O OLHAR DOS COORDENADORES E PROFESSORES DE GRADUAÇÃO SOBRE A INCLUSÃO DAS PICS NA FORMAÇÃO EM SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Renata Roseghini
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Milena Silva Lisboa, Monica Ramos Daltro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e824
Resumo: Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) trazem uma proposta de cuidado centrada no sujeito que valoriza os saberes tradicionais e os mecanismos naturais de manutenção e recuperação da saúde, e vêm se expandindo após a publicação da Política Nacional de PICS (PNPIC) e pela definição das estratégias da OMS para as Medicinas Tradicionais e Complementares (MTCI). Tais ações políticas podem repercutir na formação em saúde e implicar em um posicionamento de resistência e discussão epistemológica nas IES por parte dos docentes e formadores. Objetivos: Conhecer o entendimento de coordenadores e professores dos cursos de graduação em saúde sobre a inserção das PICS na formação em saúde e a sua interface com as políticas públicas. Metodologia: Estudo exploratório-descritivo, elaborado a partir de um questionário eletrônico estruturado (REDCap), aplicado a coordenadores e professores dos cursos de graduação em saúde da Bahia. Resultados/Discussão: Os professores e coordenadores identificam as PICS como práticas promotoras do cuidado ampliado, integral, complementar e alternativo, as reconhecem como racionalidades em saúde distintas do modelo biomédico e estimulam a inserção destas na formação discente, com a finalidade de sensibilizá-los para outras possibilidades de cuidado e autocuidado, atuação profissional e conhecimento das políticas públicas em PICS.  Considerações Finais: Este trabalho analisa a complexidade envolvida nos processos de formação em saúde e discute a necessidade de fortalecimento das ações de formação em PICS no campo das políticas públicas, do SUS e como respostas às demandas de cuidado da sociedade contemporânea, especialmente fragilizada pela vivência recente de uma pandemia.
id RCAP_34931986daccf9779d1bedbe0f0932bd
oai_identifier_str oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/824
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O OLHAR DOS COORDENADORES E PROFESSORES DE GRADUAÇÃO SOBRE A INCLUSÃO DAS PICS NA FORMAÇÃO EM SAÚDETHE LOOK OF COORDINATORS AND UNDERGRADUATE PROFESSORS IN HEALTH ON THE INCLUSION OF PICS IN HEALTH EDUCATIONFormação em saúdePráticas integrativas e complementaresCuidado integralSaúde públicaHealth educationIntegrative and complementary practicesIntegrative carePublic healthIntrodução: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) trazem uma proposta de cuidado centrada no sujeito que valoriza os saberes tradicionais e os mecanismos naturais de manutenção e recuperação da saúde, e vêm se expandindo após a publicação da Política Nacional de PICS (PNPIC) e pela definição das estratégias da OMS para as Medicinas Tradicionais e Complementares (MTCI). Tais ações políticas podem repercutir na formação em saúde e implicar em um posicionamento de resistência e discussão epistemológica nas IES por parte dos docentes e formadores. Objetivos: Conhecer o entendimento de coordenadores e professores dos cursos de graduação em saúde sobre a inserção das PICS na formação em saúde e a sua interface com as políticas públicas. Metodologia: Estudo exploratório-descritivo, elaborado a partir de um questionário eletrônico estruturado (REDCap), aplicado a coordenadores e professores dos cursos de graduação em saúde da Bahia. Resultados/Discussão: Os professores e coordenadores identificam as PICS como práticas promotoras do cuidado ampliado, integral, complementar e alternativo, as reconhecem como racionalidades em saúde distintas do modelo biomédico e estimulam a inserção destas na formação discente, com a finalidade de sensibilizá-los para outras possibilidades de cuidado e autocuidado, atuação profissional e conhecimento das políticas públicas em PICS.  Considerações Finais: Este trabalho analisa a complexidade envolvida nos processos de formação em saúde e discute a necessidade de fortalecimento das ações de formação em PICS no campo das políticas públicas, do SUS e como respostas às demandas de cuidado da sociedade contemporânea, especialmente fragilizada pela vivência recente de uma pandemia.Introduction: Integrative and Complementary Health Practices (PICS) bring a subject-centered care proposal that values traditional knowledge and natural mechanisms for health maintenance and recovery and has been expanding in recent decades, following the publication of the National Policy of Integrative and Complementary Practices (PNPIC) and the definition of WHO strategies for Traditional and Complementary Medicines (MTCI). Such political actions can have repercussions on health education and imply a position of resistance and epistemological discussion within the universities by teachers and trainers. Objectives: Know the understanding of coordinators and teachers of undergraduate health courses in the State of Bahia about the insertion of PICS in health education and their interface with public policies. Methodology: Exploratory-descriptive study, constructed from a structured electronic questionnaire, developed at REDCap, applied to coordinators and professors of undergraduate health courses in the state of Bahia. Results/Discussion: Teachers and course coordinators identify PICS as practices that promoting expanded, integrative, complementary, and alternative care, recognizing