Análise do papel do diretor de turma na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malha, Ana Isabel Faleiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48131
Resumo: Este estudo, o papel do diretor de turma na escola, desenvolveu-se na escola sede de um agrupamento de escolas do concelho da Moita. Pretendeu-se analisar o perfil do diretor de turma, as suas funções, os desafios, as motivações e as relações que são estabelecidas na escola. A escolha do tema para o estudo de investigação teve em conta a minha experiência profissional e o meu interesse pessoal pela figura do diretor de turma. O estudo teve como principal objetivo conhecer a perceção dos diretores de turma no desenvolvimento do seu trabalho e as relações que estabelecem na organização escolar. Para além disso, pretendia-se, também, compreender o seu papel e a sua importância na organização escolar, analisar as suas funções, as competências, e as dificuldades sentidas no desempenho do cargo, e ainda, identificar as mudanças propostas. Com a conclusão deste estudo, pretendemos dar resposta à seguinte questão de partida: - Qual é o papel e a relação que o diretor de turma estabelece na organização escolar? A metodologia de investigação utilizada foi o Estudo de Caso, tendo-se utilizado o instrumento para a recolha de dados, a entrevista semiestruturada, aplicado a dezasseis participantes. Posteriormente, foi realizada a análise de conteúdo, que foi previamente categorizada. Concluiu-se que o diretor de turma continua a ser o elo de ligação entre os vários intervenientes na relação educativa. É considerado como uma figura de liderança na organização escolar, uma vez que cabe ao diretor de turma estabelecer a comunicação entre os encarregados de educação, os demais professores, os alunos e os órgãos de gestão. Salienta-se a relação que o diretor de turma estabelece com os alunos da sua direção de turma, uma vez que é o docente que melhor os conhece, que se preocupa com eles e até de amizade, acompanhando de forma diária e atenta os desafios a que os alunos são sujeitos. No entanto, constata-se que continua motivado para desempenhar o seu papel de diretor de turma.
id RCAP_e55bfe92008d4c8244772d9662d4a701
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48131
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise do papel do diretor de turma na escolaDiretor de turmaLiderança intermédiaDesafios e motivaçõesRelações estabelecidasHeadteacherMiddle leadershipChallenges and motivationsEstablished relationshipsEste estudo, o papel do diretor de turma na escola, desenvolveu-se na escola sede de um agrupamento de escolas do concelho da Moita. Pretendeu-se analisar o perfil do diretor de turma, as suas funções, os desafios, as motivações e as relações que são estabelecidas na escola. A escolha do tema para o estudo de investigação teve em conta a minha experiência profissional e o meu interesse pessoal pela figura do diretor de turma. O estudo teve como principal objetivo conhecer a perceção dos diretores de turma no desenvolvimento do seu trabalho e as relações que estabelecem na organização escolar. Para além disso, pretendia-se, também, compreender o seu papel e a sua importância na organização escolar, analisar as suas funções, as competências, e as dificuldades sentidas no desempenho do cargo, e ainda, identificar as mudanças propostas. Com a conclusão deste estudo, pretendemos dar resposta à seguinte questão de partida: - Qual é o papel e a relação que o diretor de turma estabelece na organização escolar? A metodologia de investigação utilizada foi o Estudo de Caso, tendo-se utilizado o instrumento para a recolha de dados, a entrevista semiestruturada, aplicado a dezasseis participantes. Posteriormente, foi realizada a análise de conteúdo, que foi previamente categorizada. Concluiu-se que o diretor de turma continua a ser o elo de ligação entre os vários intervenientes na relação educativa. É considerado como uma figura de liderança na organização escolar, uma vez que cabe ao diretor de turma estabelecer a comunicação entre os encarregados de educação, os demais professores, os alunos e os órgãos de gestão. Salienta-se a relação que o diretor de turma estabelece com os alunos da sua direção de turma, uma vez que é o docente que melhor os conhece, que se preocupa com eles e até de amizade, acompanhando de forma diária e atenta os desafios a que os alunos são sujeitos. No entanto, constata-se que continua motivado para desempenhar o seu papel de diretor de turma.This study, the role of the headteacher in the school, was carried out in the main school of a school grouping in the municipality of Moita. The aim was to analyse the profile of the headteacher, their duties, challenges, motivations and the relationships that are established in the school. The choice of topic for the research study took into account my professional experience and my personal interest in the figure of the headteacher. The main aim of the study was to get to know the perception of headteachers in the development of their work and the relationships they establish in the school organisation. It also