Os impactos sócio-económicos dos eventos automóveis nas comunidades locais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baía, Evandro João da Silva Machado Brandão
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/40311
Resumo: O desporto automóvel em Portugal, é um tipo de atividade, acarinhada entre os portugueses de todas as idades, sendo entusiastas ou não, esta prática desportiva para além da importância que têm a nível internacional. A investigação do local de acolhimento destas provas traz ao de cima, um novo olhar sobre os mesmos locais, uma nota positiva no que toca a atracção de turismo e com ele a criação de novos postos de trabalho, maior receita económica, assim como a elevação e reconhecimento destes locais. Desde o principio da era automóvel, ou seja, desde a invenção do motor de combustão, que esta invenção passou por muitas adversidades face ao meio de transporte de eleição da altura no final do séc. XIX, o cavalo, uma vez que, os transportes que até então eram todos movimentados por meio de animais. Desde os primeiros eventos de caráter desportivo onde se começou com a experiência e procura de novos métodos para tornar esta invenção viável até aos dias de hoje destacando alguns eventos sempre com o ênfase na perspectiva de Portugal foi no mundo do desporto automóvel que se refinou e aperfeiçoou o conceito da carruagem sem cavalos. Dentro da plenitude de eventos que têm lugar em Portugal apenas serão considerados dois eventos ambos pertencentes ao campeonato internacional de montanha organizado pela FPAK (Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting). Uma vez que, no âmbito de uma abordagem mais concisa e mais concentrada, nesta amostra que seguramente não representa o desporto automóvel português na sua totalidade consegue no entanto resumir e mostrar nestes eventos de «pequena» dimensão o panorama geral do desporto automóvel numa visão mais alargada sendo estes eventos o cerne da investigação em causa. O objetivo da investigação engloba duas provas distintas embora pertencentes à mesma modalidade, ambas provas de elevado prestígio e com um potencial imenso que pode ser explorado com mais pormenor e pode ser tirado mais proveito destes dois eventos, elevando-os para um patamar superior que aquele que se encontram sendo eles a rampa Universidade Católica Portuguesa Os impactos sócio-económicos dos eventos automóveis nas comunidades locais 11 da Falperra e a rampa do Caramulo, provas inseridas no campeonato de montanha Europeu e Nacional. A rampa da Falperra uma prova de renome internacional que tem as suas origens na década de 20 do século passado (1927), tendo esta prova começado como uma competição amadora nas primeiras edições até à edição de 1960 tendo sido organizadas estas últimas pelo ACP (automóvel Clube de Portugal). Passou a integrar o campeonato nacional em 1976 data sobre a qual a rampa contou com uma elevação no seu prestígio especialmente em 1984 ano onde foi possível a realização de duas provas uma a contar para o campeonato nacional e outra para a realizar a entrada para o campeonato europeu tendo contado a partir desse ano para o europeu e para o nacional da montanha. Com inúmeras participações televisivas até ao ano de 2001 ano da última rampa até à sua eventual reabertura em 2010 tendo então este evento recebido ainda mais atenção mediática, especialmente com o realizar do Masters of Hillclimb no presente ano de 2021. O segundo evento, a rampa do Caramulo começa a sua história em 1979 quando a sua primeira edição tem lugar na serra do Caramulo, tendo sido uma prova que já passou, ao longo de mais de 40 anos de existência por alguns impasses especialmente esta prova esteve encerrada em 1993. Em 2006, ano em que foi reaberta a convite pelo Museu do Caramulo feito ao Targa Clube que agora assume com mérito este belíssimo evento que serpenteia as estradas até ao cume da serra, sendo este também palco do Caramulo Motorfestival assumido e dirigido pelo museu que ali reside. Foram feitas entrevistas-chave pelo facto que a abertura das pessoas que se encontram diretamente envolvidas neste tipo de atividade permitem uma obtenção e aquisição de dados primários mais concisa. Desta maneira uma visão mais concreta de pontos que podem não ser discriminados em grupos onde mesmo que haja uma percentagem de pessoas que esteja atualizada sobre as informações do evento não possuem um conhecimento tão vasto em certos aspetos que só os envolvidos na organização deste eventos podem fornecer, como factos Universidade Católica Portuguesa Os impactos sócio-económicos dos eventos automóveis nas comunidades locais 12 relacionados com cadernos de encargos, verbas para as instituições, patrocinadores, contratos com cadeias televisivas. Foi privilegiado este método também por permitir um contacto com as entidades organizadoras que por outros métodos de pesquisa qualitativa ou quantitativa não gerariam o mesmo impacto ou o mesmo ênfase pois este método permite avaliar de maneira mais exaustiva e precisa todo o historial que estes eventos possuem e que vão acumulando ao longo das edições que vão sendo realizadas todos os anos. Os questionários serviram para perguntar à população geral como é que este eventos afetam a localidade onde estes se realizam assim como as populações vizinhas, avaliar como se movimenta a economia local quando estes eventos são realizados e que recitas estes geram nas comunidades locais, o alcance destes eventos não só para quem visita em território nacional mas também quem vem de fora, e o possível impacto nestes eventos (Caramulo e Falperra).
