Modelagem das emissões de poluentes atmosféricos oriundos da atividade de transporte coletivo por ônibus - Estudo de caso São Paulo, SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quirino, Felipe Pereira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218388
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.
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spelling Modelagem das emissões de poluentes atmosféricos oriundos da atividade de transporte coletivo por ônibus - Estudo de caso São Paulo, SPFatores de EmissãoEmissões VeicularesDieselProconveTransporte PúblicoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.As emissões de gases poluentes veiculares são um sério problema das médias e grandes cidades brasileiras, a grande proporção destas emissões oriundas da operação de transporte público é significativa devido ao atraso tecnológico dos ônibus e à falta de investimentos necessários à manutenção e atualização do sistema de transporte público. Nesse sentido, é possível estimar as emissões de poluentes atmosféricos por meio dos Fatores de Emissão e uso de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), com vistas a modelar as emissões veiculares sem a necessidade de medição in loco, o que permite a replicação de estudos e análises como estas em vários lugares do país sem custo. As fases Proconve evoluem ano a ano atualizando os Fatores de Emissão e desafiando as cidades brasileiras a reduzirem suas emissões, tornando o padrão de ônibus urbano movido à diesel cada vez mais obsoleto. Observou-se reduções próximas de 100% na emissão de alguns poluentes entre fases do programa por meio da adoção e combinação de sistemas que agem tanto nos produtos da combustão quanto no processo de combustão; as emissões de material particulado, por exemplo, reduziram de forma gradual ao longo das fases, aproximando-se de 100% desde a implantação das primeiras melhorias nos motores feitas em P2 (Euro 0) até a projeção do que a P8 (Euro VI) ocasionará em termos de redução deste mesmo, tal fato se explica pelos aprimoramentos contínuos dos filtros de partículas (DPF), além da operação combinada com outros sistemas. Adequações e a renovação contínua da frota representam a diminuição de problemas de saúde recorrentes e, consequentemente, redução de gastos públicos e melhora da qualidade de vida dos usuários dos sistemas de transporte público coletivo.Emissions of vehicle polluting gases are a serious problem in medium and large Brazilian cities, the large proportion of these emissions from public transport operations is significant due to the technological backwardness of buses and the lack of investments necessary to maintain and update the transport system public. In this sense, it’s possible to estimate emissions of atmospheric pollutants using Emission Factors and the use of Geographic Information Systems (GIS), with a view to modeling vehicle emissions without the need for on-site measurement, which allows replication of studies and analyzes like these in various parts of the country at no cost. The Proconve phases evolve year by year by updating the Emission Factors and challenging Brazilian cities to reduce their emissions, making the diesel-powered urban bus standard increasingly obsolete. It was observed reductions close to 100% in the emission of some pollutants between phases of the program through the adoption and combination of systems that act both in the products of combustion and in the combustion process; emissions of particulate matter, for example, gradually reduced over the phases, approaching 100% from the implementation of the first improvements in engines made in P2 (Euro 0) to the projection of that in P8 (Euro VI) This will be explained by the continuous improvements in particulate filters (DPF), in addition to the combined operation with other systems. Adaptations and the continuous renewal of the fleet represent a decrease in recurring health problems and, consequently, a reduction in public spending and an improvement in the quality of life of users of public transport systems.Joinville, SCDias, Helry Luvillany FonteneleUniversidade Federal de Santa CatarinaQuirino, Felipe Pereira2020-12-14T14:31:27Z2020-12-14T14:31:27Z2020-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis84 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218388info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-12-14T14:31:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218388Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-14T14:31:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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