Associação entre as políticas de tabagismo escolar e o tabagismo em adolescentes portugueses dos 15 aos 17 anos: estudo SILNE-R

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Inês Filipa Lança
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/58820
Resumo: RESUMO - Introdução: O tabagismo é um dos principais problemas de saúde pública global. O consumo de tabaco inicia-se, na maioria dos casos, na adolescência ou no início da idade adulta. As políticas escolares de prevenção e controlo do tabagismo são uma estratégia fulcral na redução da prevalência de fumadores. O presente estudo pretende investigar a associação entre estas políticas escolares e o tabagismo dos adolescentes portugueses, dos 15 aos 17 anos, e documentar a evolução entre 2013 e 2016. Metodologia: Seguindo um estudo observacional analítico transversal repetido foram analisados dados de 1670 jovens, em 2013, e 1633 em 2016, dos 15 aos 17 anos, resultantes do projeto SILNE-R. Calculou-se a prevalência de fumadores experimentais, semanais e diários. Foi medida a perceção da aplicação das políticas de tabagismo escolar, baseado num score total, composto pelas dimensões: regulamentação, comunicação e sanções. Posteriormente, foi modelizado o tabagismo em função do score total e das suas dimensões, ajustando-se o modelo pelas características demográficas dos alunos, nível educacional dos pais e pelo ano, através de regressões logísticas. Resultados: Os resultados revelaram que não houve uma associação estatisticamente significativa entre o score total e os três status de fumadores, em 2013 e 2016. Porém, quando substituído o score pelas suas dimensões verificou-se uma associação estatisticamente significativa entre a regulamentação e a comunicação com o fumador diário. Observou-se também uma redução estatisticamente significativa de todos os tipos de fumadores, entre 2013 e 2016. Conclusões: As políticas de tabagismo escolar, nas suas vertentes de regulamentação e comunicação, têm o potencial para reduzir a prevalência de fumadores diários, nos adolescentes.
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