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Desde os primeiros eventos de caráter desportivo onde se começou com a experiência e procura de novos métodos para tornar esta invenção viável até aos dias de hoje destacando alguns eventos sempre com o ênfase na perspectiva de Portugal foi no mundo do desporto automóvel que se refinou e aperfeiçoou o conceito da carruagem sem cavalos. Dentro da plenitude de eventos que têm lugar em Portugal apenas serão considerados dois eventos ambos pertencentes ao campeonato internacional de montanha organizado pela FPAK (Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting). Uma vez que, no âmbito de uma abordagem mais concisa e mais concentrada, nesta amostra que seguramente não representa o desporto automóvel português na sua totalidade consegue no entanto resumir e mostrar nestes eventos de «pequena» dimensão o panorama geral do desporto automóvel numa visão mais alargada sendo estes eventos o cerne da investigação em causa. O objetivo da investigação engloba duas provas distintas embora pertencentes à mesma modalidade, ambas provas de elevado prestígio e com um potencial imenso que pode ser explorado com mais pormenor e pode ser tirado mais proveito destes dois eventos, elevando-os para um patamar superior que aquele que se encontram sendo eles a rampa Universidade Católica Portuguesa Os impactos sócio-económicos dos eventos automóveis nas comunidades locais 11 da Falperra e a rampa do Caramulo, provas inseridas no campeonato de montanha Europeu e Nacional. A rampa da Falperra uma prova de renome internacional que tem as suas origens na década de 20 do século passado (1927), tendo esta prova começado como uma competição amadora nas primeiras edições até à edição de 1960 tendo sido organizadas estas últimas pelo ACP (automóvel Clube de Portugal). Passou a integrar o campeonato nacional em 1976 data sobre a qual a rampa contou com uma elevação no seu prestígio especialmente em 1984 ano onde foi possível a realização de duas provas uma a contar para o campeonato nacional e outra para a realizar a entrada para o campeonato europeu tendo contado a partir desse ano para o europeu e para o nacional da montanha. Com inúmeras participações televisivas até ao ano de 2001 ano da última rampa até à sua eventual reabertura em 2010 tendo então este evento recebido ainda mais atenção mediática, especialmente com o realizar do Masters of Hillclimb no presente ano de 2021. O segundo evento, a rampa do Caramulo começa a sua história em 1979 quando a sua primeira edição tem lugar na serra do Caramulo, tendo sido uma prova que já passou, ao longo de mais de 40 anos de existência por alguns impasses especialmente esta prova esteve encerrada em 1993. Em 2006, ano em que foi reaberta a convite pelo Museu do Caramulo feito ao Targa Clube que agora assume com mérito este belíssimo evento que serpenteia as estradas até ao cume da serra, sendo este também palco do Caramulo Motorfestival assumido e dirigido pelo museu que ali reside. Foram feitas entrevistas-chave pelo facto que a abertura das pessoas que se encontram diretamente envolvidas neste tipo de atividade permitem uma obtenção e aquisição de dados primários mais concisa. Desta maneira uma visão mais concreta de pontos que podem não ser discriminados em grupos onde mesmo que haja uma percentagem de pessoas que esteja atualizada sobre as informações do evento não possuem um conhecimento tão vasto em certos aspetos que só os envolvidos na organização deste eventos podem fornecer, como factos Universidade Católica Portuguesa Os impactos sócio-económicos dos eventos automóveis nas comunidades locais 12 relacionados com cadernos de encargos, verbas para as instituições, patrocinadores, contratos com cadeias televisivas. Foi privilegiado este método também por permitir um contacto com as entidades organizadoras que por outros métodos de pesquisa qualitativa ou quantitativa não gerariam o mesmo impacto ou o mesmo ênfase pois este método permite avaliar de maneira mais exaustiva e precisa todo o historial que estes eventos possuem e que vão acumulando ao longo das edições que vão sendo realizadas todos os anos. Os questionários serviram para perguntar à população geral como é que este eventos afetam a localidade onde estes se realizam assim como as populações vizinhas, avaliar como se movimenta a economia local quando estes eventos são realizados e que recitas estes geram nas comunidades locais, o alcance destes eventos não só para quem visita em território nacional mas também quem vem de fora, e o possível impacto nestes eventos (Caramulo e Falperra).Motor sports in Portugal, is a type of activity, cherished among the Portuguese of all ages, enthusiasts or not, in addition to the importance they have internationally, the investigation of the host location of these competitions brings to the top, a new look on these places, a