Comportamento dos consumidores e a evolução do mercado de combustíveis em Portugal e os combustíveis simples
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/9172 |
Resumo: | Este estudo pretende averiguar como é que as pessoas reagiram perante a introdução de novos produtos neste setor, designados de combustíveis não aditivados ou combustíveis simples. Foi efetuado um levantamento de leis que exercem influência neste setor e que foram consideradas relevantes para o estudo, acompanhando uma revisão teórica centrada nos processos de compra dos consumidores e nos fatores que influenciam estas escolhas. Realizou-se também um questionário aplicado a consumidores de combustíveis, obtendo-se uma amostra de 327 consumidores, com o objetivo de conhecer as opiniões das pessoas acerca deste mercado e seus produtos. Com esta informação os intervenientes podem realizar campanhas de sensibilização mais específicas e eficazes. Assim, os consumidores passariam a disponibilizar de mais e melhor informação quando adquirissem estes produtos. |
id |
RCAP_34d29fade9996f82510e1f9e3238524b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9172 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comportamento dos consumidores e a evolução do mercado de combustíveis em Portugal e os combustíveis simplesCOMBUSTÍVEISCOMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORESMERCADO PETROLÍFEROSATISFAÇÃO DO CLIENTEGESTÃOFUELSCONSUMER BEHAVIOUROIL MARKETCLIENT SATISFACTIONMANAGEMENTEste estudo pretende averiguar como é que as pessoas reagiram perante a introdução de novos produtos neste setor, designados de combustíveis não aditivados ou combustíveis simples. Foi efetuado um levantamento de leis que exercem influência neste setor e que foram consideradas relevantes para o estudo, acompanhando uma revisão teórica centrada nos processos de compra dos consumidores e nos fatores que influenciam estas escolhas. Realizou-se também um questionário aplicado a consumidores de combustíveis, obtendo-se uma amostra de 327 consumidores, com o objetivo de conhecer as opiniões das pessoas acerca deste mercado e seus produtos. Com esta informação os intervenientes podem realizar campanhas de sensibilização mais específicas e eficazes. Assim, os consumidores passariam a disponibilizar de mais e melhor informação quando adquirissem estes produtos.This study seeks to find out how people reacted to the introduction of new products in this sector, called non-additive fuels or simple fuels. A survey was made of laws that influence this sector and were considered relevant to the study, following a theoretical review focused on consumer buying processes and the factors that influence these choices. A questionnaire was also applied to fuel consumers, obtaining a sample of 327 consumers, in order to know people’s opinions about the fuel market and its products. In this way, consumers would be able to acquire more and better information, enabling them to make the best possible choices when they want to buy fuelEdições Universitárias Lusófonas2018-11-27T14:56:02Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9172por2183-5845Reis, Filipa Lopes dosValente, Jorge Fernando Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:18Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9172Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:31.836260Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comportamento dos consumidores e a evolução do mercado de combustíveis em Portugal e os combustíveis simples |
title |
Comportamento dos consumidores e a evolução do mercado de combustíveis em Portugal e os combustíveis simples |
spellingShingle |
Comportamento dos consumidores e a evolução do mercado de combustíveis em Portugal e os combustíveis simples Reis, Filipa Lopes dos COMBUSTÍVEIS COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES MERCADO PETROLÍFERO SATISFAÇÃO DO CLIENTE GESTÃO FUELS CONSUMER BEHAVIOUR OIL MARKET CLIENT SATISFACTION MANAGEMENT |
title_short |
Comportamento dos consumidores e a evolução do mercado de combustíveis em Portugal e os combustíveis simples |
title_full |
Comportamento dos consumidores e a evolução do mercado de combustíveis em Portugal e os combustíveis simples |
title_fullStr |
Comportamento dos consumidores e a evolução do mercado de combustíveis em Portugal e os combustíveis simples |
title_full_unstemmed |
Comportamento dos consumidores e a evolução do mercado de combustíveis em Portugal e os combustíveis simples |
title_sort |
Comportamento dos consumidores e a evolução do mercado de combustíveis em Portugal e os combustíveis simples |
author |
Reis, Filipa Lopes dos |
author_facet |
Reis, Filipa Lopes dos Valente, Jorge Fernando Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Valente, Jorge Fernando Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Filipa Lopes dos Valente, Jorge Fernando Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
COMBUSTÍVEIS COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES MERCADO PETROLÍFERO SATISFAÇÃO DO CLIENTE GESTÃO FUELS CONSUMER BEHAVIOUR OIL MARKET CLIENT SATISFACTION MANAGEMENT |
topic |
COMBUSTÍVEIS COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES MERCADO PETROLÍFERO SATISFAÇÃO DO CLIENTE GESTÃO FUELS CONSUMER BEHAVIOUR OIL MARKET CLIENT SATISFACTION MANAGEMENT |
description |
Este estudo pretende averiguar como é que as pessoas reagiram perante a introdução de novos produtos neste setor, designados de combustíveis não aditivados ou combustíveis simples. Foi efetuado um levantamento de leis que exercem influência neste setor e que foram consideradas relevantes para o estudo, acompanhando uma revisão teórica centrada nos processos de compra dos consumidores e nos fatores que influenciam estas escolhas. Realizou-se também um questionário aplicado a consumidores de combustíveis, obtendo-se uma amostra de 327 consumidores, com o objetivo de conhecer as opiniões das pessoas acerca deste mercado e seus produtos. Com esta informação os intervenientes podem realizar campanhas de sensibilização mais específicas e eficazes. Assim, os consumidores passariam a disponibilizar de mais e melhor informação quando adquirissem estes produtos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-27T14:56:02Z 2018-01-01T00:00:00Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/9172 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/9172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-5845 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131252540833792 |