Os quadros interactivos no ensino da matemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Vera Lúcia Barbosa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/550
Resumo: Hoje em dia, assistimos ao surgimento de novos ambientes de aprendizagem mediados pelas TIC, ambientes transformadores das práticas lectivas, proporcionadores de modelos alternativos de interacção entre professor/aluno, aluno/aluno e estes com relação aos conteúdos escolares. É diante deste contexto que surge o Quadro Interactivo, como mais uma tecnologia em busca do seu espaço na sala de aula. Este apresenta-se, nas aulas de Matemática, como um recurso tecnológico de aparência familiar, de utilização simples e bastante motivador como recurso didáctico. Este estudo trata da aplicação de Quadros Interactivos no processo ensinoaprendizagem, particularmente na disciplina de Matemática. Tal como noutras áreas da actividade humana, a introdução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em contexto escolar, tem vindo a ser alvo de reflexão e análise, em relação aos impactos que elas têm e às mudanças que podem provocar no processo de ensino-aprendizagem. Assim sendo, esta temática necessita de uma pesquisa teórica de modo a verificar os seus efeitos. Assim, numa primeira parte procedeu-se à investigação da relação entre o processo ensino-aprendizagem e as novas tecnologias em Portugal, bem como a sua relação com a disciplina de Matemática. Também se promoveu um estudo de cariz técnico e prático sobre os Quadros Interactivos. De seguida, procedeu-se a um estudo de campo que envolveu turmas do 7º ano de escolaridade da escola EB 2,3 de Aver-o-Mar, onde através de um inquérito por questionário se enfatizou as opiniões dos alunos referentes a esta nova ferramenta tecnológica. Os resultados deste estudo foram bastante proveitosos, uma vez que os alunos revelaram ficar mais motivados e mais interessados nas aulas de Matemática. Pelo exposto neste estudo, a utilização do Quadro Interactivo na disciplina de Matemática deveria ser uma constante, constituindo uma mais valia na prática lectiva, bem como na excelência dos docentes, sem descurar, no entanto, a exploração de cada uma das potencialidades pedagógicas deste recurso, para a sua máxima optimização. Nowadays we witness the appearance of new learning settings where computer’s technologies have a major role, changing teaching as we used to know it, giving birth to different kinds of interactions either between students/ teachers or between students themselves. Likewise a new set of relations come forward between students and the learning process. In this new setting of data technology the interactive board appears as one more tool looking for a place of its own in the classroom sphere. This particular board looks familiar, easy to handle and rather motivating to be used in the Maths lessons, with promising results. Therefore this study deals with the practical usage of Interactive boards in the teaching/learning process, particularly in the Maths area. As it happens in other areas of human activity, the introduction of data and communication technologies in the education grounds has been a matter of reflexion and analysis regarding the impact and changes they might cause in the teaching/learning process. Thus this theme needs a theoretical research that enables to verify its effects upon the educational process. In a first stage it was conducted a research not only of the possible relationship between the teaching/learning process and the new technologies in Portugal but also its relationship with the Mathematics subject. Likewise it was developed a technical and practical study upon interactive boards. Next step consisted on a practical research involving classes of seventh grade students from the School “EB 2,3 de Aver-o-Mar”, in which through a poll it was gathered the students’ opinion on the usage of this new technological tool. The outcome of this research was rather satisfying since the students showed a growing interest and motivation in the Mathematics classes. Taking into account the data presented in this study, the usage of the Interactive Board in the Mathematics subject should be a regular practise, it is a valuable tool which praises both pedagogic daily practises and teacher’s excellence, and nevertheless it is of outmost importance not to forget to explore all the potential this pedagogic resource has to offer.
