Project PREPIT Pregraduate Research Program - Impact and Trajectories : análise bibliométrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Alexandra Pedrosa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/60127
Resumo: O presente relatório de estágio insere-se no projeto PREPIT Pregraduate Research Program – Impact and Trajectories, na fase da identificação e análise da produção científica publicada em revistas indexadas nas bases de dados Scopus e Web of Science (WoS) dos estudantes de Medicina que tenham sido admitidos a um ou mais programas “Educação pela Ciência”, entre 1997/1998 e 2016/2017, promovidos pelo Gabinete de Apoio à Investigação Científica (GAPIC), da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Para tal foi realizado um estágio na Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. O trabalho tem como objetivo geral analisar a produção científica dos participantes do projeto GAPIC. Foram definidos três objetivos específicos: identificar corretamente os participantes do GAPIC enquanto autores de publicações indexadas na Scopus e na WoS e recolher as suas publicações entre os anos de 1997 e 2021; analisar a produção científica destes autores indexada na Scopus e na WoS, através do uso da análise bibliométrica e caracterizar, com base numa amostra, a produção indexada na Scopus, entre 2012 e 2021. Na elaboração deste relatório recorreu-se a uma metodologia quantitativa, pretendendo analisar de forma ampla a investigação dos participantes nos Programas de “Educação pela Ciência”, mas também qualitativa em termos de análise de conteúdo. Recorreu-se essencialmente à análise bibliométrica e análise de conteúdo como técnicas de recolha e tratamento de dados. Os dados foram recolhidos nas bases Scopus e WoS e analisados com recursos ao Microsoft Excel, SciVal e VOSViewer. Foram analisados 277 investigadores com um total de 2583 publicações indexadas na Scopus e 2820 na WoS. A análise dos resultados revelou que 62,25% dos participantes têm publicações indexadas na Scopus e na Web of Science, o que demonstra que a maioria dos participantes contribui para a disseminação do conhecimento científico.
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