Práticas de letramento docente e constituição identitária de professoras(es) que ensinam Matemática
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.25023 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo caracterizar a constituição identitária de professoras(es) que ensinam Matemática mediada pela participação em práticas de letramento docente. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa e ferramentas analíticas da Teoria Social da Aprendizagem para discutir a perspectiva do letramento como prática social e a constituição de identidades docentes a partir de usos da leitura e da escrita em reuniões de planejamento de aulas e estudos teóricos para o Ensino de Matemática, das quais participaram professoras(es) que ensinam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública. O material empírico foi produzido por meio de entrevistas com essas(es) professoras(es) e de observações dessas reuniões. Os resultados indicam que identidades foram constituídas conforme diferentes modos de afiliação, a saber: identidade como alinhamento, identidade como engajamento e identidade como imaginação. A análise sugere que a constituição identitária docente ocorreu na busca por se assumirem insiders em práticas de usos da leitura e da escrita específicas daquele domínio, por meio da negociação de identidades para serem reconhecidos e do engajamento em práticas valorizadas naquele contexto. |
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Práticas de letramento docente e constituição identitária de professoras(es) que ensinam MatemáticaPráticas de letramento docente e constituição identitária de professoras(es) que ensinam MatemáticaArtigosEste artigo tem por objetivo caracterizar a constituição identitária de professoras(es) que ensinam Matemática mediada pela participação em práticas de letramento docente. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa e ferramentas analíticas da Teoria Social da Aprendizagem para discutir a perspectiva do letramento como prática social e a constituição de identidades docentes a partir de usos da leitura e da escrita em reuniões de planejamento de aulas e estudos teóricos para o Ensino de Matemática, das quais participaram professoras(es) que ensinam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública. O material empírico foi produzido por meio de entrevistas com essas(es) professoras(es) e de observações dessas reuniões. Os resultados indicam que identidades foram constituídas conforme diferentes modos de afiliação, a saber: identidade como alinhamento, identidade como engajamento e identidade como imaginação. A análise sugere que a constituição identitária docente ocorreu na busca por se assumirem insiders em práticas de usos da leitura e da escrita específicas daquele domínio, por meio da negociação de identidades para serem reconhecidos e do engajamento em práticas valorizadas naquele contexto.This article aims to characterize the identity constitution of teachers who teach mathematics participating in teacher literacy practices. Therefore, we use a qualitative approach and analytical tools from the Social Theory of Learning to discuss the perspective of literacy as a social practice and the constitution of teacher identities based on the uses of reading and writing in class planning and study meetings, of which Teachers who teach Mathematics in the final years of Elementary School in a public school participated. Data were produced through interviews with teachers who teach mathematics in the final years of elementary school and through observations of lesson planning meetings and studies in a public school. The results indicate that identities were constituted according to different modes of affiliation, namely: identity as alignment, identity as engagement and identity as imagination. The analysis suggests that the constitution of the identities of the members occurred in the search for becoming insiders in practices of use of reading and writing specific to that domain, through the negotiation of identities to be recognized and the engagement in practices valued in that context.APM - Associação de Professores de Matemática2022-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.25023por2183-28380872-3915Lacerda da Silva, NeomarPereira de Oliveira, Andréia Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-05T20:45:14Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25023Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:32.887796Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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