id RCAP_5ad613280935a1344c3922d54694e2aa
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/550
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Os quadros interactivos no ensino da matemática.MatemáticaQuadros interactivosNovas tecnologiasTIC (Tecnologias da Informação e Comunicação)TMMATHoje em dia, assistimos ao surgimento de novos ambientes de aprendizagem mediados pelas TIC, ambientes transformadores das práticas lectivas, proporcionadores de modelos alternativos de interacção entre professor/aluno, aluno/aluno e estes com relação aos conteúdos escolares. É diante deste contexto que surge o Quadro Interactivo, como mais uma tecnologia em busca do seu espaço na sala de aula. Este apresenta-se, nas aulas de Matemática, como um recurso tecnológico de aparência familiar, de utilização simples e bastante motivador como recurso didáctico. Este estudo trata da aplicação de Quadros Interactivos no processo ensinoaprendizagem, particularmente na disciplina de Matemática. Tal como noutras áreas da actividade humana, a introdução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em contexto escolar, tem vindo a ser alvo de reflexão e análise, em relação aos impactos que elas têm e às mudanças que podem provocar no processo de ensino-aprendizagem. Assim sendo, esta temática necessita de uma pesquisa teórica de modo a verificar os seus efeitos. Assim, numa primeira parte procedeu-se à investigação da relação entre o processo ensino-aprendizagem e as novas tecnologias em Portugal, bem como a sua relação com a disciplina de Matemática. Também se promoveu um estudo de cariz técnico e prático sobre os Quadros Interactivos. De seguida, procedeu-se a um estudo de campo que envolveu turmas do 7º ano de escolaridade da escola EB 2,3 de Aver-o-Mar, onde através de um inquérito por questionário se enfatizou as opiniões dos alunos referentes a esta nova ferramenta tecnológica. Os resultados deste estudo foram bastante proveitosos, uma vez que os alunos revelaram ficar mais motivados e mais interessados nas aulas de Matemática. Pelo exposto neste estudo, a utilização do Quadro Interactivo na disciplina de Matemática deveria ser uma constante, constituindo uma mais valia na prática lectiva, bem como na excelência dos docentes, sem descurar, no entanto, a exploração de cada uma das potencialidades pedagógicas deste recurso, para a sua máxima optimização. Nowadays we witness the appearance of new learning settings where computer’s technologies have a major role, changing teaching as we used to know it, giving birth to different kinds of interactions either between students/ teachers or between students themselves. Likewise a new set of relations come forward between students and the learning process. In this new setting of data technology the interactive board appears as one more tool looking for a place of its own in the classroom sphere. This particular board looks familiar, easy to handle and rather motivating to be used in the Maths lessons, with promising results. Therefore this study deals with the practical usage of Interactive boards in the teaching/learning process, particularly in the Maths area. As it happens in other areas of human activity, the introduction of data and communication technologies in the education grounds has been a matter of reflexion and analysis regarding the impact and changes they might cause in the teaching/learning process. Thus this theme needs a theoretical research that enables to verify its effects upon the educational process. In a first stage it was conducted a research not only of the possible relationship between the teaching/learning process and the new technologies in Portugal but also its relationship with the Mathematics subject. Likewise it was developed a technical and practical study upon interactive boards. Next step consisted on a practical research involving classes of seventh grade students from the School “EB 2,3 de Aver-o-Mar”, in which through a poll it was gathered the students’ opinion on the usage of this new technological tool. The outcome of this research was rather satisfying since the students showed a growing interest and motivation in the Mathematics classes. Taking into account the data presented in this study, the usage of the Interactive Board in the Mathematics subject should be a regular practise, it is a valuable tool which praises both pedagogic daily practises and teacher’s excellence, and nevertheless it is of outmost importance not to forget to explore all the potential this pedagogic resource has to offer.2013-08-16T12:28:59Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/550porTMMAT 109Marques, Vera Lúcia Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:47ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Os quadros interactivos no ensino da matemática.
title Os quadros interactivos no ensino da matemática.
spellingShingle Os quadros interactivos no ensino da matemática.
