Comportamento dos consumidores e a evolução do mercado de combustíveis em Portugal e os combustíveis simples

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Filipa Lopes dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Valente, Jorge Fernando Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9172
Resumo: Este estudo pretende averiguar como é que as pessoas reagiram perante a introdução de novos produtos neste setor, designados de combustíveis não aditivados ou combustíveis simples. Foi efetuado um levantamento de leis que exercem influência neste setor e que foram consideradas relevantes para o estudo, acompanhando uma revisão teórica centrada nos processos de compra dos consumidores e nos fatores que influenciam estas escolhas. Realizou-se também um questionário aplicado a consumidores de combustíveis, obtendo-se uma amostra de 327 consumidores, com o objetivo de conhecer as opiniões das pessoas acerca deste mercado e seus produtos. Com esta informação os intervenientes podem realizar campanhas de sensibilização mais específicas e eficazes. Assim, os consumidores passariam a disponibilizar de mais e melhor informação quando adquirissem estes produtos.
id RCAP_34d29fade9996f82510e1f9e3238524b
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9172
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comportamento dos consumidores e a evolução do mercado de combustíveis em Portugal e os combustíveis simplesCOMBUSTÍVEISCOMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORESMERCADO PETROLÍFEROSATISFAÇÃO DO CLIENTEGESTÃOFUELSCONSUMER BEHAVIOUROIL MARKETCLIENT SATISFACTIONMANAGEMENTEste estudo pretende averiguar como é que as pessoas reagiram perante a introdução de novos produtos neste setor, designados de combustíveis não aditivados ou combustíveis simples. Foi efetuado um levantamento de leis que exercem influência neste setor e que foram consideradas relevantes para o estudo, acompanhando uma revisão teórica centrada nos processos de compra dos consumidores e nos fatores que influenciam estas escolhas. Realizou-se também um questionário aplicado a consumidores de combustíveis, obtendo-se uma amostra de 327 consumidores, com o objetivo de conhecer as opiniões das pessoas acerca deste mercado e seus produtos. Com esta informação os intervenientes podem realizar campanhas de sensibilização mais específicas e eficazes. Assim, os consumidores passariam a disponibilizar de mais e melhor informação quando adquirissem estes produtos.This study seeks to find out how people reacted to the introduction of new products in this sector, called non-additive fuels or simple fuels. A survey was made of laws that influence this sector and were considered relevant to the study, following a theoretical review focused on consumer buying processes and the factors that influence these choices. A questionnaire was also applied to fuel consumers, obtaining a sample of 327 consumers, in order to know people’s opinions about the fuel market and its products. In this way, consumers would be able to acquire more and better information, enabling them to make the best possible choices when they want to buy fuelEdições Universitárias Lusófonas2018-11-27T14:56:02Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9172por2183-5845Reis, Filipa Lopes dosValente, Jorge Fernando Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:18Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9172Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:31.836260Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento dos consumidores e a evolução do mercado de combustíveis em Portugal e os combustíveis simples
title Comportamento dos consumidores e a evolução do mercado de combustíveis em Portugal e os combustíveis simples
spellingShingle Comportamento dos consumidores e a evolução do mercado de combustíveis em Portugal e os combustíveis simples
Reis, Filipa Lopes dos
COMBUSTÍVEIS
COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES
MERCADO PETROLÍFERO
SATISFAÇÃO DO CLIENTE
GESTÃO
FUELS
CONSUMER BEHAVIOUR
OIL MARKET
CLIENT SATISFACTION
MANAGEMENT
title_short Comportamento dos consumidores e a evolução do mercado de combustíveis em Portugal e os combustíveis simples
title_full Comportamento dos consumidores e a evolução do mercado de combustíveis em Portugal e os combustíveis simples
title_fullStr Comportamento dos consumidores e a evolução do mercado de combustíveis em Portugal e os combustíveis simples
title_full_unstemmed Comportamento dos consumidores e a evolução do mercado de combustíveis em Portugal e os combustíveis simples
title_sort Comportamento dos consumidores e a evolução do mercado de combustíveis em Portugal e os combustíveis simples
author Reis, Filipa Lopes dos
author_facet Reis, Filipa Lopes dos
Valente, Jorge Fernando Pereira
author_role author
author2 Valente, Jorge Fernando Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Filipa Lopes dos
Valente, Jorge Fernando Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv COMBUSTÍVEIS
COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES
MERCADO PETROLÍFERO
SATISFAÇÃO DO CLIENTE
GESTÃO
FUELS
CONSUMER BEHAVIOUR
OIL MARKET
CLIENT SATISFACTION
MANAGEMENT
topic COMBUSTÍVEIS
COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES
MERCADO PETROLÍFERO
SATISFAÇÃO DO CLIENTE
GESTÃO
FUELS
CONSUMER BEHAVIOUR
OIL MARKET
CLIENT SATISFACTION
MANAGEMENT
description Este estudo pretende averiguar como é que as pessoas reagiram perante a introdução de novos produtos neste setor, designados de combustíveis não aditivados ou combustíveis simples. Foi efetuado um levantamento de leis que exercem influência neste setor e que foram consideradas relevantes para o estudo, acompanhando uma revisão teórica centrada nos processos de compra dos consumidores e nos fatores que influenciam estas escolhas. Realizou-se também um questionário aplicado a consumidores de combustíveis, obtendo-se uma amostra de 327 consumidores, com o objetivo de conhecer as opiniões das pessoas acerca deste mercado e seus produtos. Com esta informação os intervenientes podem realizar campanhas de sensibilização mais específicas e eficazes. Assim, os consumidores passariam a disponibilizar de mais e melhor informação quando adquirissem estes produtos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-27T14:56:02Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/9172
url http://hdl.handle.net/10437/9172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-5845
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131252540833792