Transporte Intermodal e a Redução das Emissões de CO2
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2580 |
Resumo: | Nos últimos anos a possibilidade de as indústrias atuarem no mercado global, tem contribuído para o aumento do transporte de mercadorias por todo o tipo de rodovias. O transporte é considerado um setor-chave para vários países, mas também é considerado uma das principais fontes de emissão de CO2. O transporte intermodal é um direcionador para a redução das emissões de CO2 e oferece soluções com baixo teor de CO2 e baixo custo. O objetivo desta dissertação é identificar a combinação de transporte intermodal que emite o menor teor de CO2 na atmosfera por meio do desenho e análise de diversos cenários possíveis, utilizando uma calculadora de CO2 disponível online (DHL Carbon Calculater), para um caso de estudo específico, neste caso o IKEA. Diferentes cenários de intermodalidade foram criados e os resultados analisados em relação aos indicadores de redução de CO2, custo e tempo de transporte e distância. Os três percursos escolhidos foram: Matosinhos (PT) - Valls (ES); Penamaior (PT) - Erfurt (DE); Tábua (PT) - Piacenza (IT). Este estudo foi desenvolvido com o auxílio de fontes disponíveis ao público e, com base nas informações encontradas. Com o auxílio da DHL Carbon Calculater, foi possível determinar o cenário ideal relativamente à minimização da emissão de CO2 para cada rota: Matosinhos (PT) - Valls (ES): Cenário 2 - Utilização da intermodalidade rodoferroviária; Penamaior (PT) - Erfurt (DE): Cenário 2 - Uso Rodoviário - Marítimo - Intermodalidade Rodoviária; Tábua (PT) - Piacenza (IT): Cenário 2 - Uso Rodoviário - Marítimo - Intermodalidade Rodoviária. |
id |
RCAP_344b77d8282bb2641ad7aac1c8f76b97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2580 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Transporte Intermodal e a Redução das Emissões de CO2SustentabilidadeIntermodalidadeEmissões de CO2.SustainabilityIntermodalityCO2 Emissions.Nos últimos anos a possibilidade de as indústrias atuarem no mercado global, tem contribuído para o aumento do transporte de mercadorias por todo o tipo de rodovias. O transporte é considerado um setor-chave para vários países, mas também é considerado uma das principais fontes de emissão de CO2. O transporte intermodal é um direcionador para a redução das emissões de CO2 e oferece soluções com baixo teor de CO2 e baixo custo. O objetivo desta dissertação é identificar a combinação de transporte intermodal que emite o menor teor de CO2 na atmosfera por meio do desenho e análise de diversos cenários possíveis, utilizando uma calculadora de CO2 disponível online (DHL Carbon Calculater), para um caso de estudo específico, neste caso o IKEA. Diferentes cenários de intermodalidade foram criados e os resultados analisados em relação aos indicadores de redução de CO2, custo e tempo de transporte e distância. Os três percursos escolhidos foram: Matosinhos (PT) - Valls (ES); Penamaior (PT) - Erfurt (DE); Tábua (PT) - Piacenza (IT). Este estudo foi desenvolvido com o auxílio de fontes disponíveis ao público e, com base nas informações encontradas. Com o auxílio da DHL Carbon Calculater, foi possível determinar o cenário ideal relativamente à minimização da emissão de CO2 para cada rota: Matosinhos (PT) - Valls (ES): Cenário 2 - Utilização da intermodalidade rodoferroviária; Penamaior (PT) - Erfurt (DE): Cenário 2 - Uso Rodoviário - Marítimo - Intermodalidade Rodoviária; Tábua (PT) - Piacenza (IT): Cenário 2 - Uso Rodoviário - Marítimo - Intermodalidade Rodoviária.Over the last years the possibility of industries operate in a global market, has been contributing to increase the transportation of goods by highways. The transportation is considered a key sector for several countries but is also considered as one of the main sources of CO2 emission. Intermodal transport is a driver for reducing CO2 emissions, and offer solutions with low CO2 content and low costs. The objective of this dissertation is to identify the combination of intermodal transport that emits the lowest CO2 content into the atmosphere through the design and analysis of several possible scenarios, using a