Marques, Vera Lúcia Barbosa
Matemática
Quadros interactivos
Novas tecnologias
TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação)
TMMAT
title_short Os quadros interactivos no ensino da matemática.
title_full Os quadros interactivos no ensino da matemática.
title_fullStr Os quadros interactivos no ensino da matemática.
title_full_unstemmed Os quadros interactivos no ensino da matemática.
title_sort Os quadros interactivos no ensino da matemática.
author Marques, Vera Lúcia Barbosa
author_facet Marques, Vera Lúcia Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Vera Lúcia Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Quadros interactivos
Novas tecnologias
TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação)
TMMAT
topic Matemática
Quadros interactivos
Novas tecnologias
TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação)
TMMAT
description Hoje em dia, assistimos ao surgimento de novos ambientes de aprendizagem mediados pelas TIC, ambientes transformadores das práticas lectivas, proporcionadores de modelos alternativos de interacção entre professor/aluno, aluno/aluno e estes com relação aos conteúdos escolares. É diante deste contexto que surge o Quadro Interactivo, como mais uma tecnologia em busca do seu espaço na sala de aula. Este apresenta-se, nas aulas de Matemática, como um recurso tecnológico de aparência familiar, de utilização simples e bastante motivador como recurso didáctico. Este estudo trata da aplicação de Quadros Interactivos no processo ensinoaprendizagem, particularmente na disciplina de Matemática. Tal como noutras áreas da actividade humana, a introdução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em contexto escolar, tem vindo a ser alvo de reflexão e análise, em relação aos impactos que elas têm e às mudanças que podem provocar no processo de ensino-aprendizagem. Assim sendo, esta temática necessita de uma pesquisa teórica de modo a verificar os seus efeitos. Assim, numa primeira parte procedeu-se à investigação da relação entre o processo ensino-aprendizagem e as novas tecnologias em Portugal, bem como a sua relação com a disciplina de Matemática. Também se promoveu um estudo de cariz técnico e prático sobre os Quadros Interactivos. De seguida, procedeu-se a um estudo de campo que envolveu turmas do 7º ano de escolaridade da escola EB 2,3 de Aver-o-Mar, onde através de um inquérito por questionário se enfatizou as opiniões dos alunos referentes a esta nova ferramenta tecnológica. Os resultados deste estudo foram bastante proveitosos, uma vez que os alunos revelaram ficar mais motivados e mais interessados nas aulas de Matemática. Pelo exposto neste estudo, a utilização do Quadro Interactivo na disciplina de Matemática deveria ser uma constante, constituindo uma mais valia na prática lectiva, bem como na excelência dos docentes, sem descurar, no entanto, a exploração de cada uma das potencialidades pedagógicas deste recurso, para a sua máxima optimização. Nowadays we witness the appearance of new learning settings where computer’s technologies have a major role, changing teaching as we used to know it, giving birth to different kinds of interactions either between students/ teachers or between students themselves. Likewise a new set of relations come forward between students and the learning process. In this new setting of data technology the interactive board appears as one more tool looking for a place of its own in the classroom sphere. This particular board looks familiar, easy to handle and rather motivating to be used in the Maths lessons, with promising results. Therefore this study deals with the practical usage of Interactive boards in the teaching/learning process, particularly in the Maths area. As it happens in other areas of human activity, the introduction of data and communication technologies in the education grounds has been a matter of reflexion and analysis regarding the impact and changes they might cause in the teaching/learning process. Thus this theme needs a theoretical research that enables to verify its effects upon the educational process. In a first stage it was conducted a research not only of the possible relationship between the teaching/learning process and the new technologies in Portugal but also its relationship with the Mathematics subject. Likewise it was developed a technical and practical study upon interactive boards. Next step consisted on a practical research involving classes of seventh grade students from the School “EB 2,3 de Aver-o-Mar”, in which through a poll it was gathered the students’ opinion on the usage of this new technological tool. The outcome of this research was rather satisfying since the students showed a growing interest and motivation in the Mathematics classes. Taking into account the data presented in this study, the usage of the Interactive Board in the Mathematics subject should be a regular practise, it is a valuable tool which praises both pedagogic daily practises and teacher’s excellence, and nevertheless it is of outmost importance not to forget to explore all the potential this pedagogic resource has to offer.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2013-08-16T12:28:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/550
url http://hdl.handle.net/11328/550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv TMMAT 109
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302547016450048