Programa de formação de educadoras de infância: seu contributo para a (re)construção de conceções Ciência-Tecnologia-Sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria José
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Vieira, Rui Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/8580
Resumo: A educação em ciências deve promover a literacia das crianças, pelo que, se deve investir nesta área do saber desde os primeiros anos de escolaridade. É neste contexto que a abordagem das ciências, numa perspetiva ciência-tecnologia-sociedade, assume um papel integrante e integrador das aprendizagens das crianças, de acordo com as atuais orientações curriculares na área das ciências. Para atingir esta finalidade, o investimento na formação dos educadores é uma premência para uma adequada iniciação à educação em ciências, sobretudo através da sua abordagem ciência-tecnologia-sociedade. Atendendo a que as conceções dos educadores influenciam as aprendizagens das crianças este estudo revela as conceções ciência-tecnologia-sociedade de seis educadoras de infância do distrito de Bragança (Norte de Portugal) antes e após o desenvolvimento de um programa de formação. Verificou-se, pelos resultados obtidos, que após o desenvolvimento do programa de formação houve (re)construção das conceções sobre ciência-tecnologia-sociedade, como por exemplo acerca da contribuição da ciência e tecnologia para as decisões sociais, por parte das educadoras, que passaram a desenvolver as suas práticas didáctico-pedagógicas na área das ciências de acordo com esta perspectiva.
id RCAP_34f8e5dec33491f49f4e8a27b9c3b2c0
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/8580
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Programa de formação de educadoras de infância: seu contributo para a (re)construção de conceções Ciência-Tecnologia-SociedadeCiência-tecnologia-sociedadeEducação em ciências na educação pré-escolarPrograma de formaçãoA educação em ciências deve promover a literacia das crianças, pelo que, se deve investir nesta área do saber desde os primeiros anos de escolaridade. É neste contexto que a abordagem das ciências, numa perspetiva ciência-tecnologia-sociedade, assume um papel integrante e integrador das aprendizagens das crianças, de acordo com as atuais orientações curriculares na área das ciências. Para atingir esta finalidade, o investimento na formação dos educadores é uma premência para uma adequada iniciação à educação em ciências, sobretudo através da sua abordagem ciência-tecnologia-sociedade. Atendendo a que as conceções dos educadores influenciam as aprendizagens das crianças este estudo revela as conceções ciência-tecnologia-sociedade de seis educadoras de infância do distrito de Bragança (Norte de Portugal) antes e após o desenvolvimento de um programa de formação. Verificou-se, pelos resultados obtidos, que após o desenvolvimento do programa de formação houve (re)construção das conceções sobre ciência-tecnologia-sociedade, como por exemplo acerca da contribuição da ciência e tecnologia para as decisões sociais, por parte das educadoras, que passaram a desenvolver as suas práticas didáctico-pedagógicas na área das ciências de acordo com esta perspectiva.Pedro MembielaBiblioteca Digital do IPBRodrigues, Maria JoséVieira, Rui Marques2013-08-12T15:26:32Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/8580porRodrigues, Maria José; Vieira, Rui Marques (2012). Programa de formação de educadoras de infância: seu contributo para a (re)construção de conceções Ciência-Tecnologia-Sociedade. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. ISSN 1579-1513. 11:3, p. 501-5201579-1513info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:20:40Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/8580Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:54.184455Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Programa de formação de educadoras de infância: seu contributo para a (re)construção de conceções Ciência-Tecnologia-Sociedade
title Programa de formação de educadoras de infância: seu contributo para a (re)construção de conceções Ciência-Tecnologia-Sociedade
spellingShingle Programa de formação de educadoras de infância: seu contributo para a (re)construção de conceções Ciência-Tecnologia-Sociedade
Rodrigues, Maria José
Ciência-tecnologia-sociedade
Educação em ciências na educação pré-escolar
Programa de formação
title_short Programa de formação de educadoras de infância: seu contributo para a (re)construção de conceções Ciência-Tecnologia-Sociedade
title_full Programa de formação de educadoras de infância: seu contributo para a (re)construção de conceções Ciência-Tecnologia-Sociedade
title_fullStr Programa de formação de educadoras de infância: seu contributo para a (re)construção de conceções Ciência-Tecnologia-Sociedade
title_full_unstemmed Programa de formação de educadoras de infância: seu contributo para a (re)construção de conceções Ciência-Tecnologia-Sociedade
title_sort Programa de formação de educadoras de infância: seu contributo para a (re)construção de conceções Ciência-Tecnologia-Sociedade
author Rodrigues, Maria José
author_facet Rodrigues, Maria José
Vieira, Rui Marques
author_role author
author2 Vieira, Rui Marques
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Maria José
Vieira, Rui Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência-tecnologia-sociedade
Educação em ciências na educação pré-escolar
Programa de formação
topic Ciência-tecnologia-sociedade
Educação em ciências na educação pré-escolar
Programa de formação
description A educação em ciências deve promover a literacia das crianças, pelo que, se deve investir nesta área do saber desde os primeiros anos de escolaridade. É neste contexto que a abordagem das ciências, numa perspetiva ciência-tecnologia-sociedade, assume um papel integrante e integrador das aprendizagens das crianças, de acordo com as atuais orientações curriculares na área das ciências. Para atingir esta finalidade, o investimento na formação dos educadores é uma premência para uma adequada iniciação à educação em ciências, sobretudo através da sua abordagem ciência-tecnologia-sociedade. Atendendo a que as conceções dos educadores influenciam as aprendizagens das crianças este estudo revela as conceções ciência-tecnologia-sociedade de seis educadoras de infância do distrito de Bragança (Norte de Portugal) antes e após o desenvolvimento de um programa de formação. Verificou-se, pelos resultados obtidos, que após o desenvolvimento do programa de formação houve (re)construção das conceções sobre ciência-tecnologia-sociedade, como por exemplo acerca da contribuição da ciência e tecnologia para as decisões sociais, por parte das educadoras, que passaram a desenvolver as suas práticas didáctico-pedagógicas na área das ciências de acordo com esta perspectiva.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-08-12T15:26:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/8580
url http://hdl.handle.net/10198/8580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, Maria José; Vieira, Rui Marques (2012). Programa de formação de educadoras de infância: seu contributo para a (re)construção de conceções Ciência-Tecnologia-Sociedade. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. ISSN 1579-1513. 11:3, p. 501-520
1579-1513
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pedro Membiela
publisher.none.fl_str_mv Pedro Membiela
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135224290869248