Estímulos de leitura na exposição "Em boa forma ... com a ciência"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/18012 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação na área de especialidade em Educação e Sociedade do Conhecimento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
id |
RCAP_34bd2592e10978c47fc88663930eb9ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/18012 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estímulos de leitura na exposição "Em boa forma ... com a ciência"Aprendizagem, ciênciaMuseus de ciência interactivosDissertação de Mestrado em Ciências da Educação na área de especialidade em Educação e Sociedade do Conhecimento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraEste estudo, realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, na área de especialidade em Educação e Sociedade do Conhecimento, da Universidade de Coimbra, foi desenvolvido no Exploratório, Centro Ciência Viva de Coimbra. Inicialmente pretendia-se observar, descrever e verificar, o comportamento dos visitantes durante uma visita a uma exposição de ciência num espaço de aprendizagem não formal, e testar a compreensão na leitura dos textos associados a dois dos módulos interactivos presentes na exposição “Em boa forma… com a Ciência”. Esta temática tem vindo a suscitar interesse por parte de investigadores no âmbito da aprendizagem não formal. Para concretizar os objectivos a que nos propusemos, foi efectuado um estudo (com alunos do 3º ciclo do ensino básico) baseado em questionários e grelhas de observação, como instrumentos de recolha de dados. Os resultados obtidos no estudo a que nos propusemos, e que indicam que os alunos não lêem os textos associados aos módulos patentes na exposição, conduziram à realização de um segundo estudo. O segundo estudo realizado, também com alunos do 3º ciclo do ensino básico, difere do primeiro pois em vez de efectuado um pré-teste foi testada a eficácia de um estímulo de leitura. Apesar do carácter exploratório destes estudos, os principais resultados indicaram que como resposta ao estímulo testado, vários visitantes liam os textos associados aos módulos em busca da resposta. No seu conjunto, a exposição e os estudos a ela associados pretendem contribuir para o aperfeiçoamento da relação Escola-Museu, para a melhoria da qualidade das visitas ao Exploratório e para uma melhor aprendizagem, pelos visitantes, dos temas centrais abordados na exposição.This study, conducted within the Master in Science of Education, specialty in Education and the Knowledge Society, at University of Coimbra, was developed at Exploratório, Centro Ciência Viva de Coimbra. Initially it was intended to observe, describe and verify, the visitors behavior during a visit to a science exhibition in a non-formal learning environment, and test the reading comprehension of the texts associated with two interactive exhibits in the exhibition "Em boa forma… com a Ciência". To achieve the objectives we set ourselves, a study was made (with students from the third cycle of basic education) based on questionnaires and observation grids, as instruments of data collection. The results obtained in this study, which indicate that students do not read the labels associated with the exhibits available in the exhibition, led to a second study. The second study, also with students from the third cycle of basic education, differs from the first, as there was not a pre-test, but a stimulus in reading. Despite the exploratory nature of these studies, results indicate that in response to the stimulus tested, many visitors read the labels associated with the exhibits in the search for the answer. Altogether, the exhibition and its associated studies are intended to contribute to the improvement of the relationship between the School and the Museum and to improve the quality of the visits to Exploratório.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/18012http://hdl.handle.net/10316/18012porJordão, Nádia Alexandra Máximoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T06:31:56Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/18012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:07.367134Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estímulos de leitura na exposição "Em boa forma ... com a ciência" |
title |
Estímulos de leitura na exposição "Em boa forma ... com a ciência" |
spellingShingle |
Estímulos de leitura na exposição "Em boa forma ... com a ciência" Jordão, Nádia Alexandra Máximo Aprendizagem, ciência Museus de ciência interactivos |
title_short |
Estímulos de leitura na exposição "Em boa forma ... com a ciência" |
title_full |
Estímulos de leitura na exposição "Em boa forma ... com a ciência" |
title_fullStr |
Estímulos de leitura na exposição "Em boa forma ... com a ciência" |
title_full_unstemmed |
Estímulos de leitura na exposição "Em boa forma ... com a ciência" |
title_sort |
Estímulos de leitura na exposição "Em boa forma ... com a ciência" |
author |
Jordão, Nádia Alexandra Máximo |
author_facet |
Jordão, Nádia Alexandra Máximo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jordão, Nádia Alexandra Máximo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem, ciência Museus de ciência interactivos |
topic |
Aprendizagem, ciência Museus de ciência interactivos |
description |
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação na área de especialidade em Educação e Sociedade do Conhecimento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/18012 http://hdl.handle.net/10316/18012 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/18012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133771511889920 |