As TIC na matemática: relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3783 |
Resumo: | Este documento é o resultado de um trabalho realizado no âmbito do 2o Ciclo do Mestrado em Ensino de Matemática no 3o Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário . O presente trabalho tem por objetivo abordar a forma como as novas tecnologias e a Matemática, se podem juntar, dentro e fora da sala de aula, para ajudar na gestão das aulas de Matemática. Pretende-se apresentar, do ponto de vista pedagógico, exemplos de aplicações com recurso às novas tecnologias direcionadas para a disciplina de Matemática; e mostrar como um professor de Matemática pode tirar partido das novas tecnologias ao estabelecer uma ponte entre estas e a comunidade escolar. Isto é, intervindo de forma ativa na melhoria da vida escolar, com a dinamização e promoção de atividades como incentivo à aprendizagem dos alunos. Na atualidade, tem-se gerado unanimidade sobre a importância do uso de exemplos de aplicações no ensino de Matemática. Quando um estudante não se sente vocacionado para estudar Matemática, torna-se menos fastidioso saber que o assunto em estudo serve para resolver problemas que lhe são familiares. Também a sua interatividade na sala de aula pode fortemente contribuir para o despertar pelo gosto da Matemática, que, caso contrário, caria adormecido. Em qualquer um dos casos será sempre compensador desenvolver exemplos de aplicações. A área da Matemática eleita para desenvolver um exemplo de aplica-ção das novas tecnologias numa aula de Matemática diz respeito à unidade curricular de Funções de 8o ano (Funções Linear). É de salientar que a elaboração deste trabalho não teve como principal objeto de estudo uma exposição de origem quantitativa ou qualitativa, mas sim despertar algum interesse pelo recurso das novas tecnologias no domínio da Matemática, seja ele motivo de progressão de carreira ou enriquecimento pessoal e/ou pro ssional no sentido de permitir estimular o interesse dos alunos pela disciplina de Matemática. Na elaboração do presente documento teve-se como principal preocupação a obtenção de um texto de leitura fácil, não muito massudo o que nem sempre é uma tarefa fácil. A ideia foi sensibilizar o leitor sobre a importância, a inserção e a utilidade que as novas tecnologias exercem sobre a aprendizagem de conteúdos matemáticos. Esta aposta explica as decisões tomadas na organização deste documento. Assim no Capítulo 1 é apresentada uma breve evolução da escola em Portugal. A escolaridade mínima obrigatória passou de 3 em 1956 para 9 anos em 1986. E de como também as tecnologias já começaram a surgir no âmbito das Telescolas. No Capítulo 2 é feita uma breve introdução de recursos com potencialidades matemáticas, seguida de alguns exemplos alusivos das potencialidades dos programas/softwares utilizados ao longo do trabalho que podem ser tidos como uma mais valia numa aula de Matemática e/ou na preparação da mesma. Caso o leitor pretenda obter mais informações poderá sempre consultar os manuais de utilizador que se encontram referenciados na bibliogra a. No capítulo 3 é apresentada uma nota introdutória da valorização dos sistemas de representação atuais do conhecimento matemático. É também apresentado um exemplo de como recuperar um trabalho realizado à moda antiga através do uso das novas tecnologias, tais como o recurso ao quadro interativo e ao Geogebra. Finalmente, são apresentadas algumas considerações a ter em conta no ensino de Matemática. |
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As TIC na matemática: relatório de estágioEnsino da matemáticaEnsino da matemática - Novas tecnologias da informação e comunicaçãoEnsino da matemática - InteractividadeEnsino da matemática - Tecnologia interactivaEste documento é o resultado de um trabalho realizado no âmbito do 2o Ciclo do Mestrado em Ensino de Matemática no 3o Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário . O presente trabalho tem por objetivo abordar a forma como as novas tecnologias e a Matemática, se podem juntar, dentro e fora da sala de aula, para ajudar na gestão das aulas de Matemática. Pretende-se apresentar, do ponto de vista pedagógico, exemplos de aplicações com recurso às novas tecnologias direcionadas para a disciplina de Matemática; e mostrar como um professor de Matemática pode tirar partido das novas tecnologias ao estabelecer uma ponte entre estas e a comunidade escolar. Isto é, intervindo de forma ativa na melhoria da vida escolar, com a dinamização e promoção de atividades como incentivo à aprendizagem dos alunos. Na atualidade, tem-se gerado unanimidade sobre a importância do uso de exemplos de aplicações no ensino de Matemática. Quando um estudante não se sente vocacionado para estudar Matemática, torna-se menos fastidioso