Análise energética-ambiental e otimização da eficiência de um corredor de transporte público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, André Dias de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/36209
Resumo: Nos dias de hoje, o setor dos transportes é um dos principais responsáveis globais pelo consumo de energia e emissões de gases com efeito de estufa e poluentes atmosféricos. Num esforço conjunto, a União Europeia tem como grande objetivo transformar a sua economia na primeira economia com impacto neutro no clima. Consequentemente, a mobilidade urbana sustentável deve ser promovida ao máximo. Este tipo de estratégia está centrado na promoção de sistemas de transporte público que permitam a redução da utilização de veículos privados, a minimização do ruído do tráfego e a poluição atmosférica assegurando simultaneamente, condições de acessibilidade aos cidadãos. Contudo, os sistemas de transporte público precisam de se adaptar periodicamente ao desenvolvimento do contexto urbano e periurbano em que operam e às mudanças comportamentais nos hábitos de mobilidade na sequência de fatores externos como é o caso da pandemia Covid-19. O objetivo desta dissertação visa a condução de uma análise exploratória sobre novas tecnologias e estratégias para aumentar a eficiência, segurança e qualidade dos sistemas de transporte público, através da promoção de novas políticas de mobilidade num corredor de transportes regionais. Uma caracterização energético-ambiental do corredor de transporte público que engloba a linha 04 da AveiroBus e a linha do Vouga foi realizada com o intuito de estudar alternativas que tragam mais eficiência e sustentabilidade às linhas. O trabalho envolve três fases principais, uma recolha de dados empíricos acerca do atual estado da oferta com base em dados GPS, a avaliação do desempenho operacional e ambiental através de equações empíricas e ferramentas de modelação para que, numa última fase se identifique ineficiências e se realize um estudo de estratégias e alternativas que otimizem as conexões a vários níveis. Um dos principais objetivos da fase de otimização é a redução dos níveis de emissões e do consumo de energia em ambas as linhas, neste sentido, relativamente à linha 04, foi possível concluir que uma melhor articulação entre o tipo de autocarro que são utilizados e a procura de passageiros pode reduzir significativamente as emissões de CO2 bem como a utilização de autocarros elétricos. O uso de autocarros de menor capacidade, como os Minibus nas horas de menor procura, reduz as emissões de CO2 destas viagens em 50%, mas um cenário em que toda a frota é inteiramente eletrificada, pode reduzir ainda mais as emissões em pelo menos 90% em todas as viagens. Em termos da linha ferroviária, é de destacar o cenário estudado acerca da implementação do metro bus, ou BRT-Bus rapid transit. Os resultados comprovam que, com este sistema de transporte, uma redução de 90% das emissões de CO2 seria possível. Além disso, os resultados dos fatores de passageiros por quilómetro para cada linha verificam também a importância da utilização do transporte público e a necessidade de uma transferência modal para os sistemas de transporte coletivo, reduzindo a utilização de automóveis particulares. Por fim, os resultados permitem antecipar alguns potenciais impactos ao nível de eficiência energética e ambiental no corredor em estudo, contudo, outras dimensões como a componente económica, social e a articulação com a restantes redes regionais e nacionais de transportes deverão também de ser equacionados.
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Contudo, os sistemas de transporte público precisam de se adaptar periodicamente ao desenvolvimento do contexto urbano e periurbano em que operam e às mudanças comportamentais nos hábitos de mobilidade na sequência de fatores externos como é o caso da pandemia Covid-19. O objetivo desta dissertação visa a condução de uma análise exploratória sobre novas tecnologias e estratégias para aumentar a eficiência, segurança e qualidade dos sistemas de transporte público, através da promoção de novas políticas de mobilidade num corredor de transportes regionais. Uma caracterização energético-ambiental do corredor de transporte público que engloba a linha 04 da AveiroBus e a linha do Vouga foi realizada com o intuito de estudar alternativas que tragam mais eficiência e sustentabilidade às linhas. O trabalho envolve três fases principais, uma recolha de dados empíricos acerca do atual estado da oferta com base em dados GPS, a avaliação do desempenho operacional e ambiental através de equações empíricas e ferramentas de modelação para que, numa última fase se identifique ineficiências e se realize um estudo de estratégias e alternativas que otimizem as conexões a vários níveis. Um dos principais objetivos da fase de otimização é a redução dos níveis de emissões e do consumo de energia em ambas as linhas, neste sentido, relativamente à linha 04, foi possível concluir que uma melhor articulação entre o tipo de autocarro que são utilizados e a procura de passageiros pode reduzir significativamente as emissões de CO2 bem como a utilização de autocarros elétricos. 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Por fim, os resultados permitem antecipar alguns potenciais impactos ao nível de eficiência energética e ambiental no corredor em estudo, contudo, outras dimensões como a componente económica, social e a articulação com a restantes redes regionais e nacionais de transportes deverão também de ser equacionados.Today, the transport sector is one of the leading global drivers of energy consumption and emissions of greenhouse gases and air pollutants. In a joint effort, the European Union has the major goal of making its economy the first climate-neutral economy. Consequently, sustainable urban mobility must be promoted with a focus on the promotion of public transport systems that allow the reduction of private vehicle use, the minimization of traffic noise and air pollution while ensuring good accessibility conditions for citizens. However, public transport systems need to adapt periodically to the development of the urban and peri-urban context in which they operate and to behavioural changes in mobility habits following disrupting experiences such as, for example, the Covid-19 pandemic. The objective of this dissertation is to conduct an exploratory analysis of new technologies and strategies to increase the efficiency, safety, and quality of public transport systems by promoting new mobility policies in a transport corridor. An energetic-environmental characterization of the public transport corridor that includes the AveiroBus line 04 and the Vouga railway was carried out to study alternatives that bring more efficiency and sustainability to the transport services operating in the corridor. The work involves three main phases, empirical data collection for supply and demand characterization based on GPS data, the assessment of operational and environmental performance through empirical equations and modelling tools and finally, the identification of problems and inefficiencies and the study of alternative strategies. One of the optimization phase's main goals is to reduce emissions and energy consumption levels on both lines. Furthermore, regarding line 04, it was concluded that a better articulation between the type of buses used in the passenger demand and the use of electric buses could reduce CO2 emissions significantly. The use of smaller-capacity buses such as the minibus at off-peak hours reduces CO2 emissions by 50% in these hours, but a scenario where the entire fleet is composed of electric buses can reduce even more the emissions, by at least 90% for every trip, compared to the current offer. In terms of the railway, a Metrobus scenario was studied. Results show that this change would lead to a 90% reduction in CO2 emissions. In addition, the results of passenger factors for each line verify the importance of using public transport and the need for a modal shift to these types of transportation services, reducing the use of private cars. Finally, the results allow to anticipate some potential impacts in terms of energy and environmental efficiency in the corridor under study, however, other dimensions such as the economic and social component and the articulation with others transport networks must be considered.2023-12-23T00:00:00Z2022-12-09T00:00:00Z2022-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36209porVasconcelos, André Dias deinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:09:47Zoai:ria.ua.pt:10773/36209Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:04.514034Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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