Estudo da actuação de um flap de curvatura variável para UAV's ligeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Marco Filipe Vieira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3662
Resumo: O consumo energético dos vários sistemas a bordo dos UAV’s (Unmanned Aerial Vehicles), em particular dosUAV’s ligeiros, tem grande influência nos requisitos de potência instalada na aeronave. Com a necessidade de grandes autonomias de voo e da maximização da carga útil, os novos conceitos de melhoramento aerodinâmico das superfícies sustentadoras e actuação das superfícies de controlo serão tão mais vantajosos quanto menos energia necessitarem para a sua actuação. Assim, os novos conceitos de flaps ou ailerons, projectados com o intuito de maximizar a sua efectividade sem prejuízo da eficiência aerodinâmica também têm que ter requisitos de actuação com baixos consumos energéticos, baixo peso e complexidade aceitável. Este estudo vem assim culmatar a necessidade de conhecer a eficiência energética de um flap de curvatura variável, para comparar com as eficiências energéticas de outros tipos de flaps.
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