Práticas de letramento docente e constituição identitária de professoras(es) que ensinam Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda da Silva, Neomar
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pereira de Oliveira, Andréia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.25023
Resumo: Este artigo tem por objetivo caracterizar a constituição identitária de professoras(es) que ensinam Matemática mediada pela participação em práticas de letramento docente. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa e ferramentas analíticas da Teoria Social da Aprendizagem para discutir a perspectiva do letramento como prática social e a constituição de identidades docentes a partir de usos da leitura e da escrita em reuniões de planejamento de aulas e estudos teóricos para o Ensino de Matemática, das quais participaram professoras(es) que ensinam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública. O material empírico foi produzido por meio de entrevistas com essas(es) professoras(es) e de observações dessas reuniões. Os resultados indicam que identidades foram constituídas conforme diferentes modos de afiliação, a saber: identidade como alinhamento, identidade como engajamento e identidade como imaginação. A análise sugere que a constituição identitária docente ocorreu na busca por se assumirem insiders em práticas de usos da leitura e da escrita específicas daquele domínio, por meio da negociação de identidades para serem reconhecidos e do engajamento em práticas valorizadas naquele contexto.
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