AS CONCEÇÕES DE EDUCADORES DE INFÂNCIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Drumond, Vânia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/39363
Resumo: O brincar é o meio de aprendizagem preferido do nosso cérebro (Ackerman, 1999). A criança ao brincar, envolve se totalmente na ação, como tal, podemos salientar que a atividade lúdica tem efeitos sobre o desenvolvimento integral da criança (Sarmento & Fão, 2005). Todavia, na literatura, algumas investigações dão importância e a influência do brincar no desenvolvimento da criança e justificam que o brincar é fundamental para a formação do carácter e da personalidade da criança. Assim, o brincar está profundamente ligado à aprendizagem, principalmente nos primeiros anos de vida, e é através dos brinquedos e brincadeiras que a criança descobre o seu papel no mundo. A brincadeira traz vantagens sociais, afetivas e cognitivas para o desenvolvimento da criança e é através da brincadeira que as crianças crescem, descobrem o mundo e, ao mesmo tempo, se revelam a si mesmas. Neste sentido, esta investigação tem como objetivo conhecer as perspetivas de diferentes educadores e as práticas associadas a importância do brincar na aprendizagem, em particular na matemática. Nesta investigação apresenta um paradigma interpretativo (Denzin, 2002) e um design de estudo de caso (Merriam, 1988, citado por Bodgan & Biklen, 1994). Os participantes foram quatro educadoras de infância com experiência académica e profissional distintos. Como instrumentos de recolha de dados utilizámos o diário de bordo, a entrevista semiestruturada e a recolha documental. Os resultados evidenciam que as perspetivas dos participantes são positivas no que concerne brincar, e defendem que o brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança, bem como na aprendizagem da área da matemática.
id RCAP_b639e2ea6f576e7266957bda2daf1a60
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/39363
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling AS CONCEÇÕES DE EDUCADORES DE INFÂNCIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA APRENDIZAGEMEducação Pré-Escolar, Brincar, Aprendizagem, MatemáticaPre-school education, Play, Learning, MathematicO brincar é o meio de aprendizagem preferido do nosso cérebro (Ackerman, 1999). A criança ao brincar, envolve se totalmente na ação, como tal, podemos salientar que a atividade lúdica tem efeitos sobre o desenvolvimento integral da criança (Sarmento & Fão, 2005). Todavia, na literatura, algumas investigações dão importância e a influência do brincar no desenvolvimento da criança e justificam que o brincar é fundamental para a formação do carácter e da personalidade da criança. Assim, o brincar está profundamente ligado à aprendizagem, principalmente nos primeiros anos de vida, e é através dos brinquedos e brincadeiras que a criança descobre o seu papel no mundo. A brincadeira traz vantagens sociais, afetivas e cognitivas para o desenvolvimento da criança e é através da brincadeira que as crianças crescem, descobrem o mundo e, ao mesmo tempo, se revelam a si mesmas. Neste sentido, esta investigação tem como objetivo conhecer as perspetivas de diferentes educadores e as práticas associadas a importância do brincar na aprendizagem, em particular na matemática. Nesta investigação apresenta um paradigma interpretativo (Denzin, 2002) e um design de estudo de caso (Merriam, 1988, citado por Bodgan & Biklen, 1994). Os participantes foram quatro educadoras de infância com experiência académica e profissional distintos. Como instrumentos de recolha de dados utilizámos o diário de bordo, a entrevista semiestruturada e a recolha documental. Os resultados evidenciam que as perspetivas dos participantes são positivas no que concerne brincar, e defendem que o brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança, bem como na aprendizagem da área da matemática.Play is our brain's favorite way of learning (Ackerman, 1999). The child when playing, is totally involved in the action, as such, we can emphasize that the playful activity has effects on the integral development of the child (Sarmento & Fão, 2005). However, in the literature, some investigations give importance and the influence of playing in the child's development and justify that playing is fundamental for the formation of the child's character and personality. Thus, playing is deeply linked to learning, especially in the first years of life, and it is through toys and games that children discover their role in the world. Play brings social, affective and cognitive advantages to the child's development and it is through play that children grow up, discover