them as health rationalities distinct from the biomedical model. Final Considerations: This paper analyzes the complexity involved in health education processes and discusses the need to strengthen training actions in PICS in the field of public policies according to the principles of the Public Heath, but also as responses to the care demands of contemporary society, especially weakened by the recent experience of a pandemic.Ludomedia2023-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e824https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e824New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Qualitative Research in Education; e824New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Investigación Cualitativa en Educación; e824New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Investigação Qualitativa em Educação; e8242184-777010.36367/ntqr.17.2023reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/824https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/824/852Renata RoseghiniMilena Silva LisboaMonica Ramos Daltroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-22T07:02:04Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/824Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:33:59.543722Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O OLHAR DOS COORDENADORES E PROFESSORES DE GRADUAÇÃO SOBRE A INCLUSÃO DAS PICS NA FORMAÇÃO EM SAÚDE
THE LOOK OF COORDINATORS AND UNDERGRADUATE PROFESSORS IN HEALTH ON THE INCLUSION OF PICS IN HEALTH EDUCATION
title O OLHAR DOS COORDENADORES E PROFESSORES DE GRADUAÇÃO SOBRE A INCLUSÃO DAS PICS NA FORMAÇÃO EM SAÚDE
spellingShingle O OLHAR DOS COORDENADORES E PROFESSORES DE GRADUAÇÃO SOBRE A INCLUSÃO DAS PICS NA FORMAÇÃO EM SAÚDE
Renata Roseghini
Formação em saúde
Práticas integrativas e complementares
Cuidado integral
Saúde pública
Health education
Integrative and complementary practices
Integrative care
Public health
title_short O OLHAR DOS COORDENADORES E PROFESSORES DE GRADUAÇÃO SOBRE A INCLUSÃO DAS PICS NA FORMAÇÃO EM SAÚDE
title_full O OLHAR DOS COORDENADORES E PROFESSORES DE GRADUAÇÃO SOBRE A INCLUSÃO DAS PICS NA FORMAÇÃO EM SAÚDE
title_fullStr O OLHAR DOS COORDENADORES E PROFESSORES DE GRADUAÇÃO SOBRE A INCLUSÃO DAS PICS NA FORMAÇÃO EM SAÚDE
title_full_unstemmed O OLHAR DOS COORDENADORES E PROFESSORES DE GRADUAÇÃO SOBRE A INCLUSÃO DAS PICS NA FORMAÇÃO EM SAÚDE
title_sort O OLHAR DOS COORDENADORES E PROFESSORES DE GRADUAÇÃO SOBRE A INCLUSÃO DAS PICS NA FORMAÇÃO EM SAÚDE
author Renata Roseghini
author_facet Renata Roseghini
Milena Silva Lisboa
Monica Ramos Daltro
author_role author
author2 Milena Silva Lisboa
Monica Ramos Daltro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Renata Roseghini
Milena Silva Lisboa
Monica Ramos Daltro
dc.subject.por.fl_str_mv Formação em saúde
Práticas integrativas e complementares
Cuidado integral
Saúde pública
Health education
Integrative and complementary practices
Integrative care
Public health
topic Formação em saúde
Práticas integrativas e complementares
Cuidado integral
Saúde pública
Health education
Integrative and complementary practices
Integrative care
Public health
description Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) trazem uma proposta de cuidado centrada no sujeito que valoriza os saberes tradicionais e os mecanismos naturais de manutenção e recuperação da saúde, e vêm se expandindo após a publicação da Política Nacional de PICS (PNPIC) e pela definição das estratégias da OMS para as Medicinas Tradicionais e Complementares (MTCI). Tais ações políticas podem repercutir na formação em saúde e implicar em um posicionamento de resistência e discussão epistemológica nas IES por parte dos docentes e formadores. Objetivos: Conhecer o entendimento de coordenadores e professores dos cursos de graduação em saúde sobre a inserção das PICS na formação em saúde e a sua interface com as políticas públicas. Metodologia: Estudo exploratório-descritivo, elaborado a partir de um questionário eletrônico estruturado (REDCap), aplicado a coordenadores e professores dos cursos de graduação em saúde da Bahia. Resultados/Discussão: Os professores e coordenadores identificam as PICS como práticas promotoras do cuidado ampliado, integral, complementar e alternativo, as reconhecem como racionalidades em saúde distintas do modelo biomédico e estimulam a inserção destas na formação discente, com a finalidade de sensibilizá-los para outras possibilidades de cuidado e autocuidado, atuação profissional e conhecimento das políticas públicas em PICS.  Considerações Finais: Este trabalho analisa a complexidade envolvida nos processos de formação em saúde e discute a necessidade de fortalecimento das ações de formação em PICS no campo das políticas públicas, do SUS e como respostas às demandas de cuidado da sociedade contemporânea, especialmente fragilizada pela vivência recente de uma pandemia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e824
https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e824
url https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/824
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/824/852
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Qualitative Research in Education; e824
New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Investigación Cualitativa en Educación; e824
New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Investigação Qualitativa em Educação; e824
2184-7770
10.36367/ntqr.17.2023
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133605273796608