Desempenho do perfil SG 6042 modificado com flape morphing do tipo rotating rib e com o flape simples
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2021 |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado descreve todo o trabalho levado a cabo para comparar numericamente o desempenho aerodinâmico de um perfil com flape simples e com flape morphing do tipo Rotating Rib. Tendo por base trabalhos já efetuados anteriormente, o objetivo principal desta tese é validar resultados experimentais obtidos em túnel de vento. Foram utilizadas ferramentas computacionais de desenho (CAD), para modelar a geometria dos perfis das asas com base nas já construídas, ferramentas de Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD), através de cálculo numérico, e ferramentas de pós-processamento para análise de dados. Para melhor definir o modelo a usar foi feita também uma comparação entre os vários modelos, disponíveis nas ferramentas, com dados experimentais validados anteriormente e revalidados noutros estudos. O modelo de turbulência utilizado foi o k-ε Realizable com Standard Wall Functions, uma vez que foi o que se revelou mais próximo dos dados experimentais. Foi feita portanto uma análise bidimensional, com escoamento uniforme e uma solução baseada na pressão com uma formulação absoluta da velocidade. A malha criada é do tipo C com uma zona central tipo O de elevada resolução para melhor definição da camada limite. Os resultados apresentam melhorias significativas por parte do perfil morphing, ao nível dos coeficientes de sustentação e arrasto, o que pode levar ao melhoramento do desempenho da aeronave. |
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Desempenho do perfil SG 6042 modificado com flape morphing do tipo rotating rib e com o flape simplesFlape simplesFlape morphingEsta dissertação de mestrado descreve todo o trabalho levado a cabo para comparar numericamente o desempenho aerodinâmico de um perfil com flape simples e com flape morphing do tipo Rotating Rib. Tendo por base trabalhos já efetuados anteriormente, o objetivo principal desta tese é validar resultados experimentais obtidos em túnel de vento. Foram utilizadas ferramentas computacionais de desenho (CAD), para modelar a geometria dos perfis das asas com base nas já construídas, ferramentas de Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD), através de cálculo numérico, e ferramentas de pós-processamento para análise de dados. Para melhor definir o modelo a usar foi feita também uma comparação entre os vários modelos, disponíveis nas ferramentas, com dados experimentais validados anteriormente e revalidados noutros estudos. O modelo de turbulência utilizado foi o k-ε Realizable com Standard Wall Functions, uma vez que foi o que se revelou mais próximo dos dados experimentais. Foi feita portanto uma análise bidimensional, com escoamento uniforme e uma solução baseada na pressão com uma formulação absoluta da velocidade. A malha criada é do tipo C com uma zona central tipo O de elevada resolução para melhor definição da camada limite. Os resultados apresentam melhorias significativas por parte do perfil morphing, ao nível dos coeficientes de sustentação e arrasto, o que pode levar ao melhoramento do desempenho da aeronave.This master’s dissertation describes all the work carried out to numerically compare the aerodynamic performance of a regular flapped airfoil to a morphing flapped airfoil of the Rotating Rib style. Based on works previously done, the main purpose of this thesis is to validate experimental results retrieved in wind tunnel. Computational Assisted Design tools (CAD), to model the geometry of the wings’ profiles based on the ones already built, Computational Fluid Dynamics tools (CFD), through numerical calculation, and postprocessing tools, for data analyses, were used. To better define which model to use a comparison between the many available models in the tools with experimental data previously validated and revalidated in other studies. The turbulence model used was the k-ε Realizable with Standard Wall Functions, as it revealed itself as the closest to the experimental data. So a two-dimensional analysis was made, with a steady-state flow and a pressure-based solver with an absolute velocity formulation. The mesh created is a type C with an O type central zone of high resolution for a better definition of the boundary layer. The results show significant improvements concerning the morphing wing, regarding the lift and drag coefficients, which may lead to the improvement of the aircraft performance.Universidade da Beira InteriorGamboa, Pedro VieirauBibliorumRocha, Joaquim Guilherme Simões de Jesus2014-07-10T11:38:59Z2012-062012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2021porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-27T12:08:48Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2021Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-27T12:08:48Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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