Metodologia de trabalho de projecto: nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Maria do Nascimento Esteves
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/264
Resumo: O trabalho de projeto é uma metodologia investigativa centrada na resolução de problemas reais e pertinentes, que permite criar uma nova relação entre a prática e a teoria, entre os saberes escolares e os saberes sociais. O tema, considerado oportuno e de interesse para os alunos, permitirá cumprir a intencionalidade do estudo e preconizar aprendizagens significativas, ativas e socializadoras. Partir-se-á de um estudo de caso de tipo observacional em que, após a identificação e formulação de problemas, cujo diagnóstico será feito através de uma análise SWOT, se procederá à pesquisa e produção, que conduzirá à apresentação, globalização e avaliação final do produto. Para recolha de informação serão utilizadas como técnicas de pesquisa inquéritos por questionário, uma observação não participante e uma entrevista formal e individual à docente do 3º ano de escolaridade. A análise dos dados permitir-nos-á construir as considerações finais, com as quais se pretenderá uma reflexão crítica sobre a problemática enunciada. The project work is a research methodology focused on the solving of relevant real-life problems, which allow the creation of a relationship between both practice and theory, schooling skills and social skills. This topic is considered to be rather timely and of interest to students. Therefore, the intention of this study was quite focused on the significant learning, being active and of social value. The basis of this study was an observational case study, followed by the identification and subsequent formulation of problems, whose diagnosis is achieved through a SWOT analysis. We then proceeded to the research and production of the study in itself, its presentation, dissemination and final evaluation of the product. In order to collect data we used questionnaires as a privileged research technique. Besides that we used non-participant observation and both individual and formal interviews to the teacher. The data analysis allowed us to achieve certain conclusions which will provide a critical perspective of the above mentioned objective.
id RCAP_34f727211b9e531ae79ba40eafb7666a
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/264
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Metodologia de trabalho de projecto: nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociaisProjetoMetodologiaSaberes sociaisSaberes escolaresMethodologyProjectSocial skillsSchooling skillsO trabalho de projeto é uma metodologia investigativa centrada na resolução de problemas reais e pertinentes, que permite criar uma nova relação entre a prática e a teoria, entre os saberes escolares e os saberes sociais. O tema, considerado oportuno e de interesse para os alunos, permitirá cumprir a intencionalidade do estudo e preconizar aprendizagens significativas, ativas e socializadoras. Partir-se-á de um estudo de caso de tipo observacional em que, após a identificação e formulação de problemas, cujo diagnóstico será feito através de uma análise SWOT, se procederá à pesquisa e produção, que conduzirá à apresentação, globalização e avaliação final do produto. Para recolha de informação serão utilizadas como técnicas de pesquisa inquéritos por questionário, uma observação não participante e uma entrevista formal e individual à docente do 3º ano de escolaridade. A análise dos dados permitir-nos-á construir as considerações finais, com as quais se pretenderá uma reflexão crítica sobre a problemática enunciada. The project work is a research methodology focused on the solving of relevant real-life problems, which allow the creation of a relationship between both practice and theory, schooling skills and social skills. This topic is considered to be rather timely and of interest to students. Therefore, the intention of this study was quite focused on the significant learning, being active and of social value. The basis of this study was an observational case study, followed by the identification and subsequent formulation of problems, whose diagnosis is achieved through a SWOT analysis. We then proceeded to the research and production of the study in itself, its presentation, dissemination and final evaluation of the product. In order to collect data we used questionnaires as a privileged research technique. Besides that we used non-participant observation and both individual and formal interviews to the teacher. The data analysis allowed us to achieve certain conclusions which will provide a critical perspective of the above mentioned objective.Instituto Politécnico de Bragança2013-08-14T18:09:42Z2013-08-142011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMateus, M. N. E. (2011). Metodologia de trabalho de projecto: nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais. EDUSER: Revista de Educação, Prática Pedagógica, 3(2), 1-14. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/264http://hdl.handle.net/11328/264Mateus, M. N. E. (2011). Metodologia de trabalho de projecto: nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais. EDUSER: Revista de Educação, Prática Pedagógica, 3(2), 1-14. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/264http://hdl.handle.net/11328/264por1645-4774Mateus, Maria do Nascimento Estevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-15T02:00:53Zoai:repositorio.upt.pt:11328/264Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:38:56.956909Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia de trabalho de projecto: nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais
title Metodologia de trabalho de projecto: nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais
spellingShingle Metodologia de trabalho de projecto: nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais
Mateus, Maria do Nascimento Esteves
Projeto
Metodologia
Saberes sociais
Saberes escolares
Methodology
Project
Social skills
Schooling skills
title_short Metodologia de trabalho de projecto: nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais
title_full Metodologia de trabalho de projecto: nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais
title_fullStr Metodologia de trabalho de projecto: nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais
title_full_unstemmed Metodologia de trabalho de projecto: nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais
title_sort Metodologia de trabalho de projecto: nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais
author Mateus, Maria do Nascimento Esteves
author_facet Mateus, Maria do Nascimento Esteves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus, Maria do Nascimento Esteves
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto
Metodologia
Saberes sociais
Saberes escolares
Methodology
Project
Social skills
Schooling skills
topic Projeto
Metodologia
Saberes sociais
Saberes escolares
Methodology
Project
Social skills
Schooling skills
description O trabalho de projeto é uma metodologia investigativa centrada na resolução de problemas reais e pertinentes, que permite criar uma nova relação entre a prática e a teoria, entre os saberes escolares e os saberes sociais. O tema, considerado oportuno e de interesse para os alunos, permitirá cumprir a intencionalidade do estudo e preconizar aprendizagens significativas, ativas e socializadoras. Partir-se-á de um estudo de caso de tipo observacional em que, após a identificação e formulação de problemas, cujo diagnóstico será feito através de uma análise SWOT, se procederá à pesquisa e produção, que conduzirá à apresentação, globalização e avaliação final do produto. Para recolha de informação serão utilizadas como técnicas de pesquisa inquéritos por questionário, uma observação não participante e uma entrevista formal e individual à docente do 3º ano de escolaridade. A análise dos dados permitir-nos-á construir as considerações finais, com as quais se pretenderá uma reflexão crítica sobre a problemática enunciada. The project work is a research methodology focused on the solving of relevant real-life problems, which allow the creation of a relationship between both practice and theory, schooling skills and social skills. This topic is considered to be rather timely and of interest to students. Therefore, the intention of this study was quite focused on the significant learning, being active and of social value. The basis of this study was an observational case study, followed by the identification and subsequent formulation of problems, whose diagnosis is achieved through a SWOT analysis. We then proceeded to the research and production of the study in itself, its presentation, dissemination and final evaluation of the product. In order to collect data we used questionnaires as a privileged research technique. Besides that we used non-participant observation and both individual and formal interviews to the teacher. The data analysis allowed us to achieve certain conclusions which will provide a critical perspective of the above mentioned objective.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2013-08-14T18:09:42Z
2013-08-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Mateus, M. N. E. (2011). Metodologia de trabalho de projecto: nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais. EDUSER: Revista de Educação, Prática Pedagógica, 3(2), 1-14. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/264
http://hdl.handle.net/11328/264
Mateus, M. N. E. (2011). Metodologia de trabalho de projecto: nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais. EDUSER: Revista de Educação, Prática Pedagógica, 3(2), 1-14. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/264
http://hdl.handle.net/11328/264
identifier_str_mv Mateus, M. N. E. (2011). Metodologia de trabalho de projecto: nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais. EDUSER: Revista de Educação, Prática Pedagógica, 3(2), 1-14. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/264
url http://hdl.handle.net/11328/264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-4774
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134948456660992