saber que o assunto em estudo serve para resolver problemas que lhe são familiares. Também a sua interatividade na sala de aula pode fortemente contribuir para o despertar pelo gosto da Matemática, que, caso contrário, caria adormecido. Em qualquer um dos casos será sempre compensador desenvolver exemplos de aplicações. A área da Matemática eleita para desenvolver um exemplo de aplica-ção das novas tecnologias numa aula de Matemática diz respeito à unidade curricular de Funções de 8o ano (Funções Linear). É de salientar que a elaboração deste trabalho não teve como principal objeto de estudo uma exposição de origem quantitativa ou qualitativa, mas sim despertar algum interesse pelo recurso das novas tecnologias no domínio da Matemática, seja ele motivo de progressão de carreira ou enriquecimento pessoal e/ou pro ssional no sentido de permitir estimular o interesse dos alunos pela disciplina de Matemática. Na elaboração do presente documento teve-se como principal preocupação a obtenção de um texto de leitura fácil, não muito massudo o que nem sempre é uma tarefa fácil. A ideia foi sensibilizar o leitor sobre a importância, a inserção e a utilidade que as novas tecnologias exercem sobre a aprendizagem de conteúdos matemáticos. Esta aposta explica as decisões tomadas na organização deste documento. Assim no Capítulo 1 é apresentada uma breve evolução da escola em Portugal. A escolaridade mínima obrigatória passou de 3 em 1956 para 9 anos em 1986. E de como também as tecnologias já começaram a surgir no âmbito das Telescolas. No Capítulo 2 é feita uma breve introdução de recursos com potencialidades matemáticas, seguida de alguns exemplos alusivos das potencialidades dos programas/softwares utilizados ao longo do trabalho que podem ser tidos como uma mais valia numa aula de Matemática e/ou na preparação da mesma. Caso o leitor pretenda obter mais informações poderá sempre consultar os manuais de utilizador que se encontram referenciados na bibliogra a. No capítulo 3 é apresentada uma nota introdutória da valorização dos sistemas de representação atuais do conhecimento matemático. É também apresentado um exemplo de como recuperar um trabalho realizado à moda antiga através do uso das novas tecnologias, tais como o recurso ao quadro interativo e ao Geogebra. Finalmente, são apresentadas algumas considerações a ter em conta no ensino de Matemática.This document is the result of a work carried out in the scope of the 2nd Cycle of the Master s degree on Mathematics Education in the 3rd Cycle of the Basic Education and in the Secondary Education . This work aims to assess how the new technologies and the Mathematics can joint together, inside and outside the classroom, to help in the management of Mathematics lectures. It is intended to present, under the pedagogical point of view, examples using new technologies directed to the discipline of Mathematics as well as to show how a Mathematics teacher can take advantage of the new technologies when establishing a bridge between them and the school community. That is, intervening actively in the improvement of school life, with the revitalization and promotion of activities as an incentive to the learning of students. At the present time there is unanimity about the importance of the use of examples of applications in Mathematics teaching. When a student does not feel himself with vocation to study Mathematics it becomes less tedious to know that the subject under study serves to solve problems that are familiar. Also, the interactivity in the classroom can strongly contribute to awake the pleasure of Mathematics, which otherwise would continue asleep. In any case it will be always rewarding to develop examples of applications. The area of Mathematics chosen to develop an example of application of the new technologies in a Mathematics class concerns the curricular unity of Functions of the 8th year (Linear Functions). It should be pointed out that the elaboration of this work did not have as main object of study a presentation of quantitative or qualitative origin, but in fact arouse some interest in the use of new technologies in the Mathematics eld, either for career progression reasons or for personal and/or professional enrichment aiming to stimulate the students interest in the discipline of Mathematics. The main concern in the elaboration of the present document was to get a text easy to read and not too bulky, what was not always an easy task. The idea was to sensitize the reader about the importance and the usefulness of the new technologies on the learning of the Mathematics contents. This bet explains the decisions in the organization of this document. Thus, Chapter 1 shows a brief evolution of the school in Portugal. The compulsory schooling passed from 3 years