Feedback e aprendizagem no ensino básico: perspetivas de docentes, alunos e pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Guilhermina Maria Ribeirinha Nunes de Freitas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/61733
Resumo: Projeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação
id RCAP_c7230bebc25a9f4768d2237914c644f1
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61733
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Feedback e aprendizagem no ensino básico: perspetivas de docentes, alunos e paisFeedback and learning in elementary school: perspectives of teachers, pupils and parentsAprendizagemAutorregulaçãoAvaliação formativaFeedbackTrabalho de casaFormative evaluationHomeworkLearningSelf-regulationCiências Sociais::PsicologiaProjeto de mestrado em Temas de Psicologia da EducaçãoEste trabalho teve como objetivo, analisar investigação dos últimos cinco anos sobre o feedback e o seu efeito na aprendizagem dos alunos. Esta análise resultou de uma revisão bibliográfica e originou uma hipótese de investigação nova. Constata-se que o feedback constitui uma ferramenta com elevada importância no envolvimento dos alunos nas tarefas escolares e, como consequência, numa melhoria das suas aprendizagens, aumentando a sua motivação, autoeficácia e probabilidade de alcance de um estádio de autorregulação. Há diferentes formas de gerar feedback nos alunos, através do questionamento eficaz na sala de aula, avaliação formativa e trabalho de casa. Todos podem fornecer aos alunos, informações sobre os seus progressos, um fator de envolvimento e aprendizagem. Será importante investigar o conhecimento que professores, alunos e pais/encarregados de educação têm sobre o feedback, e a sua relação com o envolvimento dos alunos na aprendizagem. Para tal, sugere-se um estudo exploratório nessa área que envolverá os alunos de dez turmas de quinto ano de escolaridade (N=250), de duas escolas públicas, bem como os respetivos docentes e encarregados de educação. A recolha de informação e dados será efetuada a partir de inquéritos aos alunos e entrevistas aos professores e pais/encarregados de educação, elaborados para o efeito.This work aimed to analyze the last five years’ research on feedback and its effect on student learning. This analysis resulted from a bibliographic review and gave rise to a new investigation hypothesis. It is observed that feedback is a tool of high importance in the involvement of students in the school tasks. Consequently, there is an improvement on their learning, increasing their motivation, self-efficacy and probability of reaching a stage of self-regulation. There are different ways of generating feedback in students - through effective classroom questioning, formative evaluation, and homework. Everyone can provide students with information about their progress as a factor of involvement and learning. It will be important to investigate the knowledge that teachers, students and parents / guardians have on feedback, and their relationship with student involvement in learning. To do so, we suggest an exploratory study in this area which will involve students from ten fifth-grade classes (N = 250), from two public schools, as well as the respective teachers and caregivers. The collection of information and data will be carried out from surveys to students and interviews to teachers and parents / guardians, specifically prepared for this purpose.Taveira, Maria do CéuUniversidade do MinhoGonçalves, Guilhermina Maria Ribeirinha Nunes de Freitas20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/61733por202274896info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61733Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:37.036243Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Feedback e aprendizagem no ensino básico: perspetivas de docentes, alunos e pais
Feedback and learning in elementary school: perspectives of teachers, pupils and parents
title Feedback e aprendizagem no ensino básico: perspetivas de docentes, alunos e pais
spellingShingle Feedback e aprendizagem no ensino básico: perspetivas de docentes, alunos e pais
Gonçalves, Guilhermina Maria Ribeirinha Nunes de Freitas
Aprendizagem
Autorregulação
Avaliação formativa
Feedback
Trabalho de casa
Formative evaluation
Homework
Learning
Self-regulation
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Feedback e aprendizagem no ensino básico: perspetivas de docentes, alunos e pais
title_full Feedback e aprendizagem no ensino básico: perspetivas de docentes, alunos e pais
title_fullStr Feedback e aprendizagem no ensino básico: perspetivas de docentes, alunos e pais
title_full_unstemmed Feedback e aprendizagem no ensino básico: perspetivas de docentes, alunos e pais
title_sort Feedback e aprendizagem no ensino básico: perspetivas de docentes, alunos e pais
author Gonçalves, Guilhermina Maria Ribeirinha Nunes de Freitas
author_facet Gonçalves, Guilhermina Maria Ribeirinha Nunes de Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Taveira, Maria do Céu
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Guilhermina Maria Ribeirinha Nunes de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Autorregulação
Avaliação formativa
Feedback
Trabalho de casa
Formative evaluation
Homework
Learning
Self-regulation
Ciências Sociais::Psicologia
topic Aprendizagem
Autorregulação
Avaliação formativa
Feedback
Trabalho de casa
Formative evaluation
Homework
Learning
Self-regulation
Ciências Sociais::Psicologia
description Projeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/61733
url http://hdl.handle.net/1822/61733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202274896
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132468690812928