B-learning na potenciação do sucesso escolar no Ensino Básico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Maria Helena Flórido Bajouca de Lemos e Sousa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/560
Resumo: A investigação e as políticas governamentais realçam, hoje, o papel das TIC e dos sistemas de gestão da aprendizagem no processo ensino-aprendizagem. A sua utilização em educação é já referenciada como exemplo de “Boas Práticas” e como um dos elementos importantes na construção de uma escola de excelência. É com estes pressupostos e após a contextualização do ensino básico no Sistema Educativo Português que se realizou a presente dissertação para responder à questão: “Será que o ensino presencial conjuntamente com actividades de ensino a distância terão influência positiva no aproveitamento escolar e ajudarão a desenvolver as competências não técnicas dos alunos ao nível de escolarização básica?” Nesse sentido planificaram-se e implementaram-se, em contexto de prática lectiva, dois estudos na Escola Básica 2, 3 Dr. Francisco Sanches, em Braga, na disciplina de Ciências Físico- Químicas do 8.º ano. Um para comparar as competências não técnicas desenvolvidas pelos alunos em duas situações de aprendizagem diferentes (ensino presencial vs ensino com apoio a distância) e outro para aferir a influência no aproveitamento das actividades presenciais conjugadas com actividades a distância. A investigação “o b-learning na potenciação do sucesso escolar no ensino básico” mostrou-se actual e permitiu retirar algumas conclusões que destacam a importância das TIC e dos sistemas de gestão da aprendizagem na potenciação do sucesso educativo. A análise dos dados recolhidos permitiu concluir que há indícios dos benefícios do b-learning no desenvolvimento das competências não técnicas. No entanto, não foi possível garantir com a significância desejada o pressuposto anterior. O mesmo aconteceu no estudo relativo à influência do b-learning no aproveitamento. Os alunos ficaram satisfeitos com a realização das actividades a distância propostas, quer quanto à forma como lhes foram dadas as informações quer quanto à facilidade em interagirem com os colegas e a professora. Os resultados do questionário sobre as condições de aprendizagem evidenciaram o descontentamento dos alunos pela falta de qualidade dos equipamentos informáticos da escola e pelas dificuldades de acesso ao MOODLE e à Internet. A análise da relação entre o desempenho dos alunos na área curricular de Ciências Físico-Químicas e os resultados obtidos na aplicação do questionário do ILS, Index of Learning Styles, indiciou uma relação entre o aproveitamento à disciplina e as vincadas preferências de aprendizagem, nos moldes em que a prática lectiva foi desenvolvida. Estes resultados realçam a importância da associação da cognição ao estilo cognitivo de aprendizagem que o aluno privilegia. Concluiu-se assim que os professores poderão tirar partido dos “sistemas de gestão da aprendizagem” para as suas práticas pedagógicas tendo em conta que o b-learning proporciona a extensão da aula para além do tempo previsto no horário lectivo. No entanto é evidente a necessidade de se adaptar à nossa realidade as “Boas Práticas”, com um horizonte bem definido, num trajecto apoiado por indicadores credíveis, na tentativa de se encurtar o caminho para a qualidade e excelência. The research and government policies emphasize, today, the role of ICT and learning management systems in the teaching-learning process. Its use in education is already referenced as an example of “Best Practices” and as one of the important elements in building a school of excellence. It is with these assumptions and after depicting the background of the Portuguese educational system, that this dissertation took its form in order to answer the question: “Will presential teaching, together with distance teaching activities, have a positive influence in school performance and in the development of students’ soft skills, at basic education level?” In that way two studies were planned and implemented at the school Dr. Francisco Sanches, in Braga, within the class of Physical and Chemical Sciences of the 8th grade, within a teaching practice context. One to compare the soft skills developed by students in two different learning situations (presential teaching vs. distance teaching in support of presential teaching) and another to determine the influence of presential activities combined with the distance teaching activities. The research "The b-learning in improving the success in basic education level" proved itself to be up to date and allowed to draw some conclusions that stress the importance of ICT and learning management systems in getting the most out of students’ educational success. The analysis of the data collected indicated that there is evidence of the benefits of b-learning in the development of soft skills. However, it was not possible to attain the desired significance of the previous finding. The same happened in the study on b-learning and its overall influence in students’ educational success. The students were pleased with the development of distance teaching activities: either by the way they were given the information; either by the ease to interact with their colleagues and their teacher. The results of the questionnaire about the learning conditions also revealed the students’ discontentment about the lack of quality of the school’s computing equipment and the difficulties accessing the MOODLE and the Internet. The analysis of the relationship between the students’ performance at class and the results achieved by the implementation of the ILS questionnaire, Index of Learning Styles, indicated a relationship between the students’ success at class and their strong preference for learning, in the way the teaching practice was developed. These results stress the importance of the association between cognition and the cognitive learning style that the student prefers. As a result, it was concluded that teachers may take advantage of "learning management systems" for their teaching practices as the b-learning provides the extension of the classroom beyond the time provided in the school schedule. However, it is clear the need to adapt to our situation the known "Best Practices", with a well-defined horizon, in a way supported by credible indicators, in an attempt to shorten the path to quality and excellence.
