Ophelia: género e utopia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/10334 |
Resumo: | O presente projecto fotográfico constitui o resultado do estudo e da análise pessoal sobre a evolução do conceito e da visão de Ophelia, de Shakespeare, enquanto paradigma utópico e alegoria de imagem feminina, da sua apropriação pelos mais diversos autores e expressões artísticas ao longo dos tempos. Numa primeira etapa deste trabalho, contextualiza-se a personagem Ophelia, numa relação estreita com a imagem da mulher ao longo da história e enquanto ‘referente’ pictórico utilizado por John Everett Millais, integrante do movimento Pré-Rafaelita. Numa fase subsequente analisa-se a intervenção de vários fotógrafos contemporâneos, que incluíram no seu portefólio representações fotográficas baseadas em idêntico conceito, tanto para uso especificamente artístico, como para suporte de outras áreas, como a moda. Finalmente, apresenta-se a intervenção fotográfica do autor deste projecto, concretizada sob a forma de exposição e edição de livro, com o título “Ophelia, Género e Utopia”, estruturada no seu próprio imaginário de Ophelia, carregado de influências romanceadas e do carácter utópico em que a Mulher e a imagem feminina têm vindo dialecticamente a sustentar. |
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O presente projecto fotográfico constitui o resultado do estudo e da análise pessoal sobre a evolução do conceito e da visão de Ophelia, de Shakespeare, enquanto paradigma utópico e alegoria de imagem feminina, da sua apropriação pelos mais diversos autores e expressões artísticas ao longo dos tempos. Numa primeira etapa deste trabalho, contextualiza-se a personagem Ophelia, numa relação estreita com a imagem da mulher ao longo da história e enquanto ‘referente’ pictórico utilizado por John Everett Millais, integrante do movimento Pré-Rafaelita. Numa fase subsequente analisa-se a intervenção de vários fotógrafos contemporâneos, que incluíram no seu portefólio representações fotográficas baseadas em idêntico conceito, tanto para uso especificamente artístico, como para suporte de outras áreas, como a moda. Finalmente, apresenta-se a intervenção fotográfica do autor deste projecto, concretizada sob a forma de exposição e edição de livro, com o título “Ophelia, Género e Utopia”, estruturada no seu próprio imaginário de Ophelia, carregado de influências romanceadas e do carácter utópico em que a Mulher e a imagem feminina têm vindo dialecticamente a sustentar. |
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