A Universidade e o “homo sabius”. Crítica/Crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, António Camilo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/81771
Resumo: O ensaio, em jeito de crítica/crítica, procura olhar para a Universidade na sua dimensão político-organizacional. Através de uma reflexão interpretativa, apoiada na constatação empírica e na literatura - uma metodologia que sai dos cânones de uma metodologia científica de investigação - tenta “escavar” a Universidade e mostrar dois tipos de homo-politicus que nela existem: o “homo-violentus” (o homem - “violento”) e o “homo-sabius” (o homem - “sábio”). Estes dois tipos de homos (por certo, existem outros tipos) então “encarnados” nos decisores, gestores, professores, investigadores, estudantes etc. Destes dois tipos de homos vamos ter formas de intervenção política, cultural, científico/investigativa, educativo/pedagógico e humana diferenciadas - nas expressões informação, conhecimento, sabedoria - e, com elas, consequentes implicações na missão da própria Universidade.
id RCAP_34767f2e2f9e389f3ded95b32d053072
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81771
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Universidade e o “homo sabius”. Crítica/CríticaThe University and the “homo sabius”. Criticism / CriticismLa Universidad y el “homo sabius”. Crítica / CríticaUniversidadePolíticaInvestigaçãoPedagogiaUniversityPolicyInvestigationPedagogyUniversidadInvestigaciónPedagogíaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO ensaio, em jeito de crítica/crítica, procura olhar para a Universidade na sua dimensão político-organizacional. Através de uma reflexão interpretativa, apoiada na constatação empírica e na literatura - uma metodologia que sai dos cânones de uma metodologia científica de investigação - tenta “escavar” a Universidade e mostrar dois tipos de homo-politicus que nela existem: o “homo-violentus” (o homem - “violento”) e o “homo-sabius” (o homem - “sábio”). Estes dois tipos de homos (por certo, existem outros tipos) então “encarnados” nos decisores, gestores, professores, investigadores, estudantes etc. Destes dois tipos de homos vamos ter formas de intervenção política, cultural, científico/investigativa, educativo/pedagógico e humana diferenciadas - nas expressões informação, conhecimento, sabedoria - e, com elas, consequentes implicações na missão da própria Universidade.The essay, in the form of criticism/criticism, seeks to look at the University in its political-organizational dimension. Through an interpretative reflection, supported by empirical evidence and literature - a methodology that departs from the canons of a scientific research methodology - it tries to "dig" the University and show two types of homo-politicus that exist in it: the "homoviolentus ” (man - “violent”) and “homo-sabius” (man - “wise”). These two types of homos (of course, there are other types) then “incarnated” in decision-makers, managers, teachers, researchers, students, etc. From these two types of homos we will have differentiated forms of political, cultural, scientific/investigative, educational/pedagogical and human intervention - in terms of information, knowledge, wisdom - and, with them, consequent implications for the mission of the University itself.El ensayo, en forma de crítica/crítica, busca mirar a la Universidad en su dimensión político-organizativa. A través de una reflexión interpretativa, apoyada en la evidencia empírica y la literatura -metodología que se aparta de los cánones de una metodología de investigación científica- se intenta “cavar” en la Universidad y mostrar dos tipos de homo-políticos que existen en ella: el “homopolítico”. violento” (hombre - “violento”) y “homo-sabius” (hombre - “sabio”). Estos dos tipos de homos (claro que hay otros tipos) luego se “encarnan” en decisores, directivos, docentes, investigadores, estudiantes, etc. De estos dos tipos de homos tendremos formas diferenciadas de intervención política, cultural, científico/investigadora, educativa/pedagógica y humana -en términos de información, conocimiento, sabiduría- y, con ellas, las consecuentes implicaciones para la propia misión de la Universidad.Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.Universidade Federal de UberlândiaUniversidade do MinhoCunha, António Camilo2022-12-152022-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/81771porCunha, António Camilo (2022). A Universidade e o “homo sabius”. Crítica/Crítica. Educação e Filosofia, 36(78), 1389–1415. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-655141982-596X10.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-65514https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65514info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81771Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:18.975870Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Universidade e o “homo sabius”. Crítica/Crítica
The University and the “homo sabius”. Criticism / Criticism
La Universidad y el “homo sabius”. Crítica / Crítica
title A Universidade e o “homo sabius”. Crítica/Crítica
spellingShingle A Universidade e o “homo sabius”. Crítica/Crítica
Cunha, António Camilo
Universidade
Política
Investigação
Pedagogia
University
Policy
Investigation
Pedagogy
Universidad
Investigación
Pedagogía
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A Universidade e o “homo sabius”. Crítica/Crítica
title_full A Universidade e o “homo sabius”. Crítica/Crítica
title_fullStr A Universidade e o “homo sabius”. Crítica/Crítica
title_full_unstemmed A Universidade e o “homo sabius”. Crítica/Crítica
title_sort A Universidade e o “homo sabius”. Crítica/Crítica
author Cunha, António Camilo
author_facet Cunha, António Camilo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, António Camilo
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade
Política
Investigação
Pedagogia
University
Policy
Investigation
Pedagogy
Universidad
Investigación
Pedagogía
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Universidade
Política
Investigação
Pedagogia
University
Policy
Investigation
Pedagogy
Universidad
Investigación
Pedagogía
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O ensaio, em jeito de crítica/crítica, procura olhar para a Universidade na sua dimensão político-organizacional. Através de uma reflexão interpretativa, apoiada na constatação empírica e na literatura - uma metodologia que sai dos cânones de uma metodologia científica de investigação - tenta “escavar” a Universidade e mostrar dois tipos de homo-politicus que nela existem: o “homo-violentus” (o homem - “violento”) e o “homo-sabius” (o homem - “sábio”). Estes dois tipos de homos (por certo, existem outros tipos) então “encarnados” nos decisores, gestores, professores, investigadores, estudantes etc. Destes dois tipos de homos vamos ter formas de intervenção política, cultural, científico/investigativa, educativo/pedagógico e humana diferenciadas - nas expressões informação, conhecimento, sabedoria - e, com elas, consequentes implicações na missão da própria Universidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15
2022-12-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/81771
url https://hdl.handle.net/1822/81771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cunha, António Camilo (2022). A Universidade e o “homo sabius”. Crítica/Crítica. Educação e Filosofia, 36(78), 1389–1415. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-65514
1982-596X
10.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-65514
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65514
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132557659340800