Representação de família em crianças que vivem em família e em crianças institucionalizadas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/1279 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional |
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Representação de família em crianças que vivem em família e em crianças institucionalizadasPsicologia educacionalFamíliaInstitucionalizaçãoRepresentação socialDesenvolvimentoDesenvolvimento infantilAtitudes parentaisEducational psychologyFamilyInstitutionalizationSocial representationDevelopmentChild developmentParental attitudesDissertação de Mestrado em Psicologia EducacionalO presente trabalho tem como objectivo principal estudar a representação de família em crianças que vivem em família e em crianças institucionalizadas. Assim, propomo-nos verificar se existem diferenças significativas na representação de família entre as crianças que vivem numa família tradicional e as institucionalizadas e também se existem diferenças significativas entre as crianças que vivem em instituições desde os três anos e as que vivem em instituições após contacto familiar (famílias de risco). Procedeu-se a uma revisão da literatura, realizando-se uma abordagem histórica das representações sociais, das suas características, da sua estrutura e das suas funções. Também foram abordados vários temas na área da Família: a sua importância e influência no desenvolvimento cognitivo, emocional e social e os problemas que a ausência familiar pode causar na vida das crianças. Neste estudo exploratório, em termos de metodologia, utilizámos a entrevista semi-estruturada para a recolha dos dados. Realizámos as entrevistas a trinta e nove crianças: treze crianças que vivem em instituições desde os três anos; treze crianças institucionalizadas após contacto familiar e treze crianças que vivem com a família. Posteriormente, as entrevistas foram sujeitas a uma análise de conteúdo. Concluiu-se que apesar de existirem algumas diferenças significativas nos temas: definição de família, definição de pai e definição de mãe, de um modo geral, as crianças dos diferentes grupos não diferem de forma muito significativa na sua representação de família. Os grupos em estudo consideram que a família é muito importante e que nesta devem existir laços de afectividade, de união e apoio, apresentando características diferentes ao nível da afectividade, da educação e das condições de vida.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAGuerreiro, Marisa S. A. Rocha2012-03-17T15:56:42Z2007-01-01T00:00:00Z2007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/1279porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:37:22Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/1279Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:19:23.362577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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