CO2 calculator available online (DHL Carbon Calculater). Different scenarios of intermodality were created and the results were analysed in relation to the indicators of CO2 reduction, cost and time of transport and distance. The three routes chosen were: Matosinhos (PT) - Valls (ES); Penamaior (PT) - Erfurt (DE); Tábua (PT) - Piacenza (IT). This study was developed with the help of sources available to the public and, based on the information found. Through the help of DHL Carbon Calculater, we were able to determine the ideal scenario with respect to minimizing CO2 emissions for each route: Matosinhos (PT) - Valls (ES): Scenario 2 - Use of road- rail- road intermodality; Penamaior (PT) - Erfurt (DE): Scenario 2 - Use of Road - Maritime – Road Intermodality; Tábua (PT) - Piacenza (IT): Scenario 2 - Use of Road - Maritime - Road Intermodality.2021-11-05T15:49:19Z2021-10-18T00:00:00Z2021-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2580TID:202783383porÓrfão, Ana Maria Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:36:07Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2580Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:28.875323Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transporte Intermodal e a Redução das Emissões de CO2 |
title |
Transporte Intermodal e a Redução das Emissões de CO2 |
spellingShingle |
Transporte Intermodal e a Redução das Emissões de CO2 Órfão, Ana Maria Neves Sustentabilidade Intermodalidade Emissões de CO2. Sustainability Intermodality CO2 Emissions. |
title_short |
Transporte Intermodal e a Redução das Emissões de CO2 |
title_full |
Transporte Intermodal e a Redução das Emissões de CO2 |
title_fullStr |
Transporte Intermodal e a Redução das Emissões de CO2 |
title_full_unstemmed |
Transporte Intermodal e a Redução das Emissões de CO2 |
title_sort |
Transporte Intermodal e a Redução das Emissões de CO2 |
author |
Órfão, Ana Maria Neves |
author_facet |
Órfão, Ana Maria Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Órfão, Ana Maria Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sustentabilidade Intermodalidade Emissões de CO2. Sustainability Intermodality CO2 Emissions. |
topic |
Sustentabilidade Intermodalidade Emissões de CO2. Sustainability Intermodality CO2 Emissions. |
description |
Nos últimos anos a possibilidade de as indústrias atuarem no mercado global, tem contribuído para o aumento do transporte de mercadorias por todo o tipo de rodovias. O transporte é considerado um setor-chave para vários países, mas também é considerado uma das principais fontes de emissão de CO2. O transporte intermodal é um direcionador para a redução das emissões de CO2 e oferece soluções com baixo teor de CO2 e baixo custo. O objetivo desta dissertação é identificar a combinação de transporte intermodal que emite o menor teor de CO2 na atmosfera por meio do desenho e análise de diversos cenários possíveis, utilizando uma calculadora de CO2 disponível online (DHL Carbon Calculater), para um caso de estudo específico, neste caso o IKEA. Diferentes cenários de intermodalidade foram criados e os resultados analisados em relação aos indicadores de redução de CO2, custo e tempo de transporte e distância. Os três percursos escolhidos foram: Matosinhos (PT) - Valls (ES); Penamaior (PT) - Erfurt (DE); Tábua (PT) - Piacenza (IT). Este estudo foi desenvolvido com o auxílio de fontes disponíveis ao público e, com base nas informações encontradas. Com o auxílio da DHL Carbon Calculater, foi possível determinar o cenário ideal relativamente à minimização da emissão de CO2 para cada rota: Matosinhos (PT) - Valls (ES): Cenário 2 - Utilização da intermodalidade rodoferroviária; Penamaior (PT) - Erfurt (DE): Cenário 2 - Uso Rodoviário - Marítimo - Intermodalidade Rodoviária; Tábua (PT) - Piacenza (IT): Cenário 2 - Uso Rodoviário - Marítimo - Intermodalidade Rodoviária. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-05T15:49:19Z 2021-10-18T00:00:00Z 2021-10-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2580 TID:202783383 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2580 |
identifier_str_mv |
TID:202783383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131520615579648 |