in 1956 to 9 years in 1990???. Also shows that the technologies started to appear in the scope of the preparatory school of in the TV. In chapter 2 one brief introduction of resources with Mathematics potentialities followed by some allusive examples of the potentialities of the programs/softwares used throughout the work that can be taken as an added value in a Mathematics lecture and/or in the preparation of the same one. If the reader wishes to get more information he can always consult the user s manuals that can be found via Internet. Chapter 3 presents an introductory note of the valorization of the actual representation systems of mathematical knowledge. It is also presented an example of how to recover an old fashion lesson by the use of the new technologies, such as the interactive whiteboard and the Geogebra. Finally, are presented some considerations to be taken into account in Mathematics Education.Serôdio, Rogério Pedro FernandesuBibliorumCunha, Natália de Jesus Monteiro da2015-07-30T15:13:54Z20112011-062011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3783porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:40:18Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3783Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:45:08.270183Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este documento é o resultado de um trabalho realizado no âmbito do 2o Ciclo do Mestrado em Ensino de Matemática no 3o Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário . O presente trabalho tem por objetivo abordar a forma como as novas tecnologias e a Matemática, se podem juntar, dentro e fora da sala de aula, para ajudar na gestão das aulas de Matemática. Pretende-se apresentar, do ponto de vista pedagógico, exemplos de aplicações com recurso às novas tecnologias direcionadas para a disciplina de Matemática; e mostrar como um professor de Matemática pode tirar partido das novas tecnologias ao estabelecer uma ponte entre estas e a comunidade escolar. Isto é, intervindo de forma ativa na melhoria da vida escolar, com a dinamização e promoção de atividades como incentivo à aprendizagem dos alunos. Na atualidade, tem-se gerado unanimidade sobre a importância do uso de exemplos de aplicações no ensino de Matemática. Quando um estudante não se sente vocacionado para estudar Matemática, torna-se menos fastidioso saber que o assunto em estudo serve para resolver problemas que lhe são familiares. Também a sua interatividade na sala de aula pode fortemente contribuir para o despertar pelo gosto da Matemática, que, caso contrário, caria adormecido. Em qualquer um dos casos será sempre compensador desenvolver exemplos de aplicações. A área da Matemática eleita para desenvolver um exemplo de aplica-ção das novas tecnologias numa aula de Matemática diz respeito à unidade curricular de Funções de 8o ano (Funções Linear). É de salientar que a elaboração deste trabalho não teve como principal objeto de estudo uma exposição de origem quantitativa ou qualitativa, mas sim despertar algum interesse pelo recurso das novas tecnologias no domínio da Matemática, seja ele motivo de progressão de carreira ou enriquecimento pessoal e/ou pro ssional no sentido de permitir estimular o interesse dos alunos pela disciplina de Matemática. Na elaboração do presente documento teve-se como principal preocupação a obtenção de um texto de leitura fácil, não muito massudo o que nem sempre é uma tarefa fácil. A ideia foi sensibilizar o leitor sobre a importância, a inserção e a utilidade que as novas tecnologias exercem sobre a aprendizagem de conteúdos matemáticos. Esta aposta explica as decisões tomadas na organização deste documento. Assim no Capítulo 1 é apresentada uma breve evolução da escola em Portugal. A escolaridade mínima obrigatória passou de 3 em 1956 para 9 anos em 1986. E de como também as tecnologias já começaram a surgir no âmbito das Telescolas. No Capítulo 2 é feita uma breve introdução de recursos com potencialidades matemáticas, seguida de alguns exemplos alusivos das potencialidades dos programas/softwares utilizados ao longo do trabalho que podem ser tidos como uma mais valia numa aula de Matemática e/ou na preparação da mesma. Caso o leitor pretenda obter mais informações poderá sempre consultar os manuais de utilizador que se encontram referenciados na bibliogra a. No capítulo 3 é apresentada uma nota introdutória da valorização dos sistemas de representação atuais do conhecimento matemático. É também apresentado um exemplo de como recuperar um trabalho realizado à moda antiga através do uso das novas tecnologias, tais como o recurso ao quadro interativo e ao Geogebra. Finalmente, são apresentadas algumas considerações a ter em conta no ensino de Matemática. |
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