O trabalho por projeto e as estratégias de autorregulação das aprendizagens numa turma de 6.º ano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15857 |
Resumo: | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
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O trabalho por projeto e as estratégias de autorregulação das aprendizagens numa turma de 6.º anoAutorregulaçãoAvaliação formativaTrabalho por projetosEnsino por disciplinasSelf-regulationFormative evaluationProject workTeaching by subjectsRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática de Ensino Supervisionada II, pertencente ao Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal (HGP) no 2.º Ciclo de Ensino Básico (CEB) e provém das intervenções pedagógicas efetuadas numa turma de 4.º ano do 1.º CEB e em uma turma de 6.º ano do 2.º CEB. Neste relatório, inclui-se uma investigação em que se pretende estudar o Trabalho por Projetos e as estratégias de autorregulação das aprendizagens numa turma de 6.º ano, em HGP. O relatório encontra-se dividido em duas partes: na primeira é apresentada uma caracterização, uma descrição e uma análise crítica e reflexiva das práticas realizadas em ambos os ciclos e, na segunda parte, é apresentado o estudo realizado. Nesse sentido, os objetivos deste estudo são (i) compreender as conceções dos alunos sobre o Trabalho por Projetos; (ii) compreender a importância dos instrumentos de autorregulação na realização de Trabalho por Projetos e (iii) compreender a importância da autorregulação no desenvolvimento do Trabalho por Projeto. Para tal, foram realizados Trabalhos por Projeto ao longo da intervenção e foram utilizados instrumentos inerentes a esta modalidade de trabalho que promoveram a autorregulação das aprendizagens. O estudo realizado enquadra-se no paradigma interpretativo, recorrendo a uma metodologia de investigação-ação de carácter qualitativo. Como técnicas de recolha de dados, foram utilizadas a entrevistas Focus-Group e a análise documental. Para analisar estes dados, recorreu-se à análise de conteúdo das entrevistas e à análise documental dos registos de planeamento e avaliação das sessões de Trabalho por Projetos, das fichas formativas e de textos de auto e heteroavaliação produzidos pelos alunos. Ao analisar os dados recolhidos, foi possível concluir que os alunos consideram o Trabalho por Projeto uma forma de trabalho que permite o desenvolvimento de diversas competências, como a autonomia, a cooperação e a comunicação, tal como apresentam conceções diferenciadas relativamente às diferentes fases do trabalho. Além disso, foi possível compreender a importância atribuída pelos alunos aos instrumentos utilizados e à autorregulação no desenvolvimento mais eficaz do Trabalho por Projeto.This report is developed within the Curricular Unit (CU) Supervised Teaching Practice II, belonging to the Master's in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education and comes from pedagogical interventions carried out in a 4th year class of the 1st Cycle of Basic Education in a 6th year class of the 2nd Cycle of Basic Education. This report includes an investigation that aims to study Project Work and self-regulation strategies for learning in a 6th grade class at History Class. The report is divided into two parts. The first presents a characterization, a description and a critical and reflective analysis of the practices carried out in both cycles. In the second part, the study carried out is presented. In this sense, the objectives of this study are (i) to understand students' conceptions of Project Work; (ii) understand the importance of self-regulation instruments in carrying out Project Work and (iii) understand the importance of self-regulation in the development of Project Work. To this end, Project Works were carried out throughout the intervention and instruments inherent to this type of work were used, which promoted the self-regulation of learning. The study carried out fits into the interpretative paradigm, using a qualitative research methodology. As data collection techniques, Focus-Group interviews and document collection were used. To analyze these data, content analysis of the interviews and documental analysis of the planning and evaluation records of the work by project, training sheets and self and hetero-assessment texts produced by students were used. By analyzing the data collected, it was possible to conclude that the students consider Project Work a way of working that allows the development of different skills, such as autonomy, cooperation, and communication, as well as presenting different conceptions regarding the different phases of the work. In addition, it was possible to understand the importance attributed by students to the instruments used, such as self-regulation in the most effective development of Project Work.Mestre, LuísRCIPLFerreira, Sara Filipa Alves Pereira e2023-03-29T10:46:31Z2022-07-152022-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15857TID:203188004porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:52Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15857Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:27.397836Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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