092023-12-09T00:00:00Z2021-12-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7033TID:202899969porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:29:10Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7033Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:50.356024Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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description A Educação para a Cidadania, atualmente, é vista como um elemento central na formação de crianças e jovens. Sendo a Escola um espaço privilegiado para a formação de cidadãos responsáveis, críticos, ativos e intervenientes na sociedade é fundamental que as práticas pedagógicas sejam adequadas às mudanças e necessidades globais. Um dos grandes desafios mundiais é saber como se podem desenvolver e colocar em prática ações que promovam um desenvolvimento sustentável protegendo a vida marítima. As pessoas, cada vez mais, entendem que a Educação Ambiental determinante para a sustentabilidade do planeta Terra, sendo fundamental agir hoje para não comprometer as futuras gerações. O presente trabalho de investigação-ação teve como finalidade promover competências e sensibilizar os alunos para as questões ambientais ligadas ao mar. O estudo foi realizado numa Escola Básica do 1.º CEB de um Agrupamento de Escolas do interior norte, onde foram desenvolvidas atividades relacionadas com a poluição marinha. Durante quatro intervenções, solicitaram-se, aos alunos, ilustrações, imagens e vídeos sobre como eles percecionavam a vida marinha, que relação estabeleciam entre o lixo e os animais, o tempo de degradação dos materiais que eram encontrados com mais frequência nos oceanos e praias, e a recolha de materiais usados para a construção de uma corda de saltar individual. Os alunos foram entrevistados, em dois momentos distintos, antes da primeira intervenção, para recolher dados sobre os seus conhecimentos prévios e após a conclusão das atividades, para recolher dados sobre as aprendizagens alcançadas. Os dados recolhidos permitiram-nos concluir que os alunos estão conscientes das consequências da poluição ambiental na vida marinha e que estas são um problema causado pelas ações incorretas dos seres humanos. A preocupação com esta problemática diminui com a distância entre o interior e o litoral, mas estes alunos parecem estar conscientes de que as suas ações também afetam a preservação dos ecossistemas marinhos. Concluímos ainda que as atividades desenvolvidas a partir da metodologia de trabalho de projeto foram uma mais-valia na formação e sensibilização dos alunos deste nível de ensino e, em especial, no desenvolvimento de competências individuais essenciais para a prevenção da poluição marinha e preservação do meio ambiente.
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