Estudo da actuação de um flap de curvatura variável para UAV's ligeiros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3662 |
Resumo: | O consumo energético dos vários sistemas a bordo dos UAV’s (Unmanned Aerial Vehicles), em particular dosUAV’s ligeiros, tem grande influência nos requisitos de potência instalada na aeronave. Com a necessidade de grandes autonomias de voo e da maximização da carga útil, os novos conceitos de melhoramento aerodinâmico das superfícies sustentadoras e actuação das superfícies de controlo serão tão mais vantajosos quanto menos energia necessitarem para a sua actuação. Assim, os novos conceitos de flaps ou ailerons, projectados com o intuito de maximizar a sua efectividade sem prejuízo da eficiência aerodinâmica também têm que ter requisitos de actuação com baixos consumos energéticos, baixo peso e complexidade aceitável. Este estudo vem assim culmatar a necessidade de conhecer a eficiência energética de um flap de curvatura variável, para comparar com as eficiências energéticas de outros tipos de flaps. |
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Estudo da actuação de um flap de curvatura variável para UAV's ligeirosAeronaves - FlapAeronaves - MorphingAeronaves - Flap de curvatura variávelO consumo energético dos vários sistemas a bordo dos UAV’s (Unmanned Aerial Vehicles), em particular dosUAV’s ligeiros, tem grande influência nos requisitos de potência instalada na aeronave. Com a necessidade de grandes autonomias de voo e da maximização da carga útil, os novos conceitos de melhoramento aerodinâmico das superfícies sustentadoras e actuação das superfícies de controlo serão tão mais vantajosos quanto menos energia necessitarem para a sua actuação. Assim, os novos conceitos de flaps ou ailerons, projectados com o intuito de maximizar a sua efectividade sem prejuízo da eficiência aerodinâmica também têm que ter requisitos de actuação com baixos consumos energéticos, baixo peso e complexidade aceitável. Este estudo vem assim culmatar a necessidade de conhecer a eficiência energética de um flap de curvatura variável, para comparar com as eficiências energéticas de outros tipos de flaps.The energetic requirements of several systems on a board of UAV0 s, in particular light UAV0 s, has a major influence in the aircraft’s installed power requirements. With the necessity of large range and payload maximization, the new concepts of aerodynamic improvement of high lift surfaces and control surfaces actuation are the more useful as the lower the power conception. Thus, the new concept of flap or aileron design with the intent of maximization of their effectivity without afecting their aerodynamic efficiency, also needs to have low power consumption, low weight and acceptable complexity. This study fills a gap in the need to know de energetic efficiency of a variable camber flap and comparing it to the energetic efficiency of other kinds flaps.Gamboa, Pedro VieirauBibliorumMarques, Marco Filipe Vieira2015-06-29T16:08:45Z20082008-072008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3662porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-27T12:12:45Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3662Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-27T12:12:45Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O consumo energético dos vários sistemas a bordo dos UAV’s (Unmanned Aerial Vehicles), em particular dosUAV’s ligeiros, tem grande influência nos requisitos de potência instalada na aeronave. Com a necessidade de grandes autonomias de voo e da maximização da carga útil, os novos conceitos de melhoramento aerodinâmico das superfícies sustentadoras e actuação das superfícies de controlo serão tão mais vantajosos quanto menos energia necessitarem para a sua actuação. Assim, os novos conceitos de flaps ou ailerons, projectados com o intuito de maximizar a sua efectividade sem prejuízo da eficiência aerodinâmica também têm que ter requisitos de actuação com baixos consumos energéticos, baixo peso e complexidade aceitável. Este estudo vem assim culmatar a necessidade de conhecer a eficiência energética de um flap de curvatura variável, para comparar com as eficiências energéticas de outros tipos de flaps. |
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