Teresa Calçada em entrevista: ler é poder
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/18198 |
Resumo: | Teresa Calçada, Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), foi entrevistada para a AdolesCiência por três alunos da Escola Secundária D. Pedro V, de Lisboa – o Diogo Silva, a Joana Ferreira e a M.ª Inês Monteiro que frequentam o 11.º ano. A professora bibliotecária da Escola, Lígia Arruda, colaborou na revisão das questões e na transcrição da entrevista; a coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Margarida Toscano, apoiou os alunos na gravação da entrevista, que decorreu no espaço do PNL2027. Ao longo de cerca de meia hora, Teresa Calçada foi falando das novidades do PNL2027, do seu próprio percurso como leitora e de como pode ser a leitura a marcar a diferença ao nível da construção pessoal, social, profissional e de cidadania. Falou ainda do que na sua perspetiva é verdadeiramente importante para se aprender a ler, a ler bem, e do estatuto da leitura em sociedades onde a tecnologia e a imagem se tornaram fundamentais. |
id |
RCAP_34e8e09c2002eb45aadd0093e75224ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/18198 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Teresa Calçada em entrevista: ler é poderLeituraCidadaniaCompetênciasPNL 2027TecnologiaTeresa Calçada, Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), foi entrevistada para a AdolesCiência por três alunos da Escola Secundária D. Pedro V, de Lisboa – o Diogo Silva, a Joana Ferreira e a M.ª Inês Monteiro que frequentam o 11.º ano. A professora bibliotecária da Escola, Lígia Arruda, colaborou na revisão das questões e na transcrição da entrevista; a coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Margarida Toscano, apoiou os alunos na gravação da entrevista, que decorreu no espaço do PNL2027. Ao longo de cerca de meia hora, Teresa Calçada foi falando das novidades do PNL2027, do seu próprio percurso como leitora e de como pode ser a leitura a marcar a diferença ao nível da construção pessoal, social, profissional e de cidadania. Falou ainda do que na sua perspetiva é verdadeiramente importante para se aprender a ler, a ler bem, e do estatuto da leitura em sociedades onde a tecnologia e a imagem se tornaram fundamentais.Teresa Calçada, Comissioner of the Plano Nacional de Leitura 2027 (National Reading Plan 2027), was interviewed for AdolesCiência by three students of D. Pedro V High School, in Lisbon – Diogo Silva, Joana Ferreira and Maria Inês Monteiro, of the 11th grade. Lígia Arruda, the school librarian teacher, collaborated in the review of the issues and the interview’s transcription; the regional coordinator of the School Libraries Network, Margarida Toscano, supported the students in recording the interview, which took place in the PNL2027 premises. For about half an hour, Teresa Calçada spoke about PNL2027’s innovations, her own journey as a reader and how reading can make a difference on a personal, social, professional and citizenship level. She also talked about what she believes to be truly important to learn to read, properly read, and about the status of reading in modern societies, where technology and image have become fundamental.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBSilva, DiogoFerreira, J.Monteiro, Maria InêsArruda, LígiaToscano, Margarida2018-11-13T11:54:40Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/18198porSilva, Diogo; Ferreira, Joana; Monteiro, Maria Inês; Arruda, Lígia; Toscano, Margarida (2018). Teresa Calçada em entrevista: ler é poder. AdolesCiência: Revista Júnior de Investigação. ISSN 2182-6277. 5:1, p. 71-762182-6277info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:41:41Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/18198Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:19.285922Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teresa Calçada em entrevista: ler é poder |
title |
Teresa Calçada em entrevista: ler é poder |
spellingShingle |
Teresa Calçada em entrevista: ler é poder Silva, Diogo Leitura Cidadania Competências PNL 2027 Tecnologia |
title_short |
Teresa Calçada em entrevista: ler é poder |
title_full |
Teresa Calçada em entrevista: ler é poder |
title_fullStr |
Teresa Calçada em entrevista: ler é poder |
title_full_unstemmed |
Teresa Calçada em entrevista: ler é poder |
title_sort |
Teresa Calçada em entrevista: ler é poder |
author |
Silva, Diogo |
author_facet |
Silva, Diogo Ferreira, J. Monteiro, Maria Inês Arruda, Lígia Toscano, Margarida |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, J. Monteiro, Maria Inês Arruda, Lígia Toscano, Margarida |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Diogo Ferreira, J. Monteiro, Maria Inês Arruda, Lígia Toscano, Margarida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Cidadania Competências PNL 2027 Tecnologia |
topic |
Leitura Cidadania Competências PNL 2027 Tecnologia |
description |
Teresa Calçada, Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), foi entrevistada para a AdolesCiência por três alunos da Escola Secundária D. Pedro V, de Lisboa – o Diogo Silva, a Joana Ferreira e a M.ª Inês Monteiro que frequentam o 11.º ano. A professora bibliotecária da Escola, Lígia Arruda, colaborou na revisão das questões e na transcrição da entrevista; a coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Margarida Toscano, apoiou os alunos na gravação da entrevista, que decorreu no espaço do PNL2027. Ao longo de cerca de meia hora, Teresa Calçada foi falando das novidades do PNL2027, do seu próprio percurso como leitora e de como pode ser a leitura a marcar a diferença ao nível da construção pessoal, social, profissional e de cidadania. Falou ainda do que na sua perspetiva é verdadeiramente importante para se aprender a ler, a ler bem, e do estatuto da leitura em sociedades onde a tecnologia e a imagem se tornaram fundamentais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-13T11:54:40Z 2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/18198 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/18198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, Diogo; Ferreira, Joana; Monteiro, Maria Inês; Arruda, Lígia; Toscano, Margarida (2018). Teresa Calçada em entrevista: ler é poder. AdolesCiência: Revista Júnior de Investigação. ISSN 2182-6277. 5:1, p. 71-76 2182-6277 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553402655145984 |