Metodologia de trabalho de projecto: nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/6582 |
Resumo: | O trabalho de projeto é uma metodologia investigativa centrada na resolução de problemas reais e pertinentes, que permite criar uma nova relação entre a prática e a teoria, entre os saberes escolares e os saberes sociais. O tema, considerado oportuno e de interesse para os alunos, permitirá cumprir a intencionalidade do estudo e preconizar aprendizagens significativas, ativas e socializadoras. Partir-se-á de um estudo de caso de tipo observacional em que, após a identificação e formulação de problemas, cujo diagnóstico será feito através de uma análise SWOT, se procederá à pesquisa e produção, que conduzirá à apresentação, globalização e avaliação final do produto. Para recolha de informação serão utilizadas como técnicas de pesquisa inquéritos por questionário, uma observação não participante e uma entrevista formal e individual à docente do 3º ano de escolaridade. A análise dos dados permitir-nos-á construir as considerações finais, com as quais se pretenderá uma reflexão crítica sobre a problemática enunciada. The project work is a research methodology focused on the solving of relevant real-life problems, which allow the creation of a relationship between both practice and theory, schooling skills and social skills. This topic is considered to be rather timely and of interest to students. Therefore, the intention of this study was quite focused on the significant learning, being active and of social value. The basis of this study was an observational case study, followed by the identification and subsequent formulation of problems, whose diagnosis is achieved through a SWOT analysis. We then proceeded to the research and production of the study in itself, its presentation, dissemination and final evaluation of the product. In order to collect data we used questionnaires as a privileged research technique. Besides that we used non-participant observation and both individual and formal interviews to the teacher. The data analysis allowed us to achieve certain conclusions which will provide a critical perspective of the above mentioned objective. |
id |
RCAP_d035ab1ae919bc18563c268e0ad0cb19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6582 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Metodologia de trabalho de projecto: nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociaisMethodology of project work: a new relationship between social skills and schooling skillsProjetoMetodologiaSaberes sociaisSaberes escolaresO trabalho de projeto é uma metodologia investigativa centrada na resolução de problemas reais e pertinentes, que permite criar uma nova relação entre a prática e a teoria, entre os saberes escolares e os saberes sociais. O tema, considerado oportuno e de interesse para os alunos, permitirá cumprir a intencionalidade do estudo e preconizar aprendizagens significativas, ativas e socializadoras. Partir-se-á de um estudo de caso de tipo observacional em que, após a identificação e formulação de problemas, cujo diagnóstico será feito através de uma análise SWOT, se procederá à pesquisa e produção, que conduzirá à apresentação, globalização e avaliação final do produto. Para recolha de informação serão utilizadas como técnicas de pesquisa inquéritos por questionário, uma observação não participante e uma entrevista formal e individual à docente do 3º ano de escolaridade. A análise dos dados permitir-nos-á construir as considerações finais, com as quais se pretenderá uma reflexão crítica sobre a problemática enunciada. The project work is a research methodology focused on the solving of relevant real-life problems, which allow the creation of a relationship between both practice and theory, schooling skills and social skills. This topic is considered to be rather timely and of interest to students. Therefore, the intention of this study was quite focused on the significant learning, being active and of social value. The basis of this study was an observational case study, followed by the identification and subsequent formulation of problems, whose diagnosis is achieved through a SWOT analysis. We then proceeded to the research and production of the study in itself, its presentation, dissemination and final evaluation of the product. In order to collect data we used questionnaires as a privileged research technique. Besides that we used non-participant observation and both individual and formal interviews to the teacher. The data analysis allowed us to achieve certain conclusions which will provide a critical perspective of the above mentioned objective.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBMateus, Maria do Nascimento Esteves2012-01-16T10:05:23Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/6582porMateus, Maria do Nascimento Esteves (2011). Metodologia de trabalho de projecto: nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais = Methodology of project work: a new relationship between social skills and schooling skills. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 3:2, p. 3-161645-477410.34620/eduser.v3i2.32info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:16:40Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6582Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:37.428030Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia de trabalho de projecto: nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais Methodology of project work: a new relationship between social skills and schooling skills |
title |
Metodologia de trabalho de projecto: nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais |
spellingShingle |
Metodologia de trabalho de projecto: nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais Mateus, Maria do Nascimento Esteves Projeto Metodologia Saberes sociais Saberes escolares |
title_short |
Metodologia de trabalho de projecto: nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais |
title_full |
Metodologia de trabalho de projecto: nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais |
title_fullStr |
Metodologia de trabalho de projecto: nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais |
title_full_unstemmed |
Metodologia de trabalho de projecto: nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais |
title_sort |
Metodologia de trabalho de projecto: nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais |
author |
Mateus, Maria do Nascimento Esteves |
author_facet |
Mateus, Maria do Nascimento Esteves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mateus, Maria do Nascimento Esteves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto Metodologia Saberes sociais Saberes escolares |
topic |
Projeto Metodologia Saberes sociais Saberes escolares |
description |
O trabalho de projeto é uma metodologia investigativa centrada na resolução de problemas reais e pertinentes, que permite criar uma nova relação entre a prática e a teoria, entre os saberes escolares e os saberes sociais. O tema, considerado oportuno e de interesse para os alunos, permitirá cumprir a intencionalidade do estudo e preconizar aprendizagens significativas, ativas e socializadoras. Partir-se-á de um estudo de caso de tipo observacional em que, após a identificação e formulação de problemas, cujo diagnóstico será feito através de uma análise SWOT, se procederá à pesquisa e produção, que conduzirá à apresentação, globalização e avaliação final do produto. Para recolha de informação serão utilizadas como técnicas de pesquisa inquéritos por questionário, uma observação não participante e uma entrevista formal e individual à docente do 3º ano de escolaridade. A análise dos dados permitir-nos-á construir as considerações finais, com as quais se pretenderá uma reflexão crítica sobre a problemática enunciada. The project work is a research methodology focused on the solving of relevant real-life problems, which allow the creation of a relationship between both practice and theory, schooling skills and social skills. This topic is considered to be rather timely and of interest to students. Therefore, the intention of this study was quite focused on the significant learning, being active and of social value. The basis of this study was an observational case study, followed by the identification and subsequent formulation of problems, whose diagnosis is achieved through a SWOT analysis. We then proceeded to the research and production of the study in itself, its presentation, dissemination and final evaluation of the product. In order to collect data we used questionnaires as a privileged research technique. Besides that we used non-participant observation and both individual and formal interviews to the teacher. The data analysis allowed us to achieve certain conclusions which will provide a critical perspective of the above mentioned objective. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2012-01-16T10:05:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/6582 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/6582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mateus, Maria do Nascimento Esteves (2011). Metodologia de trabalho de projecto: nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais = Methodology of project work: a new relationship between social skills and schooling skills. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 3:2, p. 3-16 1645-4774 10.34620/eduser.v3i2.32 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135206106464256 |