Project PREPIT Pregraduate Research Program - Impact and Trajectories : análise bibliométrica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/60127 |
Resumo: | O presente relatório de estágio insere-se no projeto PREPIT Pregraduate Research Program – Impact and Trajectories, na fase da identificação e análise da produção científica publicada em revistas indexadas nas bases de dados Scopus e Web of Science (WoS) dos estudantes de Medicina que tenham sido admitidos a um ou mais programas “Educação pela Ciência”, entre 1997/1998 e 2016/2017, promovidos pelo Gabinete de Apoio à Investigação Científica (GAPIC), da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Para tal foi realizado um estágio na Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. O trabalho tem como objetivo geral analisar a produção científica dos participantes do projeto GAPIC. Foram definidos três objetivos específicos: identificar corretamente os participantes do GAPIC enquanto autores de publicações indexadas na Scopus e na WoS e recolher as suas publicações entre os anos de 1997 e 2021; analisar a produção científica destes autores indexada na Scopus e na WoS, através do uso da análise bibliométrica e caracterizar, com base numa amostra, a produção indexada na Scopus, entre 2012 e 2021. Na elaboração deste relatório recorreu-se a uma metodologia quantitativa, pretendendo analisar de forma ampla a investigação dos participantes nos Programas de “Educação pela Ciência”, mas também qualitativa em termos de análise de conteúdo. Recorreu-se essencialmente à análise bibliométrica e análise de conteúdo como técnicas de recolha e tratamento de dados. Os dados foram recolhidos nas bases Scopus e WoS e analisados com recursos ao Microsoft Excel, SciVal e VOSViewer. Foram analisados 277 investigadores com um total de 2583 publicações indexadas na Scopus e 2820 na WoS. A análise dos resultados revelou que 62,25% dos participantes têm publicações indexadas na Scopus e na Web of Science, o que demonstra que a maioria dos participantes contribui para a disseminação do conhecimento científico. |
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Project PREPIT Pregraduate Research Program - Impact and Trajectories : análise bibliométricaDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras HumanidadesO presente relatório de estágio insere-se no projeto PREPIT Pregraduate Research Program – Impact and Trajectories, na fase da identificação e análise da produção científica publicada em revistas indexadas nas bases de dados Scopus e Web of Science (WoS) dos estudantes de Medicina que tenham sido admitidos a um ou mais programas “Educação pela Ciência”, entre 1997/1998 e 2016/2017, promovidos pelo Gabinete de Apoio à Investigação Científica (GAPIC), da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Para tal foi realizado um estágio na Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. O trabalho tem como objetivo geral analisar a produção científica dos participantes do projeto GAPIC. Foram definidos três objetivos específicos: identificar corretamente os participantes do GAPIC enquanto autores de publicações indexadas na Scopus e na WoS e recolher as suas publicações entre os anos de 1997 e 2021; analisar a produção científica destes autores indexada na Scopus e na WoS, através do uso da análise bibliométrica e caracterizar, com base numa amostra, a produção indexada na Scopus, entre 2012 e 2021. Na elaboração deste relatório recorreu-se a uma metodologia quantitativa, pretendendo analisar de forma ampla a investigação dos participantes nos Programas de “Educação pela Ciência”, mas também qualitativa em termos de análise de conteúdo. Recorreu-se essencialmente à análise bibliométrica e análise de conteúdo como técnicas de recolha e tratamento de dados. Os dados foram recolhidos nas bases Scopus e WoS e analisados com recursos ao Microsoft Excel, SciVal e VOSViewer. Foram analisados 277 investigadores com um total de 2583 publicações indexadas na Scopus e 2820 na WoS. A análise dos resultados revelou que 62,25% dos participantes têm publicações indexadas na Scopus e na Web of Science, o que demonstra que a maioria dos participantes contribui para a disseminação do conhecimento científico.This internship report was carried out within the project PREPIT Pregraduate Research Program – Impact and Trajectories, corresponding to the phase of identification and analysis of the scientific production published in journals indexed in the Scopus and Web of Science (WoS) databases of medical students who have been admitted to one or more "Education through Science" programs, between 1997/1998 and 2016/2017, promoted by the Scientific Research Support Office (GAPIC) of the Faculty of Medicine of the University of Lisbon. The work has a general objective, which is to analyse the scientific production of the participants in the GAPIC project. To achieve this objective, three specific objectives were defined: to correctly identify the GAPIC participants as authors of publications indexed in Scopus and WoS and collect their publications between 1997 and 2021; to analyse the scientific production of these authors indexed in Scopus and WoS, using bibliometric analysis and to characterize, based on a sample, the production indexed in Scopus between 2012 and 2021. The report used a quantitative approach to analyse the research of Science Education Programmes participants, but also a qualitative approach in terms of content analysis. We used primarily bibliometric analysis and content analysis as techniques for data collection and treatment. Data were collected from the Scopus and WoS databases and analysed using Microsoft Excel, SciVal and VOSViewer. A total of 277 researchers were analysed with a total of 2583 publications indexed in Scopus and 2820 in WoS. The analysis of the results revealed that 62.25% of the participants have publications indexed in Scopus and Web of Science, which demonstrates that most of the participants contribute to the dissemination of scientific knowledge.Costa, Maria Teresa Ferreira daRepositório da Universidade de LisboaCosta, Maria Alexandra Pedrosa2023-11-02T17:18:14Z2023-09-292023-06-192023-09-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/60127TID:203376684porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:09:40Zoai:repositorio.ul.pt:10451/60127Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:09:53.892445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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