Feedback e aprendizagem no ensino básico: perspetivas de docentes, alunos e pais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/61733 |
Resumo: | Projeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação |
id |
RCAP_c7230bebc25a9f4768d2237914c644f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61733 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Feedback e aprendizagem no ensino básico: perspetivas de docentes, alunos e paisFeedback and learning in elementary school: perspectives of teachers, pupils and parentsAprendizagemAutorregulaçãoAvaliação formativaFeedbackTrabalho de casaFormative evaluationHomeworkLearningSelf-regulationCiências Sociais::PsicologiaProjeto de mestrado em Temas de Psicologia da EducaçãoEste trabalho teve como objetivo, analisar investigação dos últimos cinco anos sobre o feedback e o seu efeito na aprendizagem dos alunos. Esta análise resultou de uma revisão bibliográfica e originou uma hipótese de investigação nova. Constata-se que o feedback constitui uma ferramenta com elevada importância no envolvimento dos alunos nas tarefas escolares e, como consequência, numa melhoria das suas aprendizagens, aumentando a sua motivação, autoeficácia e probabilidade de alcance de um estádio de autorregulação. Há diferentes formas de gerar feedback nos alunos, através do questionamento eficaz na sala de aula, avaliação formativa e trabalho de casa. Todos podem fornecer aos alunos, informações sobre os seus progressos, um fator de envolvimento e aprendizagem. Será importante investigar o conhecimento que professores, alunos e pais/encarregados de educação têm sobre o feedback, e a sua relação com o envolvimento dos alunos na aprendizagem. Para tal, sugere-se um estudo exploratório nessa área que envolverá os alunos de dez turmas de quinto ano de escolaridade (N=250), de duas escolas públicas, bem como os respetivos docentes e encarregados de educação. A recolha de informação e dados será efetuada a partir de inquéritos aos alunos e entrevistas aos professores e pais/encarregados de educação, elaborados para o efeito.This work aimed to analyze the last five years’ research on feedback and its effect on student learning. This analysis resulted from a bibliographic review and gave rise to a new investigation hypothesis. It is observed that feedback is a tool of high importance in the involvement of students in the school tasks. Consequently, there is an improvement on their learning, increasing their motivation, self-efficacy and probability of reaching a stage of self-regulation. There are different ways of generating feedback in students - through effective classroom questioning, formative evaluation, and homework. Everyone can provide students with information about their progress as a factor of involvement and learning. It will be important to investigate the knowledge that teachers, students and parents / guardians have on feedback, and their relationship with student involvement in learning. To do so, we suggest an exploratory study in this area which will involve students from ten fifth-grade classes (N = 250), from two public schools, as well as the respective teachers and caregivers. The collection of information and data will be carried out from surveys to students and interviews to teachers and parents / guardians, specifically prepared for this purpose.Taveira, Maria do CéuUniversidade do MinhoGonçalves, Guilhermina Maria Ribeirinha Nunes de Freitas20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/61733por202274896info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61733Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:37.036243Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Feedback e aprendizagem no ensino básico: perspetivas de docentes, alunos e pais Feedback and learning in elementary school: perspectives of teachers, pupils and parents |
title |
Feedback e aprendizagem no ensino básico: perspetivas de docentes, alunos e pais |
spellingShingle |
Feedback e aprendizagem no ensino básico: perspetivas de docentes, alunos e pais Gonçalves, Guilhermina Maria Ribeirinha Nunes de Freitas Aprendizagem Autorregulação Avaliação formativa Feedback Trabalho de casa Formative evaluation Homework Learning Self-regulation Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Feedback e aprendizagem no ensino básico: perspetivas de docentes, alunos e pais |
title_full |
Feedback e aprendizagem no ensino básico: perspetivas de docentes, alunos e pais |
title_fullStr |
Feedback e aprendizagem no ensino básico: perspetivas de docentes, alunos e pais |
title_full_unstemmed |
Feedback e aprendizagem no ensino básico: perspetivas de docentes, alunos e pais |
title_sort |
Feedback e aprendizagem no ensino básico: perspetivas de docentes, alunos e pais |
author |
Gonçalves, Guilhermina Maria Ribeirinha Nunes de Freitas |
author_facet |
Gonçalves, Guilhermina Maria Ribeirinha Nunes de Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Taveira, Maria do Céu Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Guilhermina Maria Ribeirinha Nunes de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Autorregulação Avaliação formativa Feedback Trabalho de casa Formative evaluation Homework Learning Self-regulation Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Aprendizagem Autorregulação Avaliação formativa Feedback Trabalho de casa Formative evaluation Homework Learning Self-regulation Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Projeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/61733 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/61733 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202274896 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132468690812928 |