Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sauane, Paulo António Freixeda
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/9933
Resumo: Este é o relato de experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do mestrado de Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Estas experiências desdobraram-se em três estágios profissionais, durante os anos letivos de 2010/2011 e 2011/2012, no 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, nas escolas E.B.1 de Vila Nova de Foz Côa, E.B.2,3 D. Manuel de Faria e Sousa – Felgueiras e na E.B. 2,3 Amadeu de Souza Cardozo de Telões – Amarante, respetivamente. Nesta intervenção foi privilegiado o recurso ao Instrumental Orff como estratégia de promoção de uma formação musical adequada. Pretendeu-se, através do contacto com os diferentes instrumentos Orff, contribuir para a sensibilização artística e para aquisição de competências musicais a nível dos três Ciclos do Ensino Básico. Como resultados, as estratégias adotadas revelaram ter sido eficaz na medida em que o processo pedagógico foi concretizado de modo satisfatório.
id RCAP_34deed10a615c778383e2b0d80ea67f8
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9933
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino BásicoEducação MusicalEnsino BásicoPrática de ensino supervisionadaExperiencias de ensino/aprendizagemEste é o relato de experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do mestrado de Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Estas experiências desdobraram-se em três estágios profissionais, durante os anos letivos de 2010/2011 e 2011/2012, no 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, nas escolas E.B.1 de Vila Nova de Foz Côa, E.B.2,3 D. Manuel de Faria e Sousa – Felgueiras e na E.B. 2,3 Amadeu de Souza Cardozo de Telões – Amarante, respetivamente. Nesta intervenção foi privilegiado o recurso ao Instrumental Orff como estratégia de promoção de uma formação musical adequada. Pretendeu-se, através do contacto com os diferentes instrumentos Orff, contribuir para a sensibilização artística e para aquisição de competências musicais a nível dos três Ciclos do Ensino Básico. Como resultados, as estratégias adotadas revelaram ter sido eficaz na medida em que o processo pedagógico foi concretizado de modo satisfatório.This report is about Teaching-Learning Experiences developed through the Supervised Teaching Practice, under the Masters of Teaching Music Education in Basic Education, taught at Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança. These experiences are unfolded in three professional internships, during 2010/2011 and 2011/2012 academic years, the 1st, 2nd and 3rd cycles of basic education in EB1 Vila Nova de Foz Coa, EB2,3 D. Manuel de Faria e Sousa - Felgueiras and EB2,3 Amadeo de Souza Cardozo de Telões – Amarante schools. In this intervention, the resource Orff Instrumental was privileged, in order to promote a proper musical education strategy. Through the contact with different instruments, it was intended to contribute to the artistic awareness and acquisition of musical skills. As a result, this strategy was proved to be successful, the learning process was achieved in a satisfactory way.Alves, VascoBiblioteca Digital do IPBSauane, Paulo António Freixeda2014-07-22T15:21:09Z20142014-07-222014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/9933TID:201027976porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:23:53Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9933Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:01:00.210880Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Sauane, Paulo António Freixeda
Educação Musical
Ensino Básico
Prática de ensino supervisionada
Experiencias de ensino/aprendizagem
title_short Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title_full Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
author Sauane, Paulo António Freixeda
author_facet Sauane, Paulo António Freixeda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Vasco
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Sauane, Paulo António Freixeda
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical
Ensino Básico
Prática de ensino supervisionada
Experiencias de ensino/aprendizagem
topic Educação Musical
Ensino Básico
Prática de ensino supervisionada
Experiencias de ensino/aprendizagem
description Este é o relato de experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do mestrado de Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Estas experiências desdobraram-se em três estágios profissionais, durante os anos letivos de 2010/2011 e 2011/2012, no 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, nas escolas E.B.1 de Vila Nova de Foz Côa, E.B.2,3 D. Manuel de Faria e Sousa – Felgueiras e na E.B. 2,3 Amadeu de Souza Cardozo de Telões – Amarante, respetivamente. Nesta intervenção foi privilegiado o recurso ao Instrumental Orff como estratégia de promoção de uma formação musical adequada. Pretendeu-se, através do contacto com os diferentes instrumentos Orff, contribuir para a sensibilização artística e para aquisição de competências musicais a nível dos três Ciclos do Ensino Básico. Como resultados, as estratégias adotadas revelaram ter sido eficaz na medida em que o processo pedagógico foi concretizado de modo satisfatório.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-22T15:21:09Z
2014
2014-07-22
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/9933
TID:201027976
url http://hdl.handle.net/10198/9933
identifier_str_mv TID:201027976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135240336179200