Associação entre as políticas de tabagismo escolar e o tabagismo em adolescentes portugueses dos 15 aos 17 anos: estudo SILNE-R
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/58820 |
Resumo: | RESUMO - Introdução: O tabagismo é um dos principais problemas de saúde pública global. O consumo de tabaco inicia-se, na maioria dos casos, na adolescência ou no início da idade adulta. As políticas escolares de prevenção e controlo do tabagismo são uma estratégia fulcral na redução da prevalência de fumadores. O presente estudo pretende investigar a associação entre estas políticas escolares e o tabagismo dos adolescentes portugueses, dos 15 aos 17 anos, e documentar a evolução entre 2013 e 2016. Metodologia: Seguindo um estudo observacional analítico transversal repetido foram analisados dados de 1670 jovens, em 2013, e 1633 em 2016, dos 15 aos 17 anos, resultantes do projeto SILNE-R. Calculou-se a prevalência de fumadores experimentais, semanais e diários. Foi medida a perceção da aplicação das políticas de tabagismo escolar, baseado num score total, composto pelas dimensões: regulamentação, comunicação e sanções. Posteriormente, foi modelizado o tabagismo em função do score total e das suas dimensões, ajustando-se o modelo pelas características demográficas dos alunos, nível educacional dos pais e pelo ano, através de regressões logísticas. Resultados: Os resultados revelaram que não houve uma associação estatisticamente significativa entre o score total e os três status de fumadores, em 2013 e 2016. Porém, quando substituído o score pelas suas dimensões verificou-se uma associação estatisticamente significativa entre a regulamentação e a comunicação com o fumador diário. Observou-se também uma redução estatisticamente significativa de todos os tipos de fumadores, entre 2013 e 2016. Conclusões: As políticas de tabagismo escolar, nas suas vertentes de regulamentação e comunicação, têm o potencial para reduzir a prevalência de fumadores diários, nos adolescentes. |
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Associação entre as políticas de tabagismo escolar e o tabagismo em adolescentes portugueses dos 15 aos 17 anos: estudo SILNE-RTabagismoAdolescentesTabagismo escolarSmokingAdolescentsSchool smoking policiesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisRESUMO - Introdução: O tabagismo é um dos principais problemas de saúde pública global. O consumo de tabaco inicia-se, na maioria dos casos, na adolescência ou no início da idade adulta. As políticas escolares de prevenção e controlo do tabagismo são uma estratégia fulcral na redução da prevalência de fumadores. O presente estudo pretende investigar a associação entre estas políticas escolares e o tabagismo dos adolescentes portugueses, dos 15 aos 17 anos, e documentar a evolução entre 2013 e 2016. Metodologia: Seguindo um estudo observacional analítico transversal repetido foram analisados dados de 1670 jovens, em 2013, e 1633 em 2016, dos 15 aos 17 anos, resultantes do projeto SILNE-R. Calculou-se a prevalência de fumadores experimentais, semanais e diários. Foi medida a perceção da aplicação das políticas de tabagismo escolar, baseado num score total, composto pelas dimensões: regulamentação, comunicação e sanções. Posteriormente, foi modelizado o tabagismo em função do score total e das suas dimensões, ajustando-se o modelo pelas características demográficas dos alunos, nível educacional dos pais e pelo ano, através de regressões logísticas. Resultados: Os resultados revelaram que não houve uma associação estatisticamente significativa entre o score total e os três status de fumadores, em 2013 e 2016. Porém, quando substituído o score pelas suas dimensões verificou-se uma associação estatisticamente significativa entre a regulamentação e a comunicação com o fumador diário. Observou-se também uma redução estatisticamente significativa de todos os tipos de fumadores, entre 2013 e 2016. Conclusões: As políticas de tabagismo escolar, nas suas vertentes de regulamentação e comunicação, têm o potencial para reduzir a prevalência de fumadores diários, nos adolescentes.ABSTRACT Introduction: Smoking is one of the major global public health threats. Tobacco consumption usually begins during adolescence or early adulthood. School tobacco prevention policies are a key strategy to reduce the smoking prevalence. This study aims at investigating the association between these school policies and smoking behaviours of Portuguese adolescents, from 15 to 17 years, and to document the evolution between 2013 and 2016. Methodology: Following a repeated cross-sectional observational study, data were analyzed from 1670 young people in 2013 and 1633 in 2016, 15 to 17 years old, from the SILNE-R project. The prevalence of experimental, weekly and daily smoking was calculated. The perception of school smoking policies was measured based on a total score, composed of the dimensions: regulation, communication and sanctions. Then, smoking was modeled based on the total score and its dimensions, and the model was adjusted by the individual demographic characteristics of the students, parental education and by year, using logistic regressions. Results: The results showed that there was no statistically significant association between the total score and the three smoking status, in 2013 and 2016. However, when the score was replaced by its dimensions, there was a statistically significant association between regulation and communication and the daily smoking. There was a statistically significant reduction of smoking prevalence between 2013 and 2016. Conclusions: School smoking policies, in its regulation and communication dimensions, have the potential to reduce the prevalence of daily smoking among adolescents.Perelman, JulianAlves, JoanaRUNMarques, Inês Filipa Lança2019-01-28T14:13:40Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/58820TID:202177530porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:28:20Zoai:run.unl.pt:10362/58820Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:33:18.563365Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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