Práticas de letramento docente em um empreendimento com tarefas matemáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Neomar Lacerda da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira,Andréia Maria Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100203
Resumo: Resumo: Neste artigo objetivamos identificar e descrever a negociação de significados em práticas de letramento docente em um empreendimento do qual participaram professoras/ es que ensinam Matemática. Para tanto, inspirados em uma perspectiva sociocultural do letramento, utilizamos uma abordagem qualitativa e os constructos teóricos participação, reificação e negociação de significados para descrever a prática de professoras/es quando selecionaram e analisaram tarefas para os anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública. A produção do material empírico ocorreu por meio de observações, entrevistas e documentos. Os resultados indicam que a seleção e a implementação de tarefas ocorreram conforme o contexto das turmas e em referência a aspectos da prática, para desenvolver tarefas e narrativas de aula. As análises sugerem que essas ações refletiram usos sociais da leitura e da escrita, em práticas reconhecidas e valorizadas naquele contexto, e a forma como usaram os textos para se socializar e serem reconhecidas/os como participantes.
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