Lean na gestão de operações de uma empresa de transporte expresso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palhares, João Alberto Cerqueira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16828
Resumo: A presente dissertação foi elaborada no âmbito da unidade curricular de Dissertação / Projeto / Estágio, incluída no plano de estudos do 2º Ano do Mestrado em Engenharia Mecânica – Ramo de Gestão Industrial. O aumento de volume de negócio e a necessidade de responder com elevada rapidez e eficiência aos desafios diários, levou a que fosse realizada uma análise ao processo de Inbound com o objetivo de identificar possíveis pontos de melhoria, relacionados não só com o processo, mas também com a equipa de trabalho. O foco do trabalho foi analisar todos os intervenientes no processo de Inbound de forma a garantir um melhor fluxo dos materiais desde a sua chegada ao armazém até ao momento em que saem para distribuição. Com base neste estudo e com a sua implementação resultou uma melhoria significativa no processo e no método de trabalho das pessoas, refletindo-se em tempos de processo de Inbound menores, mesmo com um aumento significativo de volume de encomendas. As ações implementadas proporcionaram um aumento da satisfação dos colaboradores e de todas as pessoas envolvidas. Resultou também uma melhoria no serviço prestado ao cliente. A aplicação de metodologias Lean e o reforço de boas práticas já existentes permitiu atingir melhorias a nível de processo e verificou-se uma melhoria também em indicadores de satisfação dos colaboradores.
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