positive note when it comes to attracting tourism and with it the creation of new jobs, higher economic revenue, as well as the elevation and recognition of the latter. Since the birth of the automobile, that is, since the invention of the combustion engine, the car has gone through many adversities when facing the means of transport of choice at the time in the late nineteenth century, the horse, since it was, a means of transportation more widespread than the automobile. Since the first motorsport events we saw the beginning of experience and search for new methods to make this invention viable, even today, highlighting some events always with the emphasis on the perspective of Portugal, it was in the world of motorsports that the concept of the horseless carriage was refined and perfected. Within the plenitude of events that take place in Portugal only two events will be considered, both belonging to the international mountain championship organized by the FPAK (Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting), since, in the scope of a more concise and more concentrated approach, where this sample certainly doesn't represent the Portuguese motor sport in its entirety it manages however to summarize and show in these "small" events the general panorama of motor sport in a broader vision, being these events the core of the research in question. The purpose of this research encompasses two distinct events, although belonging to the same category, both highly prestigious and with a huge potential that can be explored in even more detail and therefore bringing out more positive results from these two events, raising them to a higher level than the one they reside: the Falperra Hillclimb and the Caramulo Hillclimb, both of which are part of the European and National Mountain Championships. Universidade Católica Portuguesa Os impactos sócio-económicos dos eventos automóveis nas comunidades locais 14 The Falperra Hillclimb is an internationally renowned event that has its origins in the 1920's (1927), it started as an amateur competition in its first editions until 1960, when it was organized by ACP (Automobile Club of Portugal). In 1976 it became part of the National Championship, and in 1984 two races were organized, one for the National Championship and the other for the European Championship, counting from that year on for both categories. With numerous television appearances until 2001, the year of the last hillclimb, until its eventual reopening in 2010, this event received even more media attention, especially with the holding of the Masters of Hillclimb in this year of 2021. The second event, the Caramulo Hillclimb, starts its history in 1979, when its first edition took place in the Caramulo mountain range. It has been an event that has already more than 40 years of existence, with some obstacles, especially when this event was closed between 1993 and 2006, year in which it was reopened by an invitation made by Museum of Caramulo to Targa Club, which now assumes with merit this beautiful event that winds the roads to the mountain top, being this also the stage of Caramulo Motorfestival, assumed and directed by the museum that resides there. Key interviews were made due to the fact that the doors opened by the people who are directly involved in this type of activity allows for the acquisition of primary data and, in this way, a more concrete vision of points that may not be discriminated in groups where, even if there is a percentage of people who are updated on the event information, do not have a vast knowledge on certain aspects that only those involved in the organization of these events may provide, such as facts related to specifications, funds for institutions, sponsors, contracts with television channels. This method was also privileged because it allows to contact with the organizing entities that other qualitative or quantitative research methods would not generate the same impact or the same emphasis, since this method allows a more exhaustive and accurate assessment of the entire history of these events, which accumulates over the editions that are held every year. The questionnaires were used to ask the general population how these events affect the hosting grounds where they take place as well as the neighbouring populations, to evaluate how the local economy moves when they take place and what revenue they Universidade Católica Portuguesa Os impactos sócio-económicos dos eventos automóveis nas comunidades locais generate in the local communities, not only for those visiting in national territory but also for those coming from abroad.Panyik, EmeseVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBaía, Evandro João da Silva Machado