the world and, at the same time, reveal themselves. In this sense, this research aims to know the perspectives of different educators and the practices associated with the importance of playing in learning, particularly in mathematics. This investigation presents an interpretive paradigm (Denzin, 2002) and a case study design (Merriam, 1988, cited by Bodgan & Biklen, 1994). The participants were four kindergarten teachers with different academic and professional experience. As instruments of data collection we used the logbook, the semi-structured interview, and documentary collection. The results show that the participants' perspectives are positive when it comes to playing, and argue that playing is fundamental for the child's development, as well as in the learning of mathematics.Machado, RicardoRepositório ComumDrumond, Vânia2023-07-15T00:30:37Z2021-06-082021-02-012021-06-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/39363TID:202942562porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T13:00:17Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/39363Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:20.150611Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv AS CONCEÇÕES DE EDUCADORES DE INFÂNCIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA APRENDIZAGEM
title AS CONCEÇÕES DE EDUCADORES DE INFÂNCIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA APRENDIZAGEM
spellingShingle AS CONCEÇÕES DE EDUCADORES DE INFÂNCIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA APRENDIZAGEM
Drumond, Vânia
Educação Pré-Escolar, Brincar, Aprendizagem, Matemática
Pre-school education, Play, Learning, Mathematic
title_short AS CONCEÇÕES DE EDUCADORES DE INFÂNCIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA APRENDIZAGEM
title_full AS CONCEÇÕES DE EDUCADORES DE INFÂNCIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA APRENDIZAGEM
title_fullStr AS CONCEÇÕES DE EDUCADORES DE INFÂNCIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed AS CONCEÇÕES DE EDUCADORES DE INFÂNCIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA APRENDIZAGEM
title_sort AS CONCEÇÕES DE EDUCADORES DE INFÂNCIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA APRENDIZAGEM
author Drumond, Vânia
author_facet Drumond, Vânia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Ricardo
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Drumond, Vânia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar, Brincar, Aprendizagem, Matemática
Pre-school education, Play, Learning, Mathematic
topic Educação Pré-Escolar, Brincar, Aprendizagem, Matemática
Pre-school education, Play, Learning, Mathematic
description O brincar é o meio de aprendizagem preferido do nosso cérebro (Ackerman, 1999). A criança ao brincar, envolve se totalmente na ação, como tal, podemos salientar que a atividade lúdica tem efeitos sobre o desenvolvimento integral da criança (Sarmento & Fão, 2005). Todavia, na literatura, algumas investigações dão importância e a influência do brincar no desenvolvimento da criança e justificam que o brincar é fundamental para a formação do carácter e da personalidade da criança. Assim, o brincar está profundamente ligado à aprendizagem, principalmente nos primeiros anos de vida, e é através dos brinquedos e brincadeiras que a criança descobre o seu papel no mundo. A brincadeira traz vantagens sociais, afetivas e cognitivas para o desenvolvimento da criança e é através da brincadeira que as crianças crescem, descobrem o mundo e, ao mesmo tempo, se revelam a si mesmas. Neste sentido, esta investigação tem como objetivo conhecer as perspetivas de diferentes educadores e as práticas associadas a importância do brincar na aprendizagem, em particular na matemática. Nesta investigação apresenta um paradigma interpretativo (Denzin, 2002) e um design de estudo de caso (Merriam, 1988, citado por Bodgan & Biklen, 1994). Os participantes foram quatro educadoras de infância com experiência académica e profissional distintos. Como instrumentos de recolha de dados utilizámos o diário de bordo, a entrevista semiestruturada e a recolha documental. Os resultados evidenciam que as perspetivas dos participantes são positivas no que concerne brincar, e defendem que o brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança, bem como na aprendizagem da área da matemática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-08
2021-02-01
2021-06-08T00:00:00Z
2023-07-15T00:30:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/39363
TID:202942562
url http://hdl.handle.net/10400.26/39363
identifier_str_mv TID:202942562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133142231023616