Da operacionalização à otimização do papel do diretor de turma na melhoria da qualidade educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilar, Filipe Miguel da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20913
Resumo: O presente estudo resulta de um estudo de caso, de natureza qualitativa e quantitativa levado a cabo num agrupamento de escolas na região Norte de Portugal Continental com o objetivo de aferir a operacionalização do trabalho dos diretores de turma e em que medida na ótica da comunidade escolar este poderá contribuir para a melhoria da qualidade educativa. O diretor de turma é uma figura de extrema importância na escola desde há várias décadas até aos dias de hoje, abarcando um leque bastante diverso de funções, de ordem pedagógica, administrativa e disciplinar. Participaram no estudo, os alunos do 2º, 3ºciclo e ensino secundário e encarregados de educação. Houve lugar ainda à participação de professores e diretores de turma desses mesmos níveis, respondendo todos a inquéritos por questionário. Foram também realizadas entrevistas semiestruturadas aos coordenadores de diretores de turma dos níveis de ensino supracitados. Os resultados do estudo apontam para a necessidade de valorizar o diretor de turma e de repensar a atribuição deste cargo a professores que apresentem uma índole mais alinhada com a função de gestor de equipas educativas. Para isso será necessário clarificar o verdadeiro perfil, e fomentar a formação específica para o desempenho do cargo.
id RCAP_34c41c1cdcc33961bbdd99ad07b2f0b1
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/20913
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da operacionalização à otimização do papel do diretor de turma na melhoria da qualidade educativaDiretor de turmaGestão de equipas educativasLideranças intermédiasCoordenação pedagógicaClass directorManagement of educational teamsIntermediate leadershipPedagogical coordinationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente estudo resulta de um estudo de caso, de natureza qualitativa e quantitativa levado a cabo num agrupamento de escolas na região Norte de Portugal Continental com o objetivo de aferir a operacionalização do trabalho dos diretores de turma e em que medida na ótica da comunidade escolar este poderá contribuir para a melhoria da qualidade educativa. O diretor de turma é uma figura de extrema importância na escola desde há várias décadas até aos dias de hoje, abarcando um leque bastante diverso de funções, de ordem pedagógica, administrativa e disciplinar. Participaram no estudo, os alunos do 2º, 3ºciclo e ensino secundário e encarregados de educação. Houve lugar ainda à participação de professores e diretores de turma desses mesmos níveis, respondendo todos a inquéritos por questionário. Foram também realizadas entrevistas semiestruturadas aos coordenadores de diretores de turma dos níveis de ensino supracitados. Os resultados do estudo apontam para a necessidade de valorizar o diretor de turma e de repensar a atribuição deste cargo a professores que apresentem uma índole mais alinhada com a função de gestor de equipas educativas. Para isso será necessário clarificar o verdadeiro perfil, e fomentar a formação específica para o desempenho do cargo.This study is the result of a case study, of a qualitative and quantitative nature, carried out in a grouping of schools in the North region of mainland Portugal with the objective of assessing the operationalization of the work of class directors and to what extent from the perspective of the school community this could contribute to the improvement of the education quality. The class director is an extremely important figure in the school for several decades to the present day, covering a very diverse range of functions, of a pedagogical, administrative, and disciplinary nature. Participated in the study, students of the 2nd, 3rd cycle and secondary education and guardians. There was also room for the participation of teachers and class directors of the same levels, all of whom responded to questionnaire surveys. Semi-structured interviews were also carried out with coordinators of class directors of the above-mentioned levels of education. The results of the study point to the need to value the class director, and to rethink the assignment of this position to teachers who are more in line with the role of manager of educational teams. For this, it will be necessary to clarify the true profile, and to encourage specific training for the performance of the position.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoTeixeira, Maria Inês SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoVilar, Filipe Miguel da Silva2022-10-10T18:21:04Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20913TID:203090519porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:47:14Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20913Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:59.643012Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da operacionalização à otimização do papel do diretor de turma na melhoria da qualidade educativa
title Da operacionalização à otimização do papel do diretor de turma na melhoria da qualidade educativa
spellingShingle Da operacionalização à otimização do papel do diretor de turma na melhoria da qualidade educativa
Vilar, Filipe Miguel da Silva
Diretor de turma
Gestão de equipas educativas
Lideranças intermédias
Coordenação pedagógica
Class director
Management of educational teams
Intermediate leadership
Pedagogical coordination
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Da operacionalização à otimização do papel do diretor de turma na melhoria da qualidade educativa
title_full Da operacionalização à otimização do papel do diretor de turma na melhoria da qualidade educativa
title_fullStr Da operacionalização à otimização do papel do diretor de turma na melhoria da qualidade educativa
title_full_unstemmed Da operacionalização à otimização do papel do diretor de turma na melhoria da qualidade educativa
title_sort Da operacionalização à otimização do papel do diretor de turma na melhoria da qualidade educativa
author Vilar, Filipe Miguel da Silva
author_facet Vilar, Filipe Miguel da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Maria Inês Silva
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilar, Filipe Miguel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Diretor de turma
Gestão de equipas educativas
Lideranças intermédias
Coordenação pedagógica
Class director
Management of educational teams
Intermediate leadership
Pedagogical coordination
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Diretor de turma
Gestão de equipas educativas
Lideranças intermédias
Coordenação pedagógica
Class director
Management of educational teams
Intermediate leadership
Pedagogical coordination
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente estudo resulta de um estudo de caso, de natureza qualitativa e quantitativa levado a cabo num agrupamento de escolas na região Norte de Portugal Continental com o objetivo de aferir a operacionalização do trabalho dos diretores de turma e em que medida na ótica da comunidade escolar este poderá contribuir para a melhoria da qualidade educativa. O diretor de turma é uma figura de extrema importância na escola desde há várias décadas até aos dias de hoje, abarcando um leque bastante diverso de funções, de ordem pedagógica, administrativa e disciplinar. Participaram no estudo, os alunos do 2º, 3ºciclo e ensino secundário e encarregados de educação. Houve lugar ainda à participação de professores e diretores de turma desses mesmos níveis, respondendo todos a inquéritos por questionário. Foram também realizadas entrevistas semiestruturadas aos coordenadores de diretores de turma dos níveis de ensino supracitados. Os resultados do estudo apontam para a necessidade de valorizar o diretor de turma e de repensar a atribuição deste cargo a professores que apresentem uma índole mais alinhada com a função de gestor de equipas educativas. Para isso será necessário clarificar o verdadeiro perfil, e fomentar a formação específica para o desempenho do cargo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-10T18:21:04Z
2022
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/20913
TID:203090519
url http://hdl.handle.net/10400.22/20913
identifier_str_mv TID:203090519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131498273570816