aimed to understand their role and importance in the school organisation, analyse their functions, competences and the difficulties they experience in carrying out their duties, and to identify proposed changes. The purpose of this study is to answer the following questions: - What is the role and relationship of the headteacher in the school organisation? The research method used was a case study. The instrument used for data collection was a semi-structured interview conducted with sixteen participants. A content analysis was then carried out and categorised beforehand. It was concluded that the headteacher continues to be the link between the different actors in the educational relationship. He or she is seen as a leading figure in the school organisation, as it is the headteacher's task to establish communication between parents, other teachers, pupils and the governing bodies. The relationship that the headteacher establishes with the pupils in his class is remarkable, as he is the teacher who knows them best, who cares for them and even befriends them, and who observes the challenges that the pupils face on a daily basis. However, he remains motivated to fulfil his role as headteacher.Bucha, AgostinhoRepositório ComumMalha, Ana Isabel Faleiro2023-11-29T11:26:21Z2023-112023-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48131TID:203410467porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-10T03:16:10Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48131Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:47.444425Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise do papel do diretor de turma na escola
title Análise do papel do diretor de turma na escola
spellingShingle Análise do papel do diretor de turma na escola
Malha, Ana Isabel Faleiro
Diretor de turma
Liderança intermédia
Desafios e motivações
Relações estabelecidas
Headteacher
Middle leadership
Challenges and motivations
Established relationships
title_short Análise do papel do diretor de turma na escola
title_full Análise do papel do diretor de turma na escola
title_fullStr Análise do papel do diretor de turma na escola
title_full_unstemmed Análise do papel do diretor de turma na escola
title_sort Análise do papel do diretor de turma na escola
author Malha, Ana Isabel Faleiro
author_facet Malha, Ana Isabel Faleiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bucha, Agostinho
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Malha, Ana Isabel Faleiro
dc.subject.por.fl_str_mv Diretor de turma
Liderança intermédia
Desafios e motivações
Relações estabelecidas
Headteacher
Middle leadership
Challenges and motivations
Established relationships
topic Diretor de turma
Liderança intermédia
Desafios e motivações
Relações estabelecidas
Headteacher
Middle leadership
Challenges and motivations
Established relationships
description Este estudo, o papel do diretor de turma na escola, desenvolveu-se na escola sede de um agrupamento de escolas do concelho da Moita. Pretendeu-se analisar o perfil do diretor de turma, as suas funções, os desafios, as motivações e as relações que são estabelecidas na escola. A escolha do tema para o estudo de investigação teve em conta a minha experiência profissional e o meu interesse pessoal pela figura do diretor de turma. O estudo teve como principal objetivo conhecer a perceção dos diretores de turma no desenvolvimento do seu trabalho e as relações que estabelecem na organização escolar. Para além disso, pretendia-se, também, compreender o seu papel e a sua importância na organização escolar, analisar as suas funções, as competências, e as dificuldades sentidas no desempenho do cargo, e ainda, identificar as mudanças propostas. Com a conclusão deste estudo, pretendemos dar resposta à seguinte questão de partida: - Qual é o papel e a relação que o diretor de turma estabelece na organização escolar? A metodologia de investigação utilizada foi o Estudo de Caso, tendo-se utilizado o instrumento para a recolha de dados, a entrevista semiestruturada, aplicado a dezasseis participantes. Posteriormente, foi realizada a análise de conteúdo, que foi previamente categorizada. Concluiu-se que o diretor de turma continua a ser o elo de ligação entre os vários intervenientes na relação educativa. É considerado como uma figura de liderança na organização escolar, uma vez que cabe ao diretor de turma estabelecer a comunicação entre os encarregados de educação, os demais professores, os alunos e os órgãos de gestão. Salienta-se a relação que o diretor de turma estabelece com os alunos da sua direção de turma, uma vez que é o docente que melhor os conhece, que se preocupa com eles e até de amizade, acompanhando de forma diária e atenta os desafios a que os alunos são sujeitos. No entanto, constata-se que continua motivado para desempenhar o seu papel de diretor de turma.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-29T11:26:21Z
2023-11
2023-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/48131
TID:203410467
url http://hdl.handle.net/10400.26/48131
identifier_str_mv TID:203410467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136312733728768