Brandão2023-02-22T10:06:03Z2023-01-252022-102023-01-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/40311TID:203220765porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:45:50Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40311Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:33:01.811572Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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Desde os primeiros eventos de caráter desportivo onde se começou com a experiência e procura de novos métodos para tornar esta invenção viável até aos dias de hoje destacando alguns eventos sempre com o ênfase na perspectiva de Portugal foi no mundo do desporto automóvel que se refinou e aperfeiçoou o conceito da carruagem sem cavalos. Dentro da plenitude de eventos que têm lugar em Portugal apenas serão considerados dois eventos ambos pertencentes ao campeonato internacional de montanha organizado pela FPAK (Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting). Uma vez que, no âmbito de uma abordagem mais concisa e mais concentrada, nesta amostra que seguramente não representa o desporto automóvel português na sua totalidade consegue no entanto resumir e mostrar nestes eventos de «pequena» dimensão o panorama geral do desporto automóvel numa visão mais alargada sendo estes eventos o cerne da investigação em causa. O objetivo da investigação engloba duas provas distintas embora pertencentes à mesma modalidade, ambas provas de elevado prestígio e com um potencial imenso que pode ser explorado com mais pormenor e pode ser tirado mais proveito destes dois eventos, elevando-os para um patamar superior que aquele que se encontram sendo eles a rampa Universidade Católica Portuguesa Os impactos sócio-económicos dos eventos automóveis nas comunidades locais 11 da Falperra e a rampa do Caramulo, provas inseridas no campeonato de montanha Europeu e Nacional. A rampa da Falperra uma prova de renome internacional que tem as suas origens na década de 20 do século passado (1927), tendo esta prova começado como uma competição amadora nas primeiras edições até à edição de 1960 tendo sido organizadas estas últimas pelo ACP (automóvel Clube de Portugal). Passou a integrar o campeonato nacional em 1976 data sobre a qual a rampa contou com uma elevação no seu prestígio especialmente em 1984 ano onde foi possível a realização de duas provas uma a contar para o campeonato nacional e outra para a realizar a entrada para o campeonato europeu tendo contado a partir desse ano para o europeu e para o nacional da montanha. Com inúmeras participações televisivas até ao ano de 2001 ano da última rampa até à sua eventual reabertura em 2010 tendo então este evento recebido ainda mais atenção mediática, especialmente com o realizar do Masters of Hillclimb no presente ano de 2021. O segundo evento, a rampa do Caramulo começa a sua história em 1979 quando a sua primeira edição tem lugar na serra do Caramulo, tendo sido uma prova que já passou, ao longo de mais de 40 anos de existência por alguns impasses especialmente esta prova esteve encerrada em 1993. Em 2006, ano em que foi reaberta a convite pelo Museu do Caramulo feito ao Targa Clube que agora assume com mérito este belíssimo evento que serpenteia as estradas até ao cume da serra, sendo este também palco do Caramulo Motorfestival assumido e dirigido pelo museu que ali reside. Foram feitas entrevistas-chave pelo facto que a abertura das pessoas que se encontram diretamente envolvidas neste tipo de atividade permitem uma obtenção e aquisição de dados primários mais concisa. Desta maneira uma visão mais concreta de pontos que podem não ser discriminados em grupos onde mesmo que haja uma percentagem de pessoas que esteja atualizada sobre as informações do evento não possuem um conhecimento tão vasto em certos aspetos que só os envolvidos na organização deste eventos podem fornecer, como factos Universidade Católica Portuguesa Os impactos sócio-económicos dos eventos automóveis nas comunidades locais 12 relacionados com cadernos de encargos, verbas para as instituições, patrocinadores, contratos com cadeias televisivas. Foi privilegiado este método também por permitir um contacto com as entidades organizadoras que por outros métodos de pesquisa qualitativa ou quantitativa não gerariam o mesmo impacto ou o mesmo ênfase pois este método permite avaliar de maneira mais exaustiva e precisa todo o historial que estes eventos possuem e que vão acumulando ao longo das edições que vão sendo realizadas todos os anos. Os questionários serviram para perguntar à população geral como é que este eventos afetam a localidade onde estes se realizam assim como as populações vizinhas, avaliar como se movimenta a economia local quando estes eventos são realizados e que recitas estes geram nas comunidades locais, o alcance destes eventos não só para quem visita em território nacional mas também quem vem de fora, e o possível impacto nestes eventos (Caramulo e Falperra).
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