Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/9928 |
Resumo: | O presente relatório tem como principal objetivo relatar as experiências de ensino/aprendizagem realizadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada vivenciada no Agrupamento de Escolas de Pedome, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Este relatório pretende fundamentar toda a intervenção ocorrida dentro da Prática de Ensino Supervisionada - PES, através de uma Teoria de Aprendizagem Musical sequencializada, assim como as orientações curriculares. Por outro lado, este relatório incide sobre o método de Investigação-Ação, levado a cabo ao longo da PES, sendo um estudo de uma situação de ordem educacional para melhorar a qualidade da ação dentro da mesma. Na elaboração do mesmo, é feito uma descrição das experiências de ensino/aprendizagem vivenciadas. Por fim, são tecidas algumas considerações finais acerca da Prática de Ensino Supervisionada, nomeadamente a sua participação para o exercício da atividade docente futura e os seus desafios futuros. |
id |
RCAP_0cd756671cba368043cddac3dfd4fd22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9928 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino BásicoPrática de ensino supervisionadaMúsicaEnsino de Educação Musical no Ensino BásicoExperiencias de ensino/aprendizagemSequência de aprendizagemO presente relatório tem como principal objetivo relatar as experiências de ensino/aprendizagem realizadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada vivenciada no Agrupamento de Escolas de Pedome, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Este relatório pretende fundamentar toda a intervenção ocorrida dentro da Prática de Ensino Supervisionada - PES, através de uma Teoria de Aprendizagem Musical sequencializada, assim como as orientações curriculares. Por outro lado, este relatório incide sobre o método de Investigação-Ação, levado a cabo ao longo da PES, sendo um estudo de uma situação de ordem educacional para melhorar a qualidade da ação dentro da mesma. Na elaboração do mesmo, é feito uma descrição das experiências de ensino/aprendizagem vivenciadas. Por fim, são tecidas algumas considerações finais acerca da Prática de Ensino Supervisionada, nomeadamente a sua participação para o exercício da atividade docente futura e os seus desafios futuros.The present report has as main objective to tell the experiences of learning strategies along of Supervised Teaching Practice deeply lived in the Grouping of Schools of Pedome, under the master's degree in Teaching Musical Education in the Basic School. This report intends to base all the intervention of Supervised Teaching Practice - STP, through a Theory of Music Sequence Learning, as well as the curricular orientations. On the other hand, this report happens on the taken method of Investigation-Action, along the STP, being a study of a situation or an educational order inside to improve the quality of the action. In the elaboration of the same, it´s made a description of the experience of learning strategies, as well as their reflections. Finally, some final considerations are weaved about STP, as the participation for the future exercise of the future teaching activity and his challenges.Cardoso, MárioBiblioteca Digital do IPBAntunes, Armando Luís Gonçalves2014-07-21T16:53:37Z20142014-07-212014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/9928TID:201026210porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:23:53Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9928Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:00:59.831326Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title |
Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico Antunes, Armando Luís Gonçalves Prática de ensino supervisionada Música Ensino de Educação Musical no Ensino Básico Experiencias de ensino/aprendizagem Sequência de aprendizagem |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
author |
Antunes, Armando Luís Gonçalves |
author_facet |
Antunes, Armando Luís Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardoso, Mário Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Armando Luís Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Música Ensino de Educação Musical no Ensino Básico Experiencias de ensino/aprendizagem Sequência de aprendizagem |
topic |
Prática de ensino supervisionada Música Ensino de Educação Musical no Ensino Básico Experiencias de ensino/aprendizagem Sequência de aprendizagem |
description |
O presente relatório tem como principal objetivo relatar as experiências de ensino/aprendizagem realizadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada vivenciada no Agrupamento de Escolas de Pedome, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Este relatório pretende fundamentar toda a intervenção ocorrida dentro da Prática de Ensino Supervisionada - PES, através de uma Teoria de Aprendizagem Musical sequencializada, assim como as orientações curriculares. Por outro lado, este relatório incide sobre o método de Investigação-Ação, levado a cabo ao longo da PES, sendo um estudo de uma situação de ordem educacional para melhorar a qualidade da ação dentro da mesma. Na elaboração do mesmo, é feito uma descrição das experiências de ensino/aprendizagem vivenciadas. Por fim, são tecidas algumas considerações finais acerca da Prática de Ensino Supervisionada, nomeadamente a sua participação para o exercício da atividade docente futura e os seus desafios futuros. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-21T16:53:37Z 2014 2014-07-21 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/9928 TID:201026210 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/9928 |
identifier_str_mv |
TID:201026210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135240319401984 |