A meta-emoção parental e autonomia funcional em adultos com incapacidade intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Letícia Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3084
Resumo: Na literatura científica nota-se um crescente interesse pelo desenvolvimento emocional, onde os pais desempenham um papel crucial ao longo de todo o desenvolvimento. Um dos constructos centrais é o da Meta-emoção parental, que se refere às emoções e pensamentos que os pais têm relativamente às emoções dos filhos. O foco de interesse desta investigação é o impacto que a Meta-emoção parental pode ter na Autonomia Funcional, quando os indivíduos são portadores de uma Incapacidade Inteletual. Entendendo-se por Autonomia Funcional a aptidão de um individuo para conseguir fazer as atividades básicas e instrumentais de vida diária. Deste modo, pretende-se identificar se a perceção da atitude dos pais em relação às emoções negativas dos filhos adultos dependentes, os torna autónomos na vida diária. Pelo que se recorreu a uma metodologia quantitativa, transversal e correlacional, com uma amostra de 50 participantes, progenitores de indivíduos adultos com Incapacidade Intelectual (idades ≥ a 18 anos, que vivem com os pais e frequentam um CAO). Utilizou-se a Escala de Comportamentos Adaptativos (apenas alguns domínios) e a versão portuguesa da CCNES (a RPEN). Os resultados apontam para que a perceção das reações dos pais aos estados emocionais dos filhos adultos dependentes está relacionada com a sua Autonomia Funcional, principalmente nos domínios da Personalidade, da Responsabilidade e da Socialização.
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