Teresa Calçada em entrevista: ler é poder

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Diogo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ferreira, J., Monteiro, Maria Inês, Arruda, Lígia, Toscano, Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/18198
Resumo: Teresa Calçada, Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), foi entrevistada para a AdolesCiência por três alunos da Escola Secundária D. Pedro V, de Lisboa – o Diogo Silva, a Joana Ferreira e a M.ª Inês Monteiro que frequentam o 11.º ano. A professora bibliotecária da Escola, Lígia Arruda, colaborou na revisão das questões e na transcrição da entrevista; a coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Margarida Toscano, apoiou os alunos na gravação da entrevista, que decorreu no espaço do PNL2027. Ao longo de cerca de meia hora, Teresa Calçada foi falando das novidades do PNL2027, do seu próprio percurso como leitora e de como pode ser a leitura a marcar a diferença ao nível da construção pessoal, social, profissional e de cidadania. Falou ainda do que na sua perspetiva é verdadeiramente importante para se aprender a ler, a ler bem, e do estatuto da leitura em sociedades onde a tecnologia e a imagem se tornaram fundamentais.
id RCAP_34e8e09c2002eb45aadd0093e75224ba
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/18198
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Teresa Calçada em entrevista: ler é poderLeituraCidadaniaCompetênciasPNL 2027TecnologiaTeresa Calçada, Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), foi entrevistada para a AdolesCiência por três alunos da Escola Secundária D. Pedro V, de Lisboa – o Diogo Silva, a Joana Ferreira e a M.ª Inês Monteiro que frequentam o 11.º ano. A professora bibliotecária da Escola, Lígia Arruda, colaborou na revisão das questões e na transcrição da entrevista; a coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Margarida Toscano, apoiou os alunos na gravação da entrevista, que decorreu no espaço do PNL2027. Ao longo de cerca de meia hora, Teresa Calçada foi falando das novidades do PNL2027, do seu próprio percurso como leitora e de como pode ser a leitura a marcar a diferença ao nível da construção pessoal, social, profissional e de cidadania. Falou ainda do que na sua perspetiva é verdadeiramente importante para se aprender a ler, a ler bem, e do estatuto da leitura em sociedades onde a tecnologia e a imagem se tornaram fundamentais.Teresa Calçada, Comissioner of the Plano Nacional de Leitura 2027 (National Reading Plan 2027), was interviewed for AdolesCiência by three students of D. Pedro V High School, in Lisbon – Diogo Silva, Joana Ferreira and Maria Inês Monteiro, of the 11th grade. Lígia Arruda, the school librarian teacher, collaborated in the review of the issues and the interview’s transcription; the regional coordinator of the School Libraries Network, Margarida Toscano, supported the students in recording the interview, which took place in the PNL2027 premises. For about half an hour, Teresa Calçada spoke about PNL2027’s innovations, her own journey as a reader and how reading can make a difference on a personal, social, professional and citizenship level. She also talked about what she believes to be truly important to learn to read, properly read, and about the status of reading in modern societies, where technology and image have become fundamental.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBSilva, DiogoFerreira, J.Monteiro, Maria InêsArruda, LígiaToscano, Margarida2018-11-13T11:54:40Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/18198porSilva, Diogo; Ferreira, Joana; Monteiro, Maria Inês; Arruda, Lígia; Toscano, Margarida (2018). Teresa Calçada em entrevista: ler é poder. AdolesCiência: Revista Júnior de Investigação. ISSN 2182-6277. 5:1, p. 71-762182-6277info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:41:41Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/18198Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:19.285922Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Teresa Calçada em entrevista: ler é poder
title Teresa Calçada em entrevista: ler é poder
spellingShingle Teresa Calçada em entrevista: ler é poder
Silva, Diogo
Leitura
Cidadania
Competências
PNL 2027
Tecnologia
title_short Teresa Calçada em entrevista: ler é poder
title_full Teresa Calçada em entrevista: ler é poder
title_fullStr Teresa Calçada em entrevista: ler é poder
title_full_unstemmed Teresa Calçada em entrevista: ler é poder
title_sort Teresa Calçada em entrevista: ler é poder
author Silva, Diogo
author_facet Silva, Diogo
Ferreira, J.
Monteiro, Maria Inês
Arruda, Lígia
Toscano, Margarida
author_role author
author2 Ferreira, J.
Monteiro, Maria Inês
Arruda, Lígia
Toscano, Margarida
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Diogo
Ferreira, J.
Monteiro, Maria Inês
Arruda, Lígia
Toscano, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Cidadania
Competências
PNL 2027
Tecnologia
topic Leitura
Cidadania
Competências
PNL 2027
Tecnologia
description Teresa Calçada, Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), foi entrevistada para a AdolesCiência por três alunos da Escola Secundária D. Pedro V, de Lisboa – o Diogo Silva, a Joana Ferreira e a M.ª Inês Monteiro que frequentam o 11.º ano. A professora bibliotecária da Escola, Lígia Arruda, colaborou na revisão das questões e na transcrição da entrevista; a coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Margarida Toscano, apoiou os alunos na gravação da entrevista, que decorreu no espaço do PNL2027. Ao longo de cerca de meia hora, Teresa Calçada foi falando das novidades do PNL2027, do seu próprio percurso como leitora e de como pode ser a leitura a marcar a diferença ao nível da construção pessoal, social, profissional e de cidadania. Falou ainda do que na sua perspetiva é verdadeiramente importante para se aprender a ler, a ler bem, e do estatuto da leitura em sociedades onde a tecnologia e a imagem se tornaram fundamentais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-13T11:54:40Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/18198
url http://hdl.handle.net/10198/18198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, Diogo; Ferreira, Joana; Monteiro, Maria Inês; Arruda, Lígia; Toscano, Margarida (2018). Teresa Calçada em entrevista: ler é poder. AdolesCiência: Revista Júnior de Investigação. ISSN 2182-6277. 5:1, p. 71-76
2182-6277
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135341650640896