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A investigação “o b-learning na potenciação do sucesso escolar no ensino básico” mostrou-se actual e permitiu retirar algumas conclusões que destacam a importância das TIC e dos sistemas de gestão da aprendizagem na potenciação do sucesso educativo. A análise dos dados recolhidos permitiu concluir que há indícios dos benefícios do b-learning no desenvolvimento das competências não técnicas. No entanto, não foi possível garantir com a significância desejada o pressuposto anterior. O mesmo aconteceu no estudo relativo à influência do b-learning no aproveitamento. Os alunos ficaram satisfeitos com a realização das actividades a distância propostas, quer quanto à forma como lhes foram dadas as informações quer quanto à facilidade em interagirem com os colegas e a professora. Os resultados do questionário sobre as condições de aprendizagem evidenciaram o descontentamento dos alunos pela falta de qualidade dos equipamentos informáticos da escola e pelas dificuldades de acesso ao MOODLE e à Internet. A análise da relação entre o desempenho dos alunos na área curricular de Ciências Físico-Químicas e os resultados obtidos na aplicação do questionário do ILS, Index of Learning Styles, indiciou uma relação entre o aproveitamento à disciplina e as vincadas preferências de aprendizagem, nos moldes em que a prática lectiva foi desenvolvida. Estes resultados realçam a importância da associação da cognição ao estilo cognitivo de aprendizagem que o aluno privilegia. Concluiu-se assim que os professores poderão tirar partido dos “sistemas de gestão da aprendizagem” para as suas práticas pedagógicas tendo em conta que o b-learning proporciona a extensão da aula para além do tempo previsto no horário lectivo. No entanto é evidente a necessidade de se adaptar à nossa realidade as “Boas Práticas”, com um horizonte bem definido, num trajecto apoiado por indicadores credíveis, na tentativa de se encurtar o caminho para a qualidade e excelência. The research and government policies emphasize, today, the role of ICT and learning management systems in the teaching-learning process. Its use in education is already referenced as an example of “Best Practices” and as one of the important elements in building a school of excellence. It is with these assumptions and after depicting the background of the Portuguese educational system, that this dissertation took its form in order to answer the question: “Will presential teaching, together with distance teaching activities, have a positive influence in school performance and in the development of students’ soft skills, at basic education level?” In that way two studies were planned and implemented at the school Dr. Francisco Sanches, in Braga, within the class of Physical and Chemical Sciences of the 8th grade, within a teaching practice context. One to compare the soft skills developed by students in two different learning situations (presential teaching vs. distance teaching in support of presential teaching) and another to determine the influence of presential activities combined with the distance teaching activities. 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Um para comparar as competências não técnicas desenvolvidas pelos alunos em duas situações de aprendizagem diferentes (ensino presencial vs ensino com apoio a distância) e outro para aferir a influência no aproveitamento das actividades presenciais conjugadas com actividades a distância. A investigação “o b-learning na potenciação do sucesso escolar no ensino básico” mostrou-se actual e permitiu retirar algumas conclusões que destacam a importância das TIC e dos sistemas de gestão da aprendizagem na potenciação do sucesso educativo. A análise dos dados recolhidos permitiu concluir que há indícios dos benefícios do b-learning no desenvolvimento das competências não técnicas. No entanto, não foi possível garantir com a significância desejada o pressuposto anterior. O mesmo aconteceu no estudo relativo à influência do b-learning no aproveitamento. Os alunos ficaram satisfeitos com a realização das actividades a distância propostas, quer quanto à forma como lhes foram dadas as informações quer quanto à facilidade em interagirem com os colegas e a professora. Os resultados do questionário sobre as condições de aprendizagem evidenciaram o descontentamento dos alunos pela falta de qualidade dos equipamentos informáticos da escola e pelas dificuldades de acesso ao MOODLE e à Internet. A análise da relação entre o desempenho dos alunos na área curricular de Ciências Físico-Químicas e os resultados obtidos na aplicação do questionário do ILS, Index of Learning Styles, indiciou uma relação entre o aproveitamento à disciplina e as vincadas preferências de aprendizagem, nos moldes em que a prática lectiva foi desenvolvida. Estes resultados realçam a importância da associação da cognição ao estilo cognitivo de aprendizagem que o aluno privilegia. Concluiu-se assim que os professores poderão tirar partido dos “sistemas de gestão da aprendizagem” para as suas práticas pedagógicas tendo em conta que o b-learning proporciona a extensão da aula para além do tempo previsto no horário lectivo. No entanto é evidente a necessidade de se adaptar à nossa realidade as “Boas Práticas”, com um horizonte bem definido, num trajecto apoiado por indicadores credíveis, na tentativa de se encurtar o caminho para a qualidade e excelência. The research and government policies emphasize, today, the role of ICT and learning management systems in the teaching-learning process. Its use in education is already referenced as an example of “Best Practices” and as one of the important elements in building a school of excellence. It is with these assumptions and after depicting the background of the Portuguese educational system, that this dissertation took its form in order to answer the question: “Will presential teaching, together with distance teaching activities, have a positive influence in school performance and in the development of students’ soft skills, at basic education level?” In that way two studies were planned and implemented at the school Dr. Francisco Sanches, in Braga, within the class of Physical and Chemical Sciences of the 8th grade, within a teaching practice context. One to compare the soft skills developed by students in two different learning situations (presential teaching vs. distance teaching in support of presential teaching) and another to determine the influence of presential activities combined with the distance teaching activities. The research "The b-learning in improving the success in basic education level" proved itself to be up to date and allowed to draw some conclusions that stress the importance of ICT and learning management systems in getting the most out of students’ educational success. The analysis of the data collected indicated that there is evidence of the benefits of b-learning in the development of soft skills. However, it was not possible to attain the desired significance of the previous finding. The same happened in the study on b-learning and its overall influence in students’ educational success. The students were pleased with the development of distance teaching activities: either by the way they were given the information; either by the ease to interact with their